Autor Tópico: Ubuntu 16.04 Xenial Xerus  (Lida 97312 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #30 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 15:31 »
Nunca utilizei essas casas de games pra usar a internet, só para fazer cópias de documentos, mas dizem que é bom pra baixar coisas pesadas.

[Off-topic]
Aqui era um mal necessário mesmo para quem tinha internet. Quando comecei no mundo da informática (não faz tanto tempo assim) a velocidade do plano básico era 150Kbps por 50 reais, daí os downloads chegavam à incrível velocidade de 16/17Kbps. Nas Lan Houses chegava a 60Kbps no máximo. Eu costumava ir perto do meio dia porque não havia ninguém usando (quem ia usar Orkut e conversar por MSN nessa hora?). Daí dava para baixar algum arquivo "mais pesado" em algum tempo com pouco dinheiro (que como aqui não dá em árvore, não se pode esbanjar). O pior é que a conexão era instável em todo canto, e downloads por link direto sem possibilidade de resumir costumavam cair sempre perto do fim... Quem nunca passou por isso nunca viveu não sabe o que é internet lenta. Agora o plano básico gira em torno de 2Mb a 5Mb pelo mesmo preço daquela época. E estão começando a colocar fibra ótica na cidade, que chik.

E quando alguém pergunta, costumo dizer que sou do tempo em que sinal de fumaça chegava mais rápido. Ou que a transferência de dados era feita por sinal de fumaça, algo assim.
[/Off-topic].

O poderoso ZFS poderá ser o novo sistema de arquivos do Ubuntu 16.04 LTS

jkmsjq, que notícia essa que você trouxe... acho bem arriscado trocarem de sistema de arquivos padrão em uma LTS. Sempre há possibilidade aparecerem problemas e, no caso de um sistema de arquivos, catástrofes. Não sei como anda o ZFS mas...

Bem, sei da empresa que há por detrás do Ubuntu, como havia uma por trás da Mandriva e veja bem, se o modelo estabilidade for priorizado haverá mais gente usando, mas gente acessando o site, mais gente comprando, doando.
E bem por isso teimo na questão: "sistema estável", pelo fato que se não mencionei antes faço agora a mior gama de usuários seja lá de que sistema operacional for será o "user end" que quer o botão power, usar. E com isso, quer um sistema bonito, fácil e estável, ou seja o usuário não quer fazer testes, não quer reportar bugs (mesmo o mais novo entusiasta) esse tempo em que a massa Linuxer fazia isso, infelizmente ficou lá atrás.
[...]

Paulo, um dos problemas é que o Ubuntu já faz tempo que não parece ter foco em estabilidade+sistema atualizado, se tiver, está falhando miseravelmente, porque sinceramente... Não sou do tempo das versões mais velhas, mas os dinos por aí a fora vivem falando da versão 10.04, 10.10. Comecei na versão 11.10 e aquela jossa era um desastre. A versão 12.04 foi muito boa mas a partir daí comecei a ver mais problemas que vantagens em usar, interface sem receber ajustes e refinamentos, bugs aparecendo antes de outros sumirem, essas coisas e veja bem, não sou do tipo de instalar PPA e culpar o sistema por quebrar.

Para mim, realmente o sistema está sem muito rumo, muito por incompetência por parte da empresa por trás dele...

Realmente não faço idéia desses bugs que tanto o pessoal fala que o Ubuntu têm.
Só tive um bug (por sinal escroto) até hoje, que, se não me engano, quando eu abria o Dash do Ubuntu, com o Chrome aberto, bugava.

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #31 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 16:47 »
Realmente não faço idéia desses bugs que tanto o pessoal fala que o Ubuntu têm.
Só tive um bug (por sinal escroto) até hoje, que, se não me engano, quando eu abria o Dash do Ubuntu, com o Chrome aberto, bugava.

Se o seu uso gira apenas em torno de usar serviços na internet (navegador) realmente não irá achar problema nenhum, de minha parte, achei muitos que foram a gota d'agua e por isso deixei o sistema, aqui estão muitos deles: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,117003.0.html

Como disse, vou conferir essa versão que está para sair do Ubuntu. Mas realmente para mim o maior problema no sistema é a empresa que está por traz dele, veja os tiros que ela deu e quantos acertou, o Unity e o Ubuntu Phone são alguns deles.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #32 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 17:06 »
Realmente não faço idéia desses bugs que tanto o pessoal fala que o Ubuntu têm.
Só tive um bug (por sinal escroto) até hoje, que, se não me engano, quando eu abria o Dash do Ubuntu, com o Chrome aberto, bugava.

Se o seu uso gira apenas em torno de usar serviços na internet (navegador) realmente não irá achar problema nenhum, de minha parte, achei muitos que foram a gota d'agua e por isso deixei o sistema, aqui estão muitos deles: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,117003.0.html

Como disse, vou conferir essa versão que está para sair do Ubuntu. Mas realmente para mim o maior problema no sistema é a empresa que está por traz dele, veja os tiros que ela deu e quantos acertou, o Unity e o Ubuntu Phone são alguns deles.

