Autor Tópico: virtualbox - erro na kernel  (Lida 26214 vezes)

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:virtualbox - erro na kernel
« Resposta #15 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 15:12 »
rsss.... bom instalado tà,mas como falou Felix, pode até ser completamente, eu jà fui no link que falou, baixei a versao que acredito ser a correta, e instalei, mas pergunto, ao baixar e tentar instalar novamente, ele instala por cima, ou tenho que desinstalar esse e instalar o novo?

Atualizando: exclui o velho e estou instalando o novo, mas até instalar o virtualbox vai bem, coloco o sistema operacional nele, e depois ao iniciar o erro vem, vamos tentar mais uma vez entao.
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2016, 15:18 por attorresi »

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:virtualbox - erro na kernel
« Resposta #16 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 15:30 »
rsss.... bom instalado tà,mas como falou Felix, pode até ser completamente, eu jà fui no link que falou, baixei a versao que acredito ser a correta, e instalei, mas pergunto, ao baixar e tentar instalar novamente, ele instala por cima, ou tenho que desinstalar esse e instalar o novo?

Atualizando: exclui o velho e estou instalando o novo, mas até instalar o virtualbox vai bem, coloco o sistema operacional nele, e depois ao iniciar o erro vem, vamos tentar mais uma vez entao.

usei : apt-get purge virtualbox

...  e foi foi excluido,mas na hora de instalar, veja a imagem:

Link da imagem do erro: https://drive.google.com/file/d/0B-TWUDdBKOdvTzRfZ2ZBMHJ5Qk0/view?usp=sharing

Agradeço a tua atençao Felix, e desculpe toda bagunç que fiz com as regras....é aquilo nao se lê, dà nisso!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:virtualbox - erro na kernel
« Resposta #17 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 15:34 »
Tente

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install --reinstall virtualbox*(sim, com asterisco *)

Poste erros se houver

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:virtualbox - erro na kernel
« Resposta #18 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 15:38 »
antes de mais nada, veja o que me aparece no terminal agora:

groups: não foi possível encontrar o nome para a ID de grupo 125
attorresi@attorresi-Aspire-E1-532:~$

depois aplique o teu comando Tota, e o resultado foi esse:

groups: não foi possível encontrar o nome para a ID de grupo 125
attorresi@attorresi-Aspire-E1-532:~$ sudo apt-get install --reinstall virtualbox*
[sudo] password for attorresi:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
E: Impossível encontrar o pacote virtualbox.run
E: Não foi possível encontrar o pacote através da expressão regular 'virtualbox.run'
attorresi@attorresi-Aspire-E1-532:~$

Nota. Acabei de ver ( 30 minutos depois) o virtualbox no Dash, sendo que eu havia excluido ele, porem mesmo usando o dash para excluir nao acontece nada, vou na central e ele nao està instalado, vou ao terminal, e nao consigo fazer mais nada.



« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2016, 16:13 por attorresi »

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:virtualbox - erro na kernel
« Resposta #19 Online: 01 de MAR?O de 2016, 05:22 »
antes de mais nada, veja o que me aparece no terminal agora:

groups: não foi possível encontrar o nome para a ID de grupo 125
attorresi@attorresi-Aspire-E1-532:~$

depois aplique o teu comando Tota, e o resultado foi esse:

groups: não foi possível encontrar o nome para a ID de grupo 125
attorresi@attorresi-Aspire-E1-532:~$ sudo apt-get install --reinstall virtualbox*
[sudo] password for attorresi:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
E: Impossível encontrar o pacote virtualbox.run
E: Não foi possível encontrar o pacote através da expressão regular 'virtualbox.run'
attorresi@attorresi-Aspire-E1-532:~$

Nota. Acabei de ver ( 30 minutos depois) o virtualbox no Dash, sendo que eu havia excluido ele, porem mesmo usando o dash para excluir nao acontece nada, vou na central e ele nao està instalado, vou ao terminal, e nao consigo fazer mais nada.


Atualização dia 1 de março, a informação "  groups: não foi possível encontrar o nome para a ID de grupo 125 "  nao aparece mais no terminal, o terminal voltou a funcionar.

Entao eu agora posso aplicar o comando  sudo apt-get install --reinstall virtualbox*   e o resultado foi esse:

