Quem deveria migrar para Ubuntu 16.04 LTS?
Só quem desejar ou tiver hardware novo ou corporativo e precise de um pacote bem atual só suportado em versões novas.
Para máquinas domésticas, tanto faz kernel 2, 3 ou 4.
As correções de falhas de segurança afetam muito pouco maquinas ligadas a rede por apenas algumas horas por dia.
As chances de infecção / invasão são ínfimas.
Se o hardware é antigo e está funcionando bem, não há nenhuma razão para atualizar, mesmo utilizando um browser mais antigo, office mais antigo e kernel mais antigo. E mesmo em kernel mais antigo, é possível se atualizar o browser ou outro programa qualquer, bastando para isto se alterar algumas bibliotecas.
Tanto é assim, que nos old-releases a Canonical (no caso do Ubuntu) mantém todos os repositórios de todas as versões lançadas. Tudo continua funcionando.
Linux não é Windows, todos sabem. Um Ubuntu 8 ainda é muito mais seguro que um XP. E este XP ainda possui muita máquina com ele, e sem vírus e funcionando bem. Não existe deméritos em utilizar uma versão "antiga" só porque ela deixou de receber atualizações "de segurança".
Atualização de segurança nos Linux/Unix é uma coisa. Atualização de segurança nos Windows é outra bem diferente.
E por falar nisto, quem afirma ser impossível compilar um kernel 4 para uma maquina Athlon XP de 1ghz? Ninguém, pois dá para fazer.
Assim só atualiza quem quer, ou tem "coceira"nos dedos no momento de clicar em atualizar. Em Linux/Unix isto nem sempre é necessário.
Agora vejo essa matéria : Windows 10 não será amiguinho do Dual Boot
Ver matéria aqui: http://meiobit.com/312664/windows-10-nao-sera-amiguinho-do-dual-boot/
Matéria antiga, de um ano atrás.
Não se esqueça, isto tem implicações judiciais, que variam de país a país. Já existe manifestação da suprema corte americana a respeito do assunto, pois isto viola as garantias individuais das pessoas.
A MS não fez e provavelmente nunca vai conseguir "isolar" o Windows, salvo se ela produzir suas próprias máquinas com o SO dela, como faz com os Windows Phones, que convenhamos é um sucesso estrondoso. Dá para contar nos dedos quem tem um ...
Vire a página do UEFI, pois este é um assunto provavelmente "morto".