Autor Tópico: Ubuntu trava quando fecha a tela do notebook  (Lida 7299 vezes)

Offline LeoZaneti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Ubuntu trava quando fecha a tela do notebook
« Online: 06 de MAR?O de 2016, 00:23 »
Olá, sou novo no Ubuntu e novo aqui no forum.
Infelizmente estou com um problema bem chato e já busquei bastanteuma solução mas não encontrei.

Tenho um Notebook Dell Inspiron 14 5000 Series que veio com  Ubuntu Linux 14.04 SP1 mas que eu formatei e instalei o 15.1 (Tentei fazer um update mas não consegui hehe).

O problema é que as vezes quando eu fecho a tela do notebook e abro para usar novamente ele trava.

Esse problema tem um comportamento randômico, as vezes trava, as vezes retorna normalmente, as vezes mostra o seguinte erro (e retorna ou trava): [drm:gen8_irq_handler [i915]] *ERROR* The master control interrupt lied (SDE)!

A Luz do teclado costuma ficar ligada, as vezes o cursor do mouse também aparece com a tela preta mas ele não se move. Já teve vez que eu estava ouvindo musica, fechei a tela e parou. Quando retornei, a música voltou mas a tela continuou preta.

Acredito que seja alguma incompatibilidade com a Placa de vídeo. É uma Placa de vídeo AMD Radeon™ HD R7 M265

Estou usando o driver fglrx

Vocês sabem o que pode ser e como corrigir esse problema? Obrigado!


Offline Croisebeck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re:Ubuntu trava quando fecha a tela do notebook
« Resposta #1 Online: 28 de MAR?O de 2016, 16:27 »
tenho o mesmo notebook e mesmo problema com o ubuntu 16.04 ao suspender ele trava e de vez enquando ele também não desliga estou usando todos drivers padrão não mudei nada.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Ubuntu trava quando fecha a tela do notebook
« Resposta #2 Online: 28 de MAR?O de 2016, 19:29 »
Olá,  o problema é com o driver da Intel, veja aí que o erro mesmo mostra: drm:gen8_irq_handler [i915]] *ERROR*

O erro já foi extensamente reportado no Lauchpad: https://www.google.com.br/search?client=ubuntu&channel=fs&q=[drm%3Agen8_irq_handler+[i915]]+*ERROR*+The+master+control+interrupt+lied+%28SDE%29&ie=utf-8&oe=utf-8&gfe_rd=cr&ei=bKv5VvKMJsfM8Af-qJbgCA

Bom, segundo alguns usuários, ao utilizar  os kerneis 3.13.0-36 e 4.2.6 este erro não acontece.   Então é tentar um kernel que não sofra com este BUG. 

Vocês podem procurar vários kerneis aqui: http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/

Se quiserem, usem  o 4.3.6 para começar: http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/

Verifiquem a arquitetura que vocês estão usando, se 32 ou 64bits e baixem três arquivos conforme sua arquitetura:  linux-headers, linux-headers all e linux-image.

Coloquem os três arquivos numa mesma pasta e depois pelo terminal vocês podem fazer: sudo dpkg -i *.deb

Reiniciem o sistema e escolham o kernel instalado.  Aí façam o teste.

As vezes é preciso fechar todos os programas abertos antes de suspender o Notebook.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Ubuntu trava quando fecha a tela do notebook
« Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2016, 00:13 »
tenho o mesmo notebook e mesmo problema com o ubuntu 16.04 ao suspender ele trava e de vez enquando ele também não desliga estou usando todos drivers padrão não mudei nada.

Sugestão para o caso de você ainda estar tendo problemas:
1) Baixe o arquivo ISO do XUbuntu 16.04.1 de 64 bits, daí grave esse ISO num DVD ou então num pendrive (para gravar em pendrive, será necessário usar o aplicativo Unetbootin) e use seu DVD/pendrive para instalar esse XUbuntu.
2) Após a instalação do XUbuntu, siga as instruções deste tutorial para trocar o kernel do sistema operacional por um kernel que não tem bug com o driver de vídeo.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu trava quando fecha a tela do notebook
« Resposta #4 Online: 31 de Agosto de 2016, 16:14 »
Candidato a usar o kernel 4.7, não?...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Ubuntu trava quando fecha a tela do notebook
« Resposta #5 Online: 31 de Agosto de 2016, 20:06 »
lá vem eu de novo o unetbootin ainda não funciona com a versão 16.04.1

Use o "dd" ou o mintstcik - USB Image Writer

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline robsonmeca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Ubuntu trava quando fecha a tela do notebook
« Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2016, 13:51 »
Tenho um dell tambem com problema semelhante. Para contornar o problema, quando a tela trava, entro com o comando CTRL +  ALT + qualquer tecla de F1 á F6, com esse comando o linux vai para modo texto, logo após entro com o comando CTRL +  ALT + F7 para voltar para o modo grafico, e tudo volta ao normal. Não é a solução para o erro, mais a vida continua como se ele não existisse, a não ser que vc jogue e bem naquele momento que não deveria, a maquina resolva travar...rsrsrsrsrsr...

Espero ter ajudado.