Código: [Selecionar]
attorresi@attorresi-Aspire-E1-532:~$ sudo apt-get install --reinstall virtualbox*
[sudo] password for attorresi:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
W: Duplicate sources.list entry http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/ trusty/contrib amd64 Packages (/var/lib/apt/lists/download.virtualbox.org_virtualbox_debian_dists_trusty_contrib_binary-amd64_Packages)
W: Duplicate sources.list entry http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/ trusty/contrib amd64 Packages (/var/lib/apt/lists/download.virtualbox.org_virtualbox_debian_dists_trusty_contrib_binary-amd64_Packages)
W: Duplicate sources.list entry http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/ trusty/contrib amd64 Packages (/var/lib/apt/lists/download.virtualbox.org_virtualbox_debian_dists_trusty_contrib_binary-amd64_Packages)
W: Duplicate sources.list entry http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/ trusty/contrib i386 Packages (/var/lib/apt/lists/download.virtualbox.org_virtualbox_debian_dists_trusty_contrib_binary-i386_Packages)
W: Duplicate sources.list entry http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/ trusty/contrib i386 Packages (/var/lib/apt/lists/download.virtualbox.org_virtualbox_debian_dists_trusty_contrib_binary-i386_Packages)
W: Duplicate sources.list entry http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/ trusty/contrib i386 Packages (/var/lib/apt/lists/download.virtualbox.org_virtualbox_debian_dists_trusty_contrib_binary-i386_Packages)
W: Você terá que executar apt-get update para corrigir estes problemas
E: Impossível encontrar o pacote virtualbox.run
E: Não foi possível encontrar o pacote através da expressão regular 'virtualbox.run'
attorresi@attorresi-Aspire-E1-532:~$

Como visto acima, nao foi possivel encontrar o virtualbox que ainda se encontra no dash e ativo, entao resolvi aplicar :

 apt-get remove virtualbox , como  root e  em seguida o apt-get autoremove , e o resultado foi esse:

Código: [Selecionar]
attorresi@attorresi-Aspire-E1-532:~$ sudo apt-get install --reinstall virtualbox*[sudo] password for attorresi:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
E: Impossível encontrar o pacote virtualbox.run
E: Não foi possível encontrar o pacote através da expressão regular 'virtualbox.run'
attorresi@attorresi-Aspire-E1-532:~$ sudo apt-get remove virtualbox
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
Package 'virtualbox' is not installed, so not removed
Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e já não são necessários:
  kbuild libgsoap4 module-assistant virtualbox-source
Utilize 'apt-get autoremove' para os remover.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 2 não atualizados.
attorresi@attorresi-Aspire-E1-532:~$ apt-get autoremove
E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock - open (13: Permissão negada)
E: Não foi possível criar acesso exclusivo ao directório de administração (/var/lib/dpkg/), é root?
attorresi@attorresi-Aspire-E1-532:~$ sudo su
root@attorresi-Aspire-E1-532:/home/attorresi# apt-get autoremove
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
Os pacotes a seguir serão REMOVIDOS:
  kbuild libgsoap4 module-assistant virtualbox-source
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 4 a serem removidos e 2 não atualizados.
Depois desta operação, 5.046 kB de espaço em disco serão liberados.
Você quer continuar? [S/n] s
(Lendo banco de dados ... 195874 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
Removing virtualbox-source (4.3.36-dfsg-1+deb8u1ubuntu1.14.04.1) ...
Removing kbuild (1:0.1.9998svn2695+dfsg-1) ...
Removing libgsoap4:amd64 (2.8.16-2) ...
Removing module-assistant (0.11.6) ...
Processing triggers for man-db (2.6.7.1-1ubuntu1) ...
Processing triggers for libc-bin (2.19-0ubuntu6.7) ...
root@attorresi-Aspire-E1-532:/home/attorresi#

Conclusao parcial de minhas tentativas:

- o Virtualbox continua no dash, eu clico nele e realmente ele està ativo
- na central o virtualbox NAO està instalado, e te possibilita a instalar
- o problema originario ainda permanece mediante ao iniciar o virtualbox

...rsss parece praga isso...  :o




Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:virtualbox - erro na kernel
« Resposta #20 Online: 01 de MAR?O de 2016, 14:59 »
Citar
- o Virtualbox continua no dash, eu clico nele e realmente ele està ativo
- na central o virtualbox NAO està instalado, e te possibilita a instalar
- o problema originario ainda permanece mediante ao iniciar o virtualbox

Como você instalou direto do site da Oracle,  ele nunca aparecerá como instalado na central de programas

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:virtualbox - erro na kernel
« Resposta #21 Online: 01 de MAR?O de 2016, 15:11 »
...mas Tota, eu jà falei varias vezes que eu tentei varias formas de instalar...   e veja o que escrevi, eu disse QUE NAO està instaldo na central, porem està disponivel pra instalar!!!!
« Última modificação: 01 de MAR?O de 2016, 15:13 por attorresi »

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:virtualbox - erro na kernel
« Resposta #22 Online: 01 de MAR?O de 2016, 15:48 »
...mas Tota, eu jà falei varias vezes que eu tentei varias formas de instalar...   e veja o que escrevi, eu disse QUE NAO està instaldo na central, porem està disponivel pra instalar!!!!

..mas pra sermos objetivos, se tem alguma sugestão pra resolver?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:virtualbox - erro na kernel
« Resposta #23 Online: 01 de MAR?O de 2016, 16:24 »
Então,

Se estiver instalado e funcionando, mesmo que com o erro, procure na central por virtualbox-dkms e instale o dkms

Tente compilar o kernel e veja se vai.

Outra coisa é o erro de groupid, você criou um grupo?

