Autor Tópico: Servidor de mídia caseiro - Dúvida  (Lida 4824 vezes)

Offline gcesar95

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Servidor de mídia caseiro - Dúvida
« Online: 23 de Fevereiro de 2016, 16:03 »
Primeiramente, saudações a vc que está lendo este post...

Sou novo no ubuntu, assim como em qualquer outro tipo de sistema linux e seguindo dicas de um professor decidi tentar criar um servidor de mídia caseiro usando um notebook que tenho sobrando aqui em casa. Levando em conta o que esse meu professor disse sobre a estabilidade e segurança do linux, decidi explorar esse sistema (usando o próprio ubuntu) e criar um servidor de mídia com ele usando os aplicativos "Plex" (https://plex.tv), pois ele faz um transcoding e me permite acessar os vídeos do servidor facilmente através de um smartphone ou computador, alem de dar suporte ao chromecast.

Apesar de alguns probleminhas para instalar corretamente os driver no laptop, já tenho o computador funcionando bem. porém a memória RAM dele é baixa estou querendo reduzir o consumo de memória para tornar o transcoding mais eficiente (o processador é um athlon x2 e 1GBde RAM DDR2)

Aí vem a minha dúvida: Existe uma forma de eu tornar o ubuntu mais "leve" no uso de memória RAM?
(Entendo que posso estar pedindo muito, mas no caso de ser necessário o uso do terminal, poderiam me passar linhas de comando completas? Como ainda sou noob no linux eu conheço muito pouco os comandos em geral, por culpa do bill gates)

Desde já agradeço a quem teve paciência de ler este textão. Muito obrigado!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Servidor de mídia caseiro - Dúvida
« Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 17:07 »
Olá

Eu pessoalmente removeria a interface gráfica do Ubuntu e instalaria uma mais leve como xubuntu ou lubuntu ou uma mais minimalista ainda como o enlightenment.

Depois instalaria os kerneis low latency do Ubuntu studio, eventualmente um kernel low latency já pré compilado. (rt kernel)

Eu removeria da inicialização todos os processos que não seriam utilizados para o projeto ( wifi, Bluetooth, mecanismo de pesquisa e indexação, som, etc.) para uma "folga" melhor das memórias ram.

Finalmente, criaria uma partição swap com bastante folga, pelo menos o triplo da quantidade de RAM presente.

Acrescentar mais ram é desejável (1 giga é pouco para o momento atual)

Se aumentar ram é um impeditivo, compilar um kernel personalizado às necessidades seria interessante, mas demanda conhecimentos avançados, porém com certeza deixaria seu média center "voando".
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2016, 17:10 por Tota »

Offline gcesar95

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Servidor de mídia caseiro - Dúvida
« Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 17:26 »
Meu problema maior é na questão de hardware. Não sei se vc está familiarizado com a plataforma, mas o plex faz uma transcodificação do arquivo, e para vídeos muito grandes acaba exigindo demais do pobre coitado do processador. Tenho um sistema parecido rodando no meu PC que funciona bem, pois o processador é um i7, mas esse projeto é para que a mídia fique disponivel aos meus familiares sem precisar do meu PC ligado.

Esse 1GB até está funcionando bem, pois são memórias em dual-channel e o uso de memória não está tão alto durante a trascodificação, mas como o chromecast não é capaz de converter um arquivo, dependo de uma conversão no próprio servidor. então dependendo do tamanho do arquivo fonte ainda tenho uns problemas para assistir através do chromecast, especificamente.

Em resumo, o notebook até está conseguindo servir ao propósito, mas está limitado pelo hardware...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Servidor de mídia caseiro - Dúvida
« Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 17:42 »
entendi, mas nada há para se fazer quanto a "limitado por hardware", logo, se tornar o sistema mais leve, mais responsivo, vai obter uma melhor qualidade de desempenho.

Usar outra interface:  A interface unity do Ubuntu é reconhecidamente pesada e consumidora de ram. trocar  a inteface só trará beneficios.

Usar o kernel rt : este kernel  é mais especializado para transcodificaçao

Usar mais swap : quando as memorias se esgotam, a swap utiliza o disco rigido como ram.

remover da memoria pacotes desnecessarios: libera seu processador/memoria de tarefas inuteis e indesejadas.

Assim, não importa ser plex ou outra coisa qualquer, para video, streaming, decodificaçao, transcodificação, tudo o que citei trará melhorias.

Bons estudos

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Servidor de mídia caseiro - Dúvida
« Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 00:24 »
Eu consideraria não usar interface gráfica nenhuma. Afinal é um servidor de rede...
Mas sendo um notebook, eu ficaria esperto sobre os recursos de hibernação/suspensão/economia de energia, que decididamente não são necessários pro seu propósito.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Servidor de mídia caseiro - Dúvida
« Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 11:54 »
gcesar95, andei visitando o site do plex.tv . Basicamente você está tirando leite de pedra de acordo com a documentação dele.

Você deve ter lido os requerimentos de hardware para uma boa execução do plex.tv em um PC, certo?

Lá diz, Core i3 com 2GB de RAM!!!     Como você mesmo falou, ele exige demais do processador ao fazer o transcoding.

Você poderia pelo menos aumentar a RAM para agilizar o processo, já que não vai mudar mesmo o processador.  E como o Tota falou, use uma interface gráfica mais leve. 

É que o gcesar95 não explicou, mas Tota e zekkerj,  só existem duas opções para o plex.tv.  A do PC, que vai usar a interface gráfica, e a para servidor NAS, sem interface gráfica!

Sendo assim, para poupar este processador o melhor é usar o Lubuntu ou Xubuntu, nunca o Ubuntu ou Kubuntu!

O resto o Tota já falou, desabilitar todos os serviços possíveis e talvez, eu diria, trocar o sistema de arquivos para um XFS, mais indicado para arquivos grandes e que não consumirá todo o processador durante o transcoding.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2016, 11:56 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2