Autor Tópico: Dúvida sobre regra VIII do fórum  (Lida 9224 vezes)

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Dúvida sobre regra VIII do fórum
« Online: 26 de Outubro de 2015, 09:54 »
Olá a todos

Olhando alguns tópicos na Quarentena do Fórum, um me chamou a atenção:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,118654.msg652628.html#msg652628

Como podem ver, foi enquandrado na Regra de anti-pirataria, mas qual seria a pirataria nesse caso? A solicitação era para baixar vídeos no "youtube e outros sites". Baixar vídeos do Youtube eu acho que não fere a regra. Inclusive há inúmeros tópicos em diferentes seções do Fórum sobre isso. E "outros sites" como não foi espicificado quais seriam, como classificar como pirataria?

Grato pela atenção.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre regra VIII do fórum
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2015, 12:45 »
As regras do YouTube mudaram.

Citar
Não é permitido fazer o download de vídeos de outras pessoas no YouTube. No entanto, você sempre poderá fazer o download de MP4s dos vídeos que enviou. Isso pode ser feito em um

WWW.youtube.com


Creio ser auto explicativo.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre regra VIII do fórum
« Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2015, 13:36 »
Na verdade depende. Sempre teve a licença padrão do yt, presente nos termos de serviço, e depois de uns anos eles adicionaram a creative commons como uma alternativa.

A licença padrão até onde lembro só fornece ao yt o direito de transmissão e coisas do tipo, portanto só podem ser baixados em alguns casos específicos de uso justo/exceções da lei de direito autoral  (varia de país pra país).

A creative commons adotada pelo yt fornece alguns direitos extras se comparado com a padrão, mas eu não costumo ver muitos vídeos lá usando ela.

paulinho1971

  • Visitante
Re:Dúvida sobre regra VIII do fórum
« Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2015, 16:04 »
Não conheço leis a fundo, mas o caso pode ser interpretado assim, no youtube o que tiver lá deve também deixar explicíto a propriedade, porém, como fazer isso?

Postam vídeos dos programas de televisão lá, são os prprietários que os fazem?.... Luan Santana, Pink Floyd etc., etc.

Controvérsias aos montes na gigante Google não? Nem me atrevo a entendê-las deixo isso para os Dr. Eu não quis ser :)

Vejo isso mais ou menos como o caso do Sr. Stallman ter em seu antigo notebook o adesivo: "Mp3 is not a crime"

T+

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre regra VIII do fórum
« Resposta #4 Online: 26 de Outubro de 2015, 17:08 »
Olá a todos

Olhando alguns tópicos na Quarentena do Fórum, um me chamou a atenção:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,118654.msg652628.html#msg652628

Como podem ver, foi enquandrado na Regra de anti-pirataria, mas qual seria a pirataria nesse caso? A solicitação era para baixar vídeos no "youtube e outros sites". Baixar vídeos do Youtube eu acho que não fere a regra. Inclusive há inúmeros tópicos em diferentes seções do Fórum sobre isso. E "outros sites" como não foi espicificado quais seriam, como classificar como pirataria?

Grato pela atenção.

Pirataria é o que está descrito no artigo 184 do Código Penal Brasileiro: "Violar direito autoral".
Parece muito vago pois no direito se trata de uma lei penal em branco, ou seja, é explicado por outras leis, em especial a lei 9610 e 9610, respectivamente a lei de direitos autorais e a lei de software.

Basicamente, na legislação brasileira, nas leis citadas, violar significa fazer qualquer coisa não autorizada pelo autor da obra ou do aplicativo (no caso Youtube). Então, sim, mesmo sem lucro, é crime.

Como era uma questão complexa nós deixávamos passar alguns tópicos mas fomos penalizados pelo Google com a remoção de anúncios (que mantém a estrutura do fórum) por conta deste tópicos que ensinam a baixar vídeos no Youtube então passamos a ser mais enérgicos com este tipo de conteúdo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

paulinho1971

  • Visitante
Re:Dúvida sobre regra VIII do fórum
« Resposta #5 Online: 26 de Outubro de 2015, 20:29 »

Pirataria é o que está descrito no artigo 184 do Código Penal Brasileiro: "Violar direito autoral".
Parece muito vago pois no direito se trata de uma lei penal em branco, ou seja, é explicado por outras leis, em especial a lei 9610 e 9610, respectivamente a lei de direitos autorais e a lei de software.

Basicamente, na legislação brasileira, nas leis citadas, violar significa fazer qualquer coisa não autorizada pelo autor da obra ou do aplicativo (no caso Youtube). Então, sim, mesmo sem lucro, é crime.

Como era uma questão complexa nós deixávamos passar alguns tópicos mas fomos penalizados pelo Google com a remoção de anúncios (que mantém a estrutura do fórum) por conta deste tópicos que ensinam a baixar vídeos no Youtube então passamos a ser mais enérgicos com este tipo de conteúdo.
Humm, agora sim e, me curvo ante a explanação, resumindo, postou no youtube a licença que vale é a do aplicativo (software), ok, valeu agente100gelo.

Creio que assim tudo d duvida fica elucidado.

T+

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre regra VIII do fórum
« Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2015, 23:34 »
Vale o a que o autor escolheu, no yt existem duas opções e fica no que expliquei.

paulinho1971

  • Visitante
Re:Dúvida sobre regra VIII do fórum
« Resposta #7 Online: 27 de Outubro de 2015, 00:26 »
Vale o a que o autor escolheu, no yt existem duas opções e fica no que expliquei.
Sim entendi também você nobre irtigor, mas o caso é umas pode baixar? Não né, pois se não o google não teria bloqueado os banners daqui

???

T+

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre regra VIII do fórum
« Resposta #8 Online: 27 de Outubro de 2015, 10:53 »
Pirataria é o que está descrito no artigo 184 do Código Penal Brasileiro: "Violar direito autoral".
Parece muito vago pois no direito se trata de uma lei penal em branco, ou seja, é explicado por outras leis, em especial a lei 9610 e 9610, respectivamente a lei de direitos autorais e a lei de software.

Basicamente, na legislação brasileira, nas leis citadas, violar significa fazer qualquer coisa não autorizada pelo autor da obra ou do aplicativo (no caso Youtube). Então, sim, mesmo sem lucro, é crime.

Como era uma questão complexa nós deixávamos passar alguns tópicos mas fomos penalizados pelo Google com a remoção de anúncios (que mantém a estrutura do fórum) por conta deste tópicos que ensinam a baixar vídeos no Youtube então passamos a ser mais enérgicos com este tipo de conteúdo.

Agora sim 100% esclarecido, obrigado!!!

Só mais uma pegunta boba sobre outra coisa: nessa seção do Fórum, que não é sobre suporte técnico, precisa colocar Resolvido no título?
« Última modificação: 27 de Outubro de 2015, 11:03 por Anderson_Coelho »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre regra VIII do fórum
« Resposta #9 Online: 27 de Outubro de 2015, 14:38 »
Vale o a que o autor escolheu, no yt existem duas opções e fica no que expliquei.
Sim entendi também você nobre irtigor, mas o caso é umas pode baixar? Não né, pois se não o google não teria bloqueado os banners daqui

Pelo jeito não intendeu, porque a resposta é depende, como falei no meu comentário anterior, entretanto também não vale a pena pra esse fórum ficar disputando, já que na maioria das vezes o uso é provavelmente ilegal.