Autor Tópico: Sem som após Instalação limpa do Ubuntu 15.04.  (Lida 2215 vezes)

Offline bruno_69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Sem som após Instalação limpa do Ubuntu 15.04.
« Online: 17 de Setembro de 2015, 09:23 »
Estava fazendo upgrade do Ubuntu desde o 11.04, para o 15.04 resolvi fazer uma instalação limpa mas não consigo fazer o som funcionar, problema que nunca tive antes, já tentei o alsamixer, ja reinstalei o pulse e o alsa mas sem sucesso, a única coisa que sai dos fones é um som branco quando aumento determinados canais no alsamixer. Não sei mais o que fazer, a "solução" que vejo é o downgrade pro 14.04 ou tentar outra distro.
A placa de som é a da placa mãe esse modelo:
Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller (rev 02)
Realtek ALC888


« Última modificação: 17 de Setembro de 2015, 11:15 por bruno_69 »

Offline bruno_69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Sem som após Instalação limpa do Ubuntu 15.04.
« Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2015, 17:40 »
Consegui, o problema é que o Ubuntu estava usando a saída digital como padrão e eu não conseguia escolher a analógica porque não aparecia nas configurações de som do Ubuntu. Como resolvi:
Primeiro listei as saídas de som disponíveis:

$ aplay -l
**** Lista de Dispositivos PLAYBACK Hardware ****
placa 0: Intel [HDA Intel], dispositivo 0: ALC888 Analog [ALC888 Analog]
  Dispositivo secundário: 1/1
  Dispositivo secundário #0: subdevice #0
placa 0: Intel [HDA Intel], dispositivo 1: ALC888 Digital [ALC888 Digital]
  Dispositivo secundário: 1/1
  Dispositivo secundário #0: subdevice #0


Apareceu a analógica e a digital, depois disso testei as duas e consegui ouvir o som na primeira, para isso usei o comando aplay -D plughw:<card>,<device> sound.wav

aplay -D plughw:0,0 /usr/share/sounds/alsa/Rear_Right.wav
Tocando WAVE '/usr/share/sounds/alsa/Rear_Right.wav' : Signed 16 bit Little Endian, Taxa 48000 Hz, Mono


Tocou o som bonitinho agora preciso colocar esta saída como padrão para saber os perfis de saida da placa executei:

$ pacmd list-cards

Vai listar as placas disponíveis, index, e os perfis suportados. Como só tenho uma placa o index vai ser 0 e o perfil é o
"output:analog-stereo: Saída de Estéreo analógico (priority 6000, available: unknown)"

Para escolher esta opção executei:

$ pacmd set-card-profile 0 output:analog-stereo


Por ultimo para tornar esta opção permanente editei o arquivo /etc/pulse/default.pa adicionando isso ao final:

set-card-profile 0  output:analog-stereo
set-default-sink 0


Pronto parece que agora vai, além disso tive outro problema com o som nesta versão do Ubuntu eu fiquei meio perdido porque nunca tinha mexido muito nessas partes do sistema, acho que vale a pena reportar o bug, estarei fazendo isso logo.