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:virtualbox - erro na kernel
« Resposta #24 Online: 01 de MAR?O de 2016, 17:20 »
eu instalei o que pediu Tota, o programa ainda nao funciona quando clico em iniciar, e dà o mesmo erro originário,  e o que quer dizer com "compilar  compilar o kernel"?

referente ao groupid, vamos esquecer rsss... jà que ele resolveu,mas noa fiz nada, pois nem sei oque é isso, ele apareceu depois que apliquei o ultimo comando que o Felix me sugeriu,mas como falei, hoje de manha, o terminal estava ok.

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:virtualbox - erro na kernel
« Resposta #25 Online: 02 de MAR?O de 2016, 05:27 »
eu instalei o que pediu Tota, o programa ainda nao funciona quando clico em iniciar, e dà o mesmo erro originário,  e o que quer dizer com "compilar  compilar o kernel"?

referente ao groupid, vamos esquecer rsss... jà que ele resolveu,mas noa fiz nada, pois nem sei oque é isso, ele apareceu depois que apliquei o ultimo comando que o Felix me sugeriu,mas como falei, hoje de manha, o terminal estava ok.

Bom...isso tà parecendo novela, nao termina nunca!!! rsss  atualizando, dia 2 de março

Eu recebi hoje uma atualizaçao, e a fiz...   como havia falado, tinha o virtualbox que estava no dash, mas noa dava pra excluir, hoje, clicando com o botao direito no dash mesmo, e abrindo uma tela transparente tem a opçao excluir, coisa que antes tinha também, mas nao se conseguia fazer nada por là, pois nao excluia... hoje eu consegue, e fiquei livre do virtualbox...rsss mas....mas.... pensando em instalar tudo de novo, fui no site oficial do virtualbox, baixei novamente a versao mais recente (deb) e a central deveria instalar pra mim, porem aparece um erro, este abaixo que mostra a imagem.

Link da imagem: https://drive.google.com/file/d/0B-TWUDdBKOdveWMzTzc2LURJSW8/view?usp=sharing

Entao tentei ir até a central e procurar o virtualbox por là mesmo, e como sempre por là se instala bem, porem como sempre também o erro volta.

Deixo um link de video aqui, pra ver como é o passo a passo até chegar o erro, percebam que o sistema pula a passagem de procurar o sistema operacional pra ser instalado, e dà como ok, e logicamente ao clicar tentar iniciar o virtualbox vem o famoso erro.

LInk do video: https://youtu.be/ltoniiKYJxs

NOTA: Mediante toda essa novela, gostaria de voltar ao ponto de origem do problema, TUDO começou quando eu apliquei esses comandos abaixo para atualizar o kernel na versao mais nova, foi daì que gerou o erro que atè agora gerou mais erro sobre erros!
Acredito que precisaria se concentrar nisso, pois foi esse o motivador do erro.

Assim estava no mini tutorial de um site:

  • Este comando servirá para instalar o navegador Lynx, que é um navegador em modo texto:     sudo apt-get install lynx


  • Agora vamos mudar as permissões do arquivo :     chmod +x kernel-update

  • Agora com este comando abaixo vamos rodar o script:     sudo ./kernel-update

Instalei e desinstalei varias veze so virtualbox em minha maquina, nunca aconteceu isso, o problema veio varias vezes, e com a orientaçao do proprio virtualbox, eu havia resolvido, mas dessa vez... rsss  ...bom essa é atualizaòao de hoje!!!!  :P

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:virtualbox - erro na kernel
« Resposta #26 Online: 02 de MAR?O de 2016, 09:49 »
Se instalou pela central, instale também o dkms

O erro que apareceu ao instalar o vbox do site, pode ser pelo fato que desinstalou apenas o link do dash.

Abra um terminal e digite

Código: [Selecionar]
cd /
sudo locate virtualbox*

Poste o resultado. O comando locate não faz nada, apenas lista onde existem nomes com virtualbox.

Pelo seu vídeo, você não instalou o win7, só criou a máquina virtual.

Vá nas configurações da vm (máquina virtual)  e ajuste para o boot por cdrom. Insira o CD do Windows e instale o seven na vm.

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:virtualbox - erro na kernel
« Resposta #27 Online: 02 de MAR?O de 2016, 09:54 »
bom... bom dia Tota... eu nao tenho o cd, tenho uma iso do windows, e ele nao foi instalado, pois como falei, o virtualbox passa direto pela fase de instalaçao do sistema operacional, no caso o windows.

como verifico se o dkm jà està instalado? pois me parece que havia sido solicitado por vc pra fazer isso? ou qual o comando pra instalar?

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:virtualbox - erro na kernel
« Resposta #28 Online: 02 de MAR?O de 2016, 09:56 »
o dkm està instalado!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:virtualbox - erro na kernel
« Resposta #29 Online: 02 de MAR?O de 2016, 12:20 »
Agora vá nas configurações e nas opções CD ROM da vm indique o local da ISO do Windows para instalar