Autor Tópico: Tutorial Prático para RAID1 + EFI no Ubuntu Server 14.04.3 (LVM opcional)  (Lida 4026 vezes)

Offline luisgazola

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Bom dia a todos.

Sou iniciante em Servidores Ubuntu e gostaria de um tutorial prático e explicativo para a montagem de RAID1 em servidores com EFI, tanto durante a instalação, quanto pela ferramenta mdadm. Pois vejo tanto pela minha quanto por muitos usuários iniciantes a dificuldade da criação de RAID1 com EFI.

minhas partições básicas que sempre utilizo.

550 Mb    partição EFI inicializavel
2 Gb          para área de troca (swap)
500 Gb     para partição raiz    /

Grato a todos.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Tutorial Prático para RAID1 + EFI no Ubuntu Server 14.04.3 (LVM opcional)
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2016, 23:11 »
Movido!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Tutorial Prático para RAID1 + EFI no Ubuntu Server 14.04.3 (LVM opcional)
« Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2016, 23:28 »
Que eu saiba não existe melzinho na chupeta pra isso tudo junto no  Ubuntu! RAID1 + LVM + UEFI!

Então você vai ter que cair em campo mesmo! 

Pode começar com esses dois tutorias:

http://askubuntu.com/questions/355727/how-to-install-ubuntu-server-with-uefi-and-raid1-lvm

http://askubuntu.com/questions/660023/how-to-install-ubuntu-14-04-64-bit-with-a-dual-boot-raid-1-partition-on-an-uefi

Tudo muito didático mas nada prático!

Quem tá na chuva é pra se molhar não?  :)

O segundo tutorial é muito completo, apenas 8 passinhos para tal façanha e depois ele ainda te dá a colher de chá de como simular a falha do RAID1 e como se recuperar da falha! 

Boa sorte!



 

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Tutorial Prático para RAID1 + EFI no Ubuntu Server 14.04.3 (LVM opcional)
« Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2016, 15:24 »
RAID não é assunto pra inciante. Primeiro pelas várias opções de nível (0, 1, 5, 6, 10, 50, 500...), segundo pelas várias opções de controladora, que fazem totalmente a diferença tanto em desempenho quanto em disponibilidade quanto em facilidade de configuração.

Pra exemplificar, tenho aqui no serviço três tipos de servidores diferentes. O primeiro é o IBM x3400, cuja controladora ServeRAID oferece matrizes RAID 0 e 1, por hardware. Pra instalar esse servidor, eu vou num assistente no próprio BIOS da máquina e crio as matrizes conforme minha necessidade, bem como os discos lógicos. Depois é só mandar instalar o SO, que reconhece as unidades lógicas como se fossem discos físicos.

O segundo é o Dell PowerEdge, que também tem uma controladora RAID (PercRaid, se me lembro bem). Esse me permite criar matrizes 0, 1 e 5, no mesmo esquema da ServeRAID do IBM x3400. Também não preciso de nenhum cuidado adicional, pois o SO reconhece as unidades lógicas (configuradas no BIOS) na boa.

O terceiro é o HP Proliant. No modelo que temos aqui, veio uma controladora HPVSA B120i. Ela faz RAID por software, e por isso nos obriga a adicionar um driver específico à instalação do SO. A criação/manutenção das matrizes e unidades lógicas também é feita no BIOS da máquina. Fora o contratempo da necessidade de driver, eles funcionam muito bem.

Se sua máquina tem alguma controladora RAID, você precisa pesquisar as instruções específicas de instalação para ela; não adianta querer um tutorial para todos os casos, pq isso não existe.

Se sua máquina não tem controladora, ainda é possível usar RAID por software via "md"; mas eu acho que o resultado não vale o esforço.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D