Autor Tópico: Tutorial como instalar Ubuntu em Mac Intel 64bits  (Lida 6097 vezes)

Offline lucianox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Tutorial como instalar Ubuntu em Mac Intel 64bits
« Online: 13 de Setembro de 2015, 15:39 »
Eu pesquisei muito antes de instalar o Ubuntu 15.04 no meu iMac versão 13,1 de 21,5" mas tinha poucos tutoriais bons em pt BR e ainda assim fiquei com muitas dúvidas mas no final das contas funcionou tudo: video, rede, câmera, bluetooth, brilho da tela, sensores etc.
Este tutorial dá uma visão geral do processo conforme a minha experiência. Linux em Mac roda muito bem! Use por sua conta e risco e boa sorte.

Recomendações gerais
Mesmo se você quiser só o Linux, recomendo que você mantenha o Mac OS X para fins de atualização de firmware. Além disso, se um dia você quiser instalar o OS X de novo vai ser mais trabalhoso.
Use o rEFInd. Caso você entre no OS X poucas vezes pode pular esta etapa.
Teclado e mouse USB se o seu caso não for Macbook.
Pendrive ou então um DVD virgem.
Esqueça BootCamp e UNetbootin.
Caso você já tenha criado uma Hybrid MBR ou partição para BIOS para auxiliar em instalações de outros SOs, tente retornar a tabela de partição do HD para GPT puro deixando apenas a partição ESP como bootável. Eu avisei.
-------------------------------------------

Conteúdo
  • Gravando e testando a mídia
  • Preparando o sistema para a instalação
  • Instalar Ubuntu
  • Pós instalação
  • Bugs conhecidos
-------------------------------------------

Gravando e testando a mídia
Faça o download da versão 64bits, ou seja, ubuntu-versao-desktop-amd64.iso.
Grave a imagem baixada no DVD ou no pendrive seguindo as instruções no http://www.ubuntu.com/download/desktop na seção "Easy ways to switch to Ubuntu".
Insira o pendrive/DVD e reinicie seu Mac. Na tela antes do som da Apple pressione a tecla alt/option ou a tecla c. Vai aparecer o boot manager do Mac, escolha dar boot pela sua mídia.
ATENÇÃO. É esta tela que deve aparecer (boot em UEFI):


Acho improvável mas caso apareça esta:

REINICIE e tente de novo. Você não vai querer instalar no modo BIOS/Legacy/CSM.

Escolha Try Ubuntu without installing e aguarde até aparecer a Área de Trabalho.
Teste som, rede etc. OBS: não tenho informações de como configurar a rede wifi em modo live nos Macbooks que não possuem o conector Ethernet.
Feito os testes, reinicie e volte ao OS X.
OBS: meu iMac ficou com estática na tela que foi resolvido após a instalação.
-------------------------------------------

Preparando o sistema para a instalação
Faça o download do binary do rEFInd em http://www.rodsbooks.com/refind/getting.html e extraia os arquivos.
Para instalar basta abrir o terminal e digitar
Código: [Selecionar]
./install.sh dentro do diretório extraído.
Desligue seu Mac e ligue novamente (não reinicie) e o menu do rEFInd deve aparecer. Não se preocupe caso não goste dele porque dá pra tirar depois.

Agora ainda no OS X, crie as partições.
Lembre-se:
Faça backup dos seus dados.
Conecte o Mac na tomada.
Uma vez diminuída, é difícil voltar a partição para o tamanho em que se encontrava.

Abra o disk utility. É provável que na coluna à esquerda tenha Macintosh HD - selecione e clique em Partição. Repare na linha abaixo Partition Map Scheme: GUID (é isso que a gente quer).
Aqui vamos diminuir o tamanho da partição principal e criar mais 2. Uma será o raiz "/" da instalação do Linux e a outra será swap. Eu costumo usar 3 partições: /, /home e swap assim eu não preciso mover meus dados a cada instalação do SO. Você decide.
Já fez o backup dos seus dados?
A quantidade de espaço é com você, penso que 20GB para o Ubuntu é o suficiente. Para swap minha sugestão é: se for notebook calcule pelo menos RAM + 1GB senão 2GB está bom. Diminua o tamanho da partição arrastando com o mouse. Não defina o tipo da partição ainda, apenas deixe como free space (espaço livre).
Se você suspeitar de algo errado clique em revert (reverter) e comece de novo. O sistema só vai aplicar as alterações quando você clicar em apply (aplicar).
Vai ficar assim: Macintosh HD | espaço livre | espaço livre.
-------------------------------------------

Instalar Ubuntu
A parte fácil :)
Com a mídia da instalação inserida, dê boot via menu do rEFInd. Vai ter mais de uma opção, escolha a que tenha o ícone da sua mídia e que tenha no nome "\EFI".
Aqui você pode dar boot da mesma maneira do teste (lembra do boot no modo UEFI né?) ou escolher logo instalar.
Por algum motivo o meu instalador não detectou o OS X. Independente disso escolha instalação avançada (something else).
Repare que o layout das partições é um pouco diferente da tela do disk utility porque este não mostra as partições da ESP e recovery. Deve ser algo assim:
/dev/sda1 = EFI (ESP bootável)
/dev/sda2 = OS X (customer)
/dev/sda3 = OS X (recovery HD)
(os próximos depende de como você configurou)
Selecione a partição onde será a swap e clique em modificar e marque para usar como swap e para formatar.
Selecione a partição onde será o raiz e marque para usar como ext4 no ponto de montagem / e para formatar.
Se for usar /home separado, bom acho que já está óbvio.
Local para instalação do gerenciador de boot deixe o padrão porque o instalador vai instalá-lo na partição EFI de qualquer maneira.

Clique em instalar agora.
-----------------------------------------

Pós instalação
Depois da instalação, caso apareça o menu do grub com as opções de boot para o Ubuntu e o OS X, ótimo! Teste se está carregando tudo OK e deixe assim.
Senão, pode acontecer a mesma coisa que aconteceu comigo: o Mac dá boot direto no Ubuntu.
Para consertar, entre no OS X (segurando a tecla alt/option durante o som da Apple) e reinstale o rEFInd. Desligue e ligue e deve aparecer as opções de boot do Ubuntu. Use o grubx64.
OBS: no meu caso eu reinstalei via Linux mesmo e funcionou mas depois fiquei sabendo que no Mac o recomendado é sempre instalar via OS X para evitar qualquer possibilidade de corromper a NVRAM. É uma afirmação sem sentido mas isso já é assunto para outro tópico.
Voltando ao assunto, tenha a certeza de que o Ubuntu foi instalado em modo UEFI digitando o seguinte comando no terminal:
Código: [Selecionar]
ls /sys/firmware/efi
Se aparecer alguns diretórios e arquivos, sucesso!

Agora no Ubuntu é só configurar os drivers em Configurações do Sistema - Programas e Atualizações - na aba drivers. Driver de video procure pelo "testado".

O layout do teclado configure para Inglês (EUA, alternativo Internacional) onde o ç é ' + c. Page up é Fn + direcional para cima. F1 = Fn + F1. Mais info sobre o teclado da Apple em https://help.ubuntu.com/community/AppleKeyboard.
----------------------------------------

Bugs conhecidos
O teclado bluetooth não fica pareado se você parear no OS X e depois entrar no Ubuntu e vice-versa.
O teclado bluetooth não responde no boot.
Toda vez que há uma atualização de kernel, o Ubuntu desvia o rEFInd e entra direto.
Há antigos relatos de atraso de 30 segundos antes de aparecer o menu do rEFInd em alguns Macs.

Em caso de dúvidas é só perguntar.
Oldschool