Autor Tópico: Tutorial Prático para RAID1 + EFI no Ubuntu Server 14.04.3 (LVM opcional)  (Lida 4026 vezes)

Offline luisgazola

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Bom dia a todos.

Sou iniciante em Servidores Ubuntu e gostaria de um tutorial prático e explicativo para a montagem de RAID1 em servidores com EFI, tanto durante a instalação, quanto pela ferramenta mdadm. Pois vejo tanto pela minha quanto por muitos usuários iniciantes a dificuldade da criação de RAID1 com EFI.

minhas partições básicas que sempre utilizo.

550 Mb    partição EFI inicializavel
2 Gb          para área de troca (swap)
500 Gb     para partição raiz    /

Grato a todos.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Tutorial Prático para RAID1 + EFI no Ubuntu Server 14.04.3 (LVM opcional)
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2016, 23:11 »
Movido!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Tutorial Prático para RAID1 + EFI no Ubuntu Server 14.04.3 (LVM opcional)
« Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2016, 23:28 »
Que eu saiba não existe melzinho na chupeta pra isso tudo junto no  Ubuntu! RAID1 + LVM + UEFI!

Então você vai ter que cair em campo mesmo! 

Pode começar com esses dois tutorias:

http://askubuntu.com/questions/355727/how-to-install-ubuntu-server-with-uefi-and-raid1-lvm

http://askubuntu.com/questions/660023/how-to-install-ubuntu-14-04-64-bit-with-a-dual-boot-raid-1-partition-on-an-uefi

Tudo muito didático mas nada prático!

Quem tá na chuva é pra se molhar não?  :)

O segundo tutorial é muito completo, apenas 8 passinhos para tal façanha e depois ele ainda te dá a colher de chá de como simular a falha do RAID1 e como se recuperar da falha! 

Boa sorte!



 

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735