Autor Tópico: Gravar áudio via cabo P2/P2  (Lida 8251 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Gravar áudio via cabo P2/P2
« Online: 23 de Dezembro de 2015, 16:53 »
          Boa tarde. Bem, sou radioescuta e praticante de DX, possuo em meu rádio receptor de ondas curtas uma saída para fones de ouvido e uma saída auxiliar, ambas P2. Gostaria de saber se é possível eu gravar o áudio das emissões que recebo (pois é fundamental pra mim poder reportá-las para as emissoras e em seguida receber um cartão de confirmação, chamado QSL). em eu micro tenho 3 entradas P2... Uso o Ubuntu 15.10.


Obrigado.

Offline NathanRodriguez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
    • VST Plugins Free Download
Re:Gravar áudio via cabo P2/P2
« Resposta #1 Online: 24 de Dezembro de 2015, 21:47 »
Deve ser possível sim, instale o Audacity no seu sistema e teste qual dos conectores P2 é o de entrada, verifique nas configurações de som do sistema qual o dispositivo de gravação está habilitado. Vai ter que verificar também qual das saídas do seu rádio tem o melhor nível de sinal para uma gravação limpa e audível.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Gravar áudio via cabo P2/P2
« Resposta #2 Online: 28 de Dezembro de 2015, 23:50 »
         Olha, numa boa, tenho o Audacity aqui, acabei de instalar, porém, como devo proceder o restante? por exemplo, as ligações P2-P2?. No meu rádio receptor tem a saída para os fones de ouvido, creio ser essa a saída em que devo conectar o cabo P2, já no micro, ligo a outra extremidade do cabo P2 no símbolo semelhante ao "gravador de áudio" daqui mesmo do Ubuntu.
          Pois bem, após fazer essas ligações e esperar que algum som seja emitido pelo micro (para que o Audacity "escute" algo), eis que nada acontece, nenhum som é reproduzido.

Curiosidade: após essas ligações, o áudio do rádio receptor não deveria ser reproduzido pelo som do micro? não é isso?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Gravar áudio via cabo P2/P2
« Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2015, 00:06 »
Se você colocou o p2 no micro na entrada de microfone  e com o  paman, paprefs e pavucontrol (baixe na central de programas) selecionou mic como dispositivo de entrada, sim, deveria funcionar.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2015, 00:08 por Tota »

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Gravar áudio via cabo P2/P2
« Resposta #4 Online: 29 de Dezembro de 2015, 00:37 »
          Bem, instalei tudo... agora tem o seguinte: como faço pra selecionar o mic como dispositivo de entrada uma vez que não encontrei essa opção em nenhum dos programas ou mesmo no controle  de Som do próprio sistema?

Programas instalados: paman, paprefs, pavucontrol e audacity.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2015, 09:26 por JoaoDamasceno.ufc »

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Gravar áudio via cabo P2/P2
« Resposta #5 Online: 29 de Dezembro de 2015, 09:51 »
P.S. Acabei de constatar que se eu usar um programa pra gravar o áudio, o Audio Recorder, eu consigo gravar o áudio da emissora que estiver no dial do meu rádio receptor, ótimo, inclusive é essa a ideia, porém, não há nenhuma emissão de áudio por parte do micro somente com o cabo P2 fazendo a ligação entre ambos (rádio e computador), ou seja, eu teria que gravar as cegas? afinal se ligo o P2 no rádio, ele deixa de emitir o sinal pelo auto falante dele, porém, o micro, que deveria passar a emitir o som do rádio, não emite nenhum áudio.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Gravar áudio via cabo P2/P2
« Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2015, 10:09 »
De uma pesquisada na central de programas por mixer. Eu acho que no ubuntu studio tem algo parecido.

Assim você pode redirecionar o áudio a ser gravado para as caixas ou fones de ouvido e gravar ao mesmo tempo.

https://apps.ubuntu.com/cat/applications/pavucontrol/

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Gravar áudio via cabo P2/P2
« Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2015, 11:59 »
Pois é... tentei fazer de todos os meios com que o áudio fosse reproduzido nas caixas do próprio micro, assim seria nota 10 pra eu conseguir gravar usando o simples e eficiente Audio Recorder, porém, estranho, não consigo de forma nenhuma fazer com o áudio saia pelo som do micro (aliás, nem mesmo pelos fones de ouvido).

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re:Gravar áudio via cabo P2/P2
« Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2015, 19:13 »
Existe um "outro" processo, você sairia do rádio para uma mesa de som e entraria no computador saindo da mesa de som, assim, na mesa de som, usaria a saída de fones para monitorar sua gravação e no computador, monitore a modulação por meio da "barra" de nível de gravação do programa.

OBS. : No Windows usando o SoundForge tbm, não é possível monitorar a saída da gravação, logo não é falha do sistema
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Gravar áudio via cabo P2/P2
« Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2015, 23:05 »
Vixe rapaz, será então que eu estou tentando algo que na verdade é fisicamente inviável? Até já andei olhando um desses >>> Sony icd px720

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Gravar áudio via cabo P2/P2
« Resposta #10 Online: 30 de Dezembro de 2015, 09:25 »

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re:Gravar áudio via cabo P2/P2
« Resposta #11 Online: 30 de Dezembro de 2015, 15:57 »
Achei isso http://wiki.ubuntu-br.org/Documentacao/Multimedia/AudacityPassoaPasso ,parece que o Audacity possibilita ouvir enquanto grava, é só configurar
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits