Autor Tópico: [Resolvido] Redimensionamento de Partições  (Lida 8185 vezes)

Offline Natan2014

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
[Resolvido] Redimensionamento de Partições
« Online: 20 de Janeiro de 2016, 20:19 »
Oi pessoal, antes de confirmar a instalação do Xubuntu 16.04 durante a execução do Live USB, solicitei o Redimensionamento da Partição que escolhi para instalá-lo (aprox. 86 GB), pois vi que tinha um espaço livre de quase 15 GB. Ocorre que, desde ontem a tarde (19/01/16) até agora o processo de redimensionamento ainda continua! O Netbook é HP dm1, tem Processador AMD 1.6 GHz e Memória de 2 GB. Essa demora toda é normal? Vale a pena esperar o término, ou é melhor eu interromper e recuperar o acesso às partições pelo Testdisk?
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2016, 16:39 por Natan2014 »

Offline isaelfm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re:Redimensionamento de Partições
« Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2016, 20:23 »
A instalação do ubuntu geralmente não leva mais que 30 minutos, acho que você tem que cancelar a instalação e iniciar novamente, com certeza travou. Já ocorreu comigo, e resolvi dessa forma.  :)
Na caixa dizia: Requer MS Windows ou superior. Então instalei Linux.

Offline Natan2014

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re:Redimensionamento de Partições
« Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2016, 20:31 »
A instalação do ubuntu geralmente não leva mais que 30 minutos, acho que você tem que cancelar a instalação e iniciar novamente, com certeza travou. Já ocorreu comigo, e resolvi dessa forma.  :)

Acontece que como coloquei, a instalação efetiva do sistema ainda não iniciou, ou seja, o instalador ainda está na etapa do redimensionamento!

Offline isaelfm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re:Redimensionamento de Partições
« Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2016, 21:07 »
Mesmo assim, não demora particionar um hd  :-\
Na caixa dizia: Requer MS Windows ou superior. Então instalei Linux.

Offline Natan2014

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re:Redimensionamento de Partições
« Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2016, 00:01 »
Mesmo assim, não demora particionar um hd  :-\

Inclusive até este exato momento (20/01/16 00:00 horário do DF), ainda está executando a solicitação do Redimensionamento (aumento) do tamanho da partição! Então vou esperar até amanhã quando me acordar! Se por acaso ainda estiver assim, vou cancelar e muito provavelmente vou precisar utilizar o Testdisk pra voltar a ter acesso às partições!

Offline Natan2014

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re:Redimensionamento de Partições
« Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2016, 16:38 »
Após interromper o processo (o sistema ainda não tinha sido instalado), como já esperava, aparece a tela mostrando erro no Grub (Grub Rescue). Então, simplesmente reiniciei o Processo de Instalação pelo USB Live, e no momento de configurar as partições, excluí a partição que já tinha decidido que seria a que ia instalar o Xubuntu 16.04, e exclui a do Swap. Depois, criei nova pro Swap e pra o Xubuntu, formatando a última, e deu certo! Nem precisei usar o TestDisk! Valeu pessoal!