Autor Tópico: Atualizar versão do Sistema ou instalar sistema do zero?  (Lida 5567 vezes)

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Atualizar versão do Sistema ou instalar sistema do zero?
« Online: 15 de Outubro de 2015, 09:28 »
Pessoal, eu gostaria de saber , afinal podemos atualizar uma distribuição linux para outra, ou devemos instalar sempre uma nova distribuição no sistema, me disseram que pode dar problemas atualizar uma distro para outra direto pelo sistema ex: ubuntu 14.10 para ubuntu 15.04 , me disseram que o melhor é instalar do zero a nova versão que sair, mas afinal temos a opção que aparece no sistema para atualizar a versão da distro, logo não deveria sem um problema fazer esse processo, acredito eu, eu gostaria de saber de vcs, devemos atualizar uma versão de linux direto pelo sistema , ou instalar uma nova do zero, no meu caso so acho q instalar do zero da mais trabalho, uma vez que terei que instalar todos os softwares novamente, gostaria de saber a opinião de vcs,

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Atualizar versão do Sistema ou instalar sistema do zero?
« Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2015, 10:03 »
Eu sempre prefiro fazer instalações limpas em minhas máquinas de uso pessoal.  Só faço atualizações de uma versão para outra em servidores. E mesmo assim só quando não altera muita coisa do funcionamento interno do sistema. Por exemplo, quando o CentOS 6 passou para o 7 com systemd, eu reinstalei meu servidor do zero!

Se preferir mesmo atualizar de uma versão para outra sempre consulte antes a documentação da nova versão para saber sobre alguma particularidade durante o processo. Evita muitas surpresas e dores de cabeça posteriores.

Eu nunca gostei de fazer atualizações de uma versão para outra no Ubuntu pois eles sempre mudam muitas coisas no sistema, ou seja, o risco de dar problema é alto. Evidentemente você deve encontrar usuários que vão te falar dos seus casos de sucesso com suas atualizações. E também instalações limpas ficam mais rápidas que as atualizações de uma versão para outra. 

Minha opinião pessoal, só isso, você pediu não foi?   :)
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Atualizar versão do Sistema ou instalar sistema do zero?
« Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2015, 10:16 »
Eu tenho feito atualizações recorrentes. Dá menos trabalho.
Só instalo do zero depois de umas 3 ou 4 atualizações ou quando vou brincar com alguma coisa e o sistema fica meio estranho.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

paulinho1971

  • Visitante
Re:Atualizar versão do Sistema ou instalar sistema do zero?
« Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2015, 10:34 »
[teclado ainda em fase de setup sem acentuacao]
Como disse o Galactus, sim fica mais rapido, mas tambem e possivel sim, porem esse modelo de passar de uma versao para outra apenas por atualizacoes e melhor deixar para as Rollings (PCLinuxOS, Arch Linux, Manjaro, Chakra....)

T+

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Atualizar versão do Sistema ou instalar sistema do zero?
« Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2015, 11:11 »
Instalação limpa sempre. Meu sistema é bem simples, sem muitas modificações, ícones novos ou "PPAs". Depois de instalar as atualizações pós-instalação e passar o backup é só instalar o Vlc, o Chrome, o Dropbox, e já tá praticamente pronto.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Re:Atualizar versão do Sistema ou instalar sistema do zero?
« Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2015, 12:39 »
Bom então acho q no caso do ubuntu vou fazer isso instalar sempre do zero, mas so vou fazer isso com as versões LTS , pq fazer acada 6 meses ai fica complicado ne rs, pelo menos eu tenho aqui o meu /home separado e ai na hora de formatar consigo manter os arquivos pessoais,  eu queria muito a opinião de vcs , pq no windows é um sistema que se formata a toda hora, e queria manter o meu sistema sempre atualizando dentro dele para uma nova versão, mas como vcs estão dizendo q pode ter risco de dar problema, eu vou evitar.

paulinho1971

  • Visitante
Re:Atualizar versão do Sistema ou instalar sistema do zero?
« Resposta #6 Online: 15 de Outubro de 2015, 16:46 »
Mesmo voce usando as versoes intermediarias ou seja as que tem versoes de 6 em 6 meses nao complica muito se voce usa sua /home separada.

T+

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Re:Atualizar versão do Sistema ou instalar sistema do zero?
« Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2015, 09:17 »
Mesmo voce usando as versoes intermediarias ou seja as que tem versoes de 6 em 6 meses nao complica muito se voce usa sua /home separada.

T+

Sim sim, mas acho que vou meio que ignorar essas versões de 6 em 6 meses no meu pc, e utilizar so LTS, pq ai so troco o sistema de 2 em 2 anos , ai eu instalo do zero e so mantenho os dados do /home, pq sejamos sinceros , ninguem merece ter que instalar um sistema novo a cada 6 meses rsrs.

paulinho1971

  • Visitante
Re:Atualizar versão do Sistema ou instalar sistema do zero?
« Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2015, 09:23 »

Sim sim, mas acho que vou meio que ignorar essas versões de 6 em 6 meses no meu pc, e utilizar so LTS, pq ai so troco o sistema de 2 em 2 anos , ai eu instalo do zero e so mantenho os dados do /home, pq sejamos sinceros , ninguem merece ter que instalar um sistema novo a cada 6 meses rsrs.
Ou..., de 5 em 5 anos, aqui foi e é o que sempre faço uso as LTS até o último dia de suporte de cada uma ou seja, se estou no 14.04, mesmo saindo uma em 16.04, passo, 18.04, passo, termina o suporte da minha distro buáá, ai sim eu penso se baixo, gravo, instalo ou atualizo, mas isso é o que eu faço, se for recomendar, recomendo que mesmo usando até o último suspiro, baixe, grave, reinstale ;)

T+

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Re:Atualizar versão do Sistema ou instalar sistema do zero?
« Resposta #9 Online: 16 de Outubro de 2015, 12:25 »

Sim sim, mas acho que vou meio que ignorar essas versões de 6 em 6 meses no meu pc, e utilizar so LTS, pq ai so troco o sistema de 2 em 2 anos , ai eu instalo do zero e so mantenho os dados do /home, pq sejamos sinceros , ninguem merece ter que instalar um sistema novo a cada 6 meses rsrs.
Ou..., de 5 em 5 anos, aqui foi e é o que sempre faço uso as LTS até o último dia de suporte de cada uma ou seja, se estou no 14.04, mesmo saindo uma em 16.04, passo, 18.04, passo, termina o suporte da minha distro buáá, ai sim eu penso se baixo, gravo, instalo ou atualizo, mas isso é o que eu faço, se for recomendar, recomendo que mesmo usando até o último suspiro, baixe, grave, reinstale ;)

T+

É mais nesse caso é ruim por ficar mtu tempo sem as novidades recentes das distribuições, ja acho mtu tempo esse , ate la ja tem nova interface, novas versoes das ferramentas, novas funcionalidades, etc...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Atualizar versão do Sistema ou instalar sistema do zero?
« Resposta #10 Online: 16 de Outubro de 2015, 18:15 »
O problema está em uma única palavra: "Sempre". Sempre não existe!!!

Toda atualização deve ser avaliada. Há casos em que vale mais a pena instalar do zero, e há casos em que vale mais a pena atualizar. Cada um tem que ver qual enfoque vale mais a pena.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D