Autor Tópico: É possivel instalar Ubuntu em qualquer Pc atual?  (Lida 3728 vezes)

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
É possivel instalar Ubuntu em qualquer Pc atual?
« Online: 01 de Dezembro de 2015, 14:41 »
Ola pessoal, estou pensando em comprar um notebook novo, so que tenho uma duvida, é possível instalar o ubuntu hj em dia em qualquer notebook? pergunto isso pq sei que existem certas opções nos novos Pc's/Notebooks que impedem a instalação do linux, o que acho vacilo, mas sei que são opções que podem ser desabilitadas no setup, so não lembro agora o nome das opções, como utilizo pcs mais antigos nunca passei por essa situação, e tenho um certo receio quando adquiri um pc novo, por isso gostaria de saber se é possivel em todos os equipamentos atuais desabilitar no setup a opção que impede do linux ser instalado, pois não quero comprar um notebook e ser obrigado a ficar usando windows, gostaria de saber se posso comprar qualquer notebook sem receio, tipo Asus,Dell,Vaio , a principio quero pegar um note da Asus.
Desde já agradeço.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:É possivel instalar Ubuntu em qualquer Pc atual?
« Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2015, 14:58 »
Infelizmente não. Tem que ver antes da compra se o hardware é compatível.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re:É possivel instalar Ubuntu em qualquer Pc atual?
« Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2015, 15:14 »
Eu tenho um note Asus que originalmente veio com windows 8, eu tive um pouco de trabalho com a UEFI, pois o restart "normal" do windows não permitia que eu conseguisse entrar na bios, mas depois de contornar isso consegui dar boot pelo pendrive que continha o linux, depois disso a instalação ocorreu normalmente.

Offline abuelito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:É possivel instalar Ubuntu em qualquer Pc atual?
« Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2015, 15:32 »
Em qualquer "Pc atual" desde que não seja desses baratos,  com uma RAM mínima de 4Gb e HD de 500 Gb, pode ser instalada qq versão de Linux.
A encrenca "atual" é a invenção/imposição (para mim da famigerada MS, tentando frear a perda de mercado pela invasão do software livre) é um tal de UEFI.
Aqui em nosso Fórum vc encontrará vários tópicos analisando esse assunto, e se vc quiser saber, vc precisa saber se vc está programando a compra de um novo equipamento, leia este link >  http://m.tecmundo.com.br/tutorial/80590-desabilitar-opcao-boot-seguro-uefi-bios-computador.htm

Seria altamente recomendável que vc conseguisse uma garantia do vendedor, que o equipamento escolhido por vc, aceite a condição de ajuste de BIOS citada no link recomendado.

Boa sorte.
Para servirle a Dios y a Usted.

Offline jrobertoct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:É possivel instalar Ubuntu em qualquer Pc atual?
« Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2015, 16:19 »
Como já disseram, com o Ubuntu (Unity), não, mas se for com a interface XFCE (Xubuntu) ou LXDE (Lubuntu), aí já dá; até mesmo com o Ubuntu-Mate.
Tenho um lap antigo, com 1GB de RAM e pentium rodando com Lubuntu, LXDE.
Abraços.

Offline marcoslinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • só o Senhor é Deus!
    • Ver perfil
Re:É possivel instalar Ubuntu em qualquer Pc atual?
« Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2015, 18:06 »
Ola pessoal, estou pensando em comprar um notebook novo, so que tenho uma duvida, é possível instalar o ubuntu hj em dia em qualquer notebook? pergunto isso pq sei que existem certas opções nos novos Pc's/Notebooks que impedem a instalação do linux, o que acho vacilo, mas sei que são opções que podem ser desabilitadas no setup, so não lembro agora o nome das opções, como utilizo pcs mais antigos nunca passei por essa situação, e tenho um certo receio quando adquiri um pc novo, por isso gostaria de saber se é possivel em todos os equipamentos atuais desabilitar no setup a opção que impede do linux ser instalado, pois não quero comprar um notebook e ser obrigado a ficar usando windows, gostaria de saber se posso comprar qualquer notebook sem receio, tipo Asus,Dell,Vaio , a principio quero pegar um note da Asus.
Desde já agradeço.
s não estou enganado,a Dell vende notebook com linux, e se vc montar um pc provavelmente aceite.
processador athlon fx 4300 / placa mãe asus m5a78l-m / memoria 04gbs ddr3 1333 markvision/ placa de vídeo nvidia 9500gt / hd 128 gb  ssd e 320 gb wd /ubuntu 15.04/fonte corsair cx 500.

Offline jrobertoct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:É possivel instalar Ubuntu em qualquer Pc atual?
« Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2015, 00:07 »
Oi,
sim, pode mudar pela entrada EFI, no boot, e geralmente o da ASUS costuma não haver problemas para isto.
Você pode até pedir na compra que venha para Linux.
Costuma vir até instruções sobre isto.
Boa sorte.
até