Autor Tópico: Boot Travando  (Lida 2267 vezes)

Offline Ricardo Monteiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Boot Travando
« Online: 23 de Novembro de 2015, 09:18 »
Bom dia pessoal.

Já uso o ubuntu faz algum tempo, mas não sou profundo conhecedor. Há algum tempo tive um problema com o ubuntu padrão (gnome) que não conseguia ver as partições dos meus HDs e não mostrava a barra de menu (onde tem o aplicativos, locais....). Mudei a interface para o Ubuntu Mate e passei a ver tudo o que precisava. A minha máquina é dual boot.

De uns dias para cá, na hora de dar boot a máquina apresentava a tela do grub e selecionava o padrão, aí uma mensagem de "ACPI Probe fail" (ou algo parecido). Isto não causava nenhum problema. Logo depois dava erro de Low Memory, mas vi no fórum que era um erro de compilação do Kernel. O problema  é que agora, ao selecionar o item no grub, a máquina simplesmente trava. As últimas 3 vezes que liguei a máquina tive que entrar pelo Windows, ficar um tempo nele e depois rebootar.... aí volta o erro do Probe e tal.

O que posso fazer para resolver isso? Gosto muito do ubuntu, desenvolvo minhas aplicações nele mas estou receoso de ficar na mão, perder tudo.

A minha máquina é um HP Core i7 com 12 Gb de RAM e 1 também de HD. A versão do Ubuntu Mate é a 15.10.

Grato,
Ricardo

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Boot Travando
« Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2015, 18:00 »
Qual o modelo exato do Notebook HP?

Está usando a versão mais atual do kernel do 15.10?

Execute o seguinte comando no terminal:

sudo journalctl


E depois copie e cole o resultado aqui.

Em alguns casos desligar o UEFI resolve.  Não sei se é possível fazer isso na BIOS do seu Notebook.  Você usaria o UEFI para entrar no Windows.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2