O pior é que o uso da maioria dos usuários "gira apenas em torno de usar serviços da internet (navegador)" ;)

paulobenedito

  • Visitante
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #33 Online: 01 de MAR?O de 2016, 12:47 »

Se o seu uso gira apenas em torno de usar serviços na internet (navegador) realmente não irá achar problema nenhum, de minha parte, achei muitos que foram a gota d'agua e por isso deixei o sistema, aqui estão muitos deles: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,117003.0.html

Como disse, vou conferir essa versão que está para sair do Ubuntu. Mas realmente para mim o maior problema no sistema é a empresa que está por traz dele, veja os tiros que ela deu e quantos acertou, o Unity e o Ubuntu Phone são alguns deles.
Sabe Matheus, sempre gostei de suas analises, mas amigo (velho amigo desde os tempos de nick diferente) o KDE ainda esta muito novo nessa nova versão, mas muita coisa que temos no Unity (peso, para mim: não prático, etc., etc.) não vemos mais no KDE ou Kubuntu, que por exemplo a versão 14.04 está um espetácul, desinstalei apenas para acompanhar o kubuntu em desenvolvimento, indo para o kubuntu 14.10 > 15.04 > agora no 15.10 (mudanças feitas de uma versão só, ou seja mudança de sources.list).

Que sera mudado assim que for lançado o 16.04 para permanecer até..., como disse em termos de peso e bugs algumas coisas não são notadas no (K)ubuntu.

T+
« Última modificação: 01 de MAR?O de 2016, 12:48 por paulobenedito »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #34 Online: 10 de MAR?O de 2016, 08:22 »
Ubuntu 16.04 está abandonando o suporte ao driver fglrx (Catalyst): http://phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Ubuntu-16.04-Dropping-fglrx


Então o suporte oficial se dará através dos drivers radeon e amdgpu.

Nada impedirá o usuário de baixar e instalar o driver Catalyst da AMD, mas sem suporte oficial da equipe de desenvolvedores da Canonical!

Segundo os comentários do Fórum do Phoronix, o desempenho do Driver radeon é inferior ao driver Catalyst, contudo, tem maior compatibilidade com várias placas da AMD. Então para quem não joga e só vai navegar e assistir filmes, o driver livre vai resolver sem problemas!  Para aqueles que vão precisar dos recursos especiais da placa de vídeo....

É, lascou! Você estará por sua conta e risco!

Já são mais de 80 comentários no Phoronix, a briga é grande entre defesa e ataque à Canonical quanto a esta medida.
« Última modificação: 10 de MAR?O de 2016, 08:24 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Qwertyc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #35 Online: 11 de MAR?O de 2016, 06:35 »
Não dá pra entender certas decisões que a Canonical toma,mas essa foi uma das que  eu realmente não entendi!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #36 Online: 11 de MAR?O de 2016, 07:19 »
Não dá pra entender certas decisões que a Canonical toma,mas essa foi uma das que  eu realmente não entendi!

Essa decisão fez sentido depois do anúncio que o 16.04 virá com o X.Org Server 1.18: http://phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=X.Org-Server-1.18-Ubuntu-16.04

O que isso tem haver?

Tudo!

O X.Org Server 1.18 foi lançado em Novembro de 2015 e até agora a AMD não lançou um driver Catalyst compatível com esta versão do X.Org Server!

Mas adivinha a Nvidia...

Enquanto o driver livre Radeon vem sendo constantemente desenvolvido!

Passou o cartão?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Qwertyc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #37 Online: 11 de MAR?O de 2016, 12:23 »
Agora entendi!

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #38 Online: 11 de MAR?O de 2016, 12:25 »
A Canonical tá certa. Não dá pra ficar vivendo só de passado. Atualize a placa de vídeo ou fique pra trás.  ;)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Qwertyc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #39 Online: 11 de MAR?O de 2016, 12:38 »
Minha placa não é tão velha,é uma Radeon HD6850 ddr5 256 bits,no momento estou usando o kubuntu 14.04,só vou mudar quando acabar o suporte.
Obrigado por esclarecer a minha duvida Galactus!

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #40 Online: 14 de MAR?O de 2016, 20:44 »
O pior é que o uso da maioria dos usuários "gira apenas em torno de usar serviços da internet (navegador)" ;)

Exatamente, neste caso tanto faz usar Ubuntu, Windows, Mac OS X, Chrome OS ou qualquer outra alternativa, está se esperando um bom navegador, não um bom sistema, respeitando limitações ou suporte ruim, claro.

Sabe Matheus, sempre gostei de suas analises, mas amigo (velho amigo desde os tempos de nick diferente) o KDE ainda esta muito novo nessa nova versão, mas muita coisa que temos no Unity (peso, para mim: não prático, etc., etc.) não vemos mais no KDE ou Kubuntu, que por exemplo a versão 14.04 está um espetácul, desinstalei apenas para acompanhar o kubuntu em desenvolvimento, indo para o kubuntu 14.10 > 15.04 > agora no 15.10 (mudanças feitas de uma versão só, ou seja mudança de sources.list).

Que sera mudado assim que for lançado o 16.04 para permanecer até..., como disse em termos de peso e bugs algumas coisas não são notadas no (K)ubuntu.

T+

Paulo, sinto-me honrado por sua citação, visto que sempre admirei sua capacidade e esforço mesmo que você se considere apenas um "aperta botões". Você está aqui há mais tempo que eu, inclusive.

Sempre negligenciei o KDE. Sei que inconscientemente nunca dei uma chance para ter ele como ambiente em qualquer distro. Por que?

Bem, lembro que o primeiro teste foi uma vez que estava tentando quebrar o sistema de forma intencional só de raiva e instalei vários ambientes ao mesmo tempo (Ubuntu 12.04). Acho que na época eu não queria nada que lembrasse a interface do Windows, o que não foi o caso. Meu velho Dual-Core também achou ele pesado, o que nunca me agrada, gosto de sistema bonito (de acordo com meu gosto) mas também leve.

Sempre gostei do Gnome tanto o clássico como o atual. Uso ele no meu Debian. Acho que se cada ponto que me incomodava no Ubuntu fosse corrigido de acordo com meu gosto (visto que muitos são birras pessoais), eu ainda assim não voltaria a usar o Ubuntu.

Já quanto ao KDE, algum dia dou uma chace real de testar ele e passar um tempo sendo ele meu ambiente de trabalho.

Só pra finalizar, acho que minha participação aqui no Fórum é quase nula hoje. Mas sempre tenho o fórum e vocês na minha mais alta consideração, aprendi muito aqui. Espero ter ajudado e também não ter incomodado muito. Vou sempre continuar vindo ver o que acontece, e bater um papo com vocês, como agora.

Até mais, muita saúde, paz e liberdade pra todos ;)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #41 Online: 27 de MAR?O de 2016, 19:44 »
O poderoso ZFS poderá ser o novo sistema de arquivos do Ubuntu 16.04 LTS

Citação de: SempreUpdate
Ainda estamos longe do lançamento do novo Ubuntu, que virá como Ubuntu 16.04 (Xenial Xerus) LTS. Mas as novidades já reveladas aumentam cada vez mais as expectativas em torno da nova versão. E foi anunciada outra grande novidade, o poderoso sistema de arquivos ZFS poderá se tornar o sistema padrão no Ubuntu 16.04 LTS.

Características do ZFS

  • ZFS é um sistema de 128 bits, podendo assim endereçar e suportar bilhões de terabytes em dados.
  • Todo ZFS tem propriedades associadas e em sua maioria elas podem ser alteradas on-line de modo que não é necessário desmontá-lo para que as mudanças tornem-se ativas.
  • Todas as operações de escrita são feitas usando a técnica copy-on-write, tornando os dados sempre consistentes e dispensando o uso do comando fsck no ZFS.
  • A utilização do ZFS é muitíssimo mais simples, não é preciso montar explicitamente o filysystem, que ele é montado automaticamente na criação e no boot da máquina.
  • Etc

Para saber mais sobre o poderoso sistema de arquivos ZFS acesse o link de referência. E também para ficar por dentro de que tipo de suporte a Canonical irá fornecer para o ZFS no Ubuntu 16.04 LTS e como começar a usá-lo a partir do lançamento do Xerus Xenial, acesse também o link de referência dos serviços do ZFS no Ubuntu.

FONTE: Sempre Update

ola amigos jeison e paulobenedito
infelizmente, vou ter que fazer um upgrade no desktop, chegou ao fim de vida de certos componentes.
ando muito desatualizado de informações sobre novidades do ubuntu, mas como já faço a tempos e acabei de ver uma recomendação do tota - vou de tudo intel.
e esse novo padrão de arquivo zfs virá mesmo, está estável?
abraço
ricardo
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #42 Online: 28 de MAR?O de 2016, 05:50 »
Aí sim heim!

Gostei dessa parada do ZFS!!

Mas como será a fragmentação dele? Igual o ext4? Em computadores domésticos a fragmentação é ridícula? Vai fragmentar mais? Menos? Não vai fragmentar? :D

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #43 Online: 31 de MAR?O de 2016, 11:04 »
Sera que vai ter a opção de atualizar o 14.04?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #44 Online: 31 de MAR?O de 2016, 11:13 »
Sera que vai ter a opção de atualizar o 14.04?

Sim. Vai ter.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson