Saiba como usar um sistema Linux Live diretamente do disco a partir de uma imagem ISO, sem precisar gravar pendrive ou DVD!!!O gerenciador de boot do Linux, o GRUB 2, pode inicializar arquivos de imagem ISO diretamente do disco rígido do seu computador. Esse recurso, permite você inicializar (“dar boot“) um sistema LiveCD sem a necessidade de um pendrive ou CD/DVD para queimar a imagem ISO.
Além disso, é possível instalar um sistema Linux, em uma outra partição do disco rígido já particionada, sem queimar em um disco ou iniciar a partir de um pendrive.
Embora seja fácil de queimar arquivos ISO em um disco USB ou CD/DVD; em certos casos, pode-se querer executar a mesma imagem ISO muitas vezes ou executar diferentes sistemas Live regularmente.
Com o GRUB 2 é possível configurar de modo que você não precise queimar as imagens ISOs constantemente ou usar uma unidade USB. Basta executar usar um sistema Linux Live diretamente do disco a partir de uma imagem ISO.
Realizamos este processo no Ubuntu 12.04 e 14.04 – Ubuntu. Outras distribuições Linux deve funcionar de forma semelhante.1 – Obtendo a imagem ISOPara obter uma imagem ISO, você deverá visitar o site da distribuição desejada e fazer download de qualquer imagem que seja compatível com a sua configuração. Se a imagem pode ser iniciada a partir de um pendrive, ela deve ser capaz de iniciar a partir do menu GRUB também.
No no nosso caso, escolhi a imagem ISO do Ubuntu-Mate.
2 – Determinando o caminho da partição do disco rígidoO GRUB usa uma notação diferente do sistema Linux para referenciar o dispositivo de disco. Em um sistema Linux, /dev/sda0 é a primeira partição no primeiro disco rígido. No GRUB, (hd0,1) é equivalente a /dev/sda0. O 0 (“zero”) significa o primeiro disco rígido, já o 1 (“hum”) significa a primeira partição desse disco.
Você pode usar o comando fdisk -l para exibir essas informações. No Ubuntu, abra um terminal e execute o seguinte comando:
sudo fdisk -l
Você verá uma lista de caminhos de dispositivo do Linux, que você pode alterar para nomes de dispositivo do GRUB. Por exemplo, abaixo podemos ver a partição do sistema é /dev/sda1 – de modo que (hd0,1) será usado para o GRUB.
Disco /dev/sda: 500.1 GB, 500107862016 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilhas, 60801 cilindros, total de 976773168 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho do setor (lógico/físico): 512 bytes / 512 bytes
Tamanho da E/S (mínimo/ideal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x359d0186
Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1 * 2048 206847 102400 83 Linux/dev/sda3 411525118 976771071 282622977 5 Estendida
/dev/sda6 970915840 976771071 2927616 82 Linux swap / Solaris
3 – Configurando o GRUB 2A maneira mais fácil e abrir o arquivo /etc/grub.d/40_custom para edição com privilégios de root. No Ubuntu, você pode fazer isso abrindo uma janela de terminal e executando o seguinte comando:
sudo gedit /etc/grub.d/40_custom
e veja;
#!/bin/sh
exec tail -n +3 $0
# This file provides an easy way to add custom menu entries. Simply type the
# menu entries you want to add after this comment. Be careful not to change
# the 'exec tail' line above.
Agora e facil, e so adicionar no final do aquivo a entrada para a ISO;
menuentry "Ubuntu Mate Live" {
set isofile="/home/platao/UbuntuISO/ubuntu-mate-15.04-desktop-amd64.iso"
loopback loop (hd0,1)$isofile
echo "Starting $isofile..."
linux (loop)/casper/vmlinuz.efi boot=casper iso-scan/filename=${isofile} quiet splash
initrd (loop)/casper/initrd.lz
}
ficando dessa forma;
#!/bin/sh
exec tail -n +3 $0
# This file provides an easy way to add custom menu entries. Simply type the
# menu entries you want to add after this comment. Be careful not to change
# the 'exec tail' line above.
menuentry "Ubuntu Mate Live" {
set isofile="/home/platao/UbuntuISO/ubuntu-mate-15.04-desktop-amd64.iso"
loopback loop (hd0,1)$isofile
echo "Starting $isofile..."
linux (loop)/casper/vmlinuz.efi boot=casper iso-scan/filename=${isofile} quiet splash
initrd (loop)/casper/initrd.lz
}
Lembrando que vc tem que colocar a partição como citado acima , em que esta o seu sistema no caso (hd0,1) e colocar o caminho onde esta a ISO do Ubuntu, no meu caso /home/platao/ubuntu-mate-15.04-desktop-amd64.iso
Salve o arquivo. Por fim, retorne para a janela do Terminal e execute o comando:
sudo update-grub
A próxima vez que você iniciar seu computador, caso ele nao va para o menu do grub aperