Autor Tópico: Samba em rede doméstica - Já tentei de tudo, cansei. - Resolvido!  (Lida 13029 vezes)

Offline zero00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:Samba em rede doméstica - Já tentei de tudo, cansei. - Resolvido!
« Resposta #15 Online: 18 de Janeiro de 2016, 11:48 »
Acho que grande parte, se não a maioria, de usuários Ubuntu são migrados do Windows, como eu.
Então, como usuário do Windows por muitos anos, creio que se fosse lá, esse tipo de dificuldade poderia ser evitado sem maiores alterações no sistema.

E isso poderia ser feito, por exemplo, com a exibição de uma mensagem similar a que se segue, ao tentar efetuar o compartilhamento:

"A pasta que você quer compartilhar não possui permissões públicas em /media/alex, altere as permissões para que o compartilhamento fique acessível".

Geralmente é assim que funciona no Windows e Isso já seria suficiente para o usuário saber qual o problema e buscar uma solução.
Acho que seria uma mudança simples para o Ubuntu.

Com a experiência que tenho, uma das coisas que percebo também é que a maioria dos softwares livres não fazem questão de oferecer certas facilidades ao usuário.

Um exemplo que cito é o sistema de abas/guias que foi implementado primeiramente pelo Firefox; mas essa facilidade ficou sem o conhecimento de muitos usuários simplesmente porque o Firefox não oferecia um "botão" ou um "indicador" qualquer que mostrasse ao usuário a opção de abrir uma nova aba. De forma que somente os usuários que conheciam a função sabiam que bastava dar um duplo clique ao lado da aba já aberta ou pressionar CTRL + T para se abrir uma nova aba.

Eu sempre me questionava sobre isso, "por que não colocaram um sinal indicador de nova aba aqui?".

Pois bem, quando a versão seguinte do IE foi lançada, "roubando" a ideia do Firefox, lá estava a opção de abrir uma nova guia, bem visível e acessível a um simples clique do mouse. Assim também foi com o Chrome e os demais navegadores.
E, se não me engano, foi a partir daí que o número de usuários do FF começou a cair em relação ao IE.
E a opção de abrir uma nova aba só apareceu posteriormente no FF, após o lançamento de uma quantidade considerável de atualizações.

São coisas simples de se fazer que eu realmente não compreendo o porque de não serem feitas.

É como se o desenvolvimento do sistema não passasse pelo teste de um usuário final; como se um MS Word não fosse testado por um escritor antes de ser lançado; como se um celular fosse desenvolvido por quem não faz ligações...

Difícil entender...
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2016, 11:52 por zero00 »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Samba em rede doméstica - Já tentei de tudo, cansei. - Resolvido!
« Resposta #16 Online: 18 de Janeiro de 2016, 13:08 »
Quer saber pq não é feito? Pq as pessoas não participam do desenvolvimento.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Samba em rede doméstica - Já tentei de tudo, cansei. - Resolvido!
« Resposta #17 Online: 18 de Janeiro de 2016, 17:13 »
Quer saber pq não é feito? Pq as pessoas não participam do desenvolvimento.

"As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a ela."

Quem poderia dizer isso e ser aclamado como gênio?

Dá uma boa ideia de como é feito o desenvolvimento dos produtos!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zero00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:Samba em rede doméstica - Já tentei de tudo, cansei. - Resolvido!
« Resposta #18 Online: 18 de Janeiro de 2016, 18:53 »
Quer saber pq não é feito? Pq as pessoas não participam do desenvolvimento.

Sim, existe essa possibilidade, mas acho que não se trata disso. A quantidade de pessoas que participam no desenvolvimento de softwares livres é enorme, comparada aos softwares pagos.

No exemplo que citei, a comunidade que desenvolve o FF certamente é bem maior que os profissionais que trabalham no IE. A diferença talvez seja a remuneração. E isso é um fator crucial e que não deve ser ignorado.
O trabalho voluntário sempre está em desvantagem ao remunerado, afinal precisamos sobreviver.

Embora, admitamos, trabalhadores efetivos da Canonical, por exemplo, são remunerados e ainda contam com uma grande contribuição de voluntários.
Esse é o espírito da comunidade open source.

Os profissionais que trabalham no Linux também são em maior quantidade do que os que desenvolvem o Windows ou outros sistemas proprietários. Prova disso é a enorme quantidade de distribuições Linux que temos disponíveis.

Ainda ressalto que nem todos podem participar diretamente desse desenvolvimento, pois nem todos trabalham na área de informática.
Então alguns podem participar testando e avaliando o software, dando ideias que facilitem as coisas para o usuário, traduzindo para outros idiomas, indicando bugs... Tudo isso também é uma importante forma de contribuição.

Então, eu insisto que melhorias podem ser feitas. O Ubuntu já é um grande sistema, amplamente utilizado, e tem toda capacidade de desbancar o Windows; mas para isso precisa conquistar o usuário final. Infelizmente, isso implica em oferecer as facilidades (ou mais que isso) que o Windows oferece.