Autor Tópico: lts no hp proliant hp 1100 g6  (Lida 5520 vezes)

Offline Bartels

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
lts no hp proliant hp 1100 g6
« Online: 23 de Dezembro de 2015, 08:30 »
 Bom dia pessoal, estou instalando o Ubuntu Server 14.04 lts, mas estou me deparando com o seguinte problema:

- a placa de rede é reconhecida como em1;
- só funciona em dhcp
- qdo eu configuro /etc/network/interfaces , e deixo em ip statico, ao reiniciar o equipamento a placa de rede não sobe.

estou usando o samba sem dominio, se eu deixar em dhcp para funcionar normalmente e a internet cai perco o acesso as pastas.
abaixo a configuração:

auto lo em1
iface lo inet loopback
iface em1 inet static
        address 192.168.0.100
        netmask 255.255.255.0
        gateway 192.168.0.1
dns-nameservers 8.8.8.8 8.8.4.4


quando eu listo os periféricos lspci

a placa de rede aparece como (a descrição abaixo está como é mostrado):

1e:00.0 Ethernet controller: Broadcom Corporation NeXtreme BCM5723 Gigabit Ethernet PCIe (rev 10)

alguém tem alguma ideia....o equipamento é um hp proliant 1100 g6

obrigado a todos
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2015, 08:58 por Bartels »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:lts no hp proliant hp 1100 g6
« Resposta #1 Online: 23 de Dezembro de 2015, 16:02 »
Movido!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:lts no hp proliant hp 1100 g6
« Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2015, 16:41 »
Vamos por partes.

Primeiro era bom saber mais sobre a sua configuração de rede.

Por exemplo, eu quando monto servidor Ltsp, costumo usar duas placas de rede. Uma fica em DHCP, a que recebe a internet.  A outra placa fica com IP fixo. A que vai se comunicar com os terminais.  Sua configuração está assim?

Sua placa de rede em1 está sendo reconhecida e funciona quando em DHCP. Quando você altera para IP fixo você diz que ela não sobe, mas não sobe o quê?  A sua conexão com a  Internet ou com os terminais? Ou ambos?

Você configurou corretamente o Ubuntu server com Ltsp para usar IP fixo?  Que tutorial você seguiu? Olhou a documentação do Ubuntu?

https://help.ubuntu.com/lts/serverguide/network-configuration.html

Dependendo de como está a sua configuração,  você vai ter que alterar o network interfaces o resolv.conf e o Ltsp.conf .

Geralmente nós usamos para o servidor Ltsp receber a internet, na placa de rede em DHCP, um roteador ou switch. E usamos outro switch para distribuir a conexão com os terminais ligados a placa de IP fixo.

O servidor Ltsp também é o servidor samba ou o servidor samba é outra máquina? Cadê o seu SMB.conf?



« Última modificação: 23 de Dezembro de 2015, 17:04 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Bartels

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:lts no hp proliant hp 1100 g6
« Resposta #3 Online: 23 de Dezembro de 2015, 17:01 »
Desculpe lhe mandei resposta pelo local errado.
Vamos lá,
Estou seguindo o tutorial da própria Canonical,
Estou usando somente uma placa de rede
O sistema vai rodar somente o samba,
Estou subindo uma plataforma gráfica para teste, sempre usei essa configuração, ela está me deixando doido pois o hardware e diferente (hp proliant 1100 g6), verifiquei na internet e por infelicidade ele foi desenvolvido pra trabalhar com windows server......muito esquisito.

Vou subir a plataforma gráfica e copio as configurações de interface e sob.conf

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:lts no hp proliant hp 1100 g6
« Resposta #4 Online: 23 de Dezembro de 2015, 17:13 »
Minha nossa! Desculpas peço eu!  ;D

Isso é que dá responder tópicos ao mesmo tempo. Eu troquei as coisas.  :P

Você não tem nenhum ltsp. Só o Ubuntu é lts.

Tá. Qual tuto da canonical? O que postei acima?  Este aqui:

https://help.ubuntu.com/lts/serverguide/network-configuration.html

Então é um servidor samba com IP estático que você quer. Certo?
 Há sim, você vai instalar parte gráfica no servidor? Pra quê? Melhor ficar sem.


« Última modificação: 23 de Dezembro de 2015, 17:19 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:lts no hp proliant hp 1100 g6
« Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2015, 11:36 »
Olá a todos,

Não há problema nenhum na interface "em1". Acredito que isso seja característica dessa controladora Broadcomm. Já peguei um caso idêntico num servidor Dell PowerEdge com SUSE SLES 11 SP3, as quatro controladoras vieram como "em1", "em2", "em3", "em4". Em comum? Apenas a mesma controladora.

Tem como contornar isso, vc pode ir no arquivo "/etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules" e alterar a linha onde está registrada a interface "em1" e trocá-la pra "eth0", ou qq coisa que vc prefira. Depois é só reiniciar e voilá, a interface estará com o nome que vc gosta. Não que isso seja um problema.

Quanto ao fato de só funcionar com DHCP, tem como vc mostrar quais são os parâmetros que vc consegue ao configurar assim? Observou se o IP que está fixando está livre, na rede?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Bartels

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:lts no hp proliant hp 1100 g6
« Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2015, 12:48 »
Boa tarde pessoal, desculpe a demora na resposta...pra variar molhou o cabo da NET a internet cai....

Vamos lá como estava com urgência, acabei derrubando tudo e começando do zero, configurei e funcional (não sei o que tava de errado), mas pela ajuda e opiniões que vcs postaram gostaria de saber:

- sobre ferramentas graficas para plataforma LTS (Server), esse problema me deparei somente com o Proliant 1100 G6 da HP.

Muito esquisito...

Zekkerj, efetuei a modificação que vc informou mas ao reiniciar as maquina a plc de rede não subiu mais..

Alem do mais tentei instalar a 15.10 Server......num sobe nem correza braba, montei o mesmo sistema em um I3 generico e funcionou....ou seja o problema está no hardware....não sei o que


muito obrigado a todos

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:lts no hp proliant hp 1100 g6
« Resposta #7 Online: 28 de Dezembro de 2015, 21:15 »
Não consegue nem visualizar a placa de rede com o nome novo?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Bartels

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:lts no hp proliant hp 1100 g6
« Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2016, 14:57 »
Boa tarde Zekkerj, desculpe a demora em lhe responder, apos reinstalar tudo novamente o nome se manteve em em1 e não efetuei alterações, pois o cliente estava com urgência.

Acredito que este mês eu tenha outro servidor para montar e vou tentar fazer os testes que vc passou.....com o já instalado não quero arriscar pois nunca vi a loucura que deu..


valeu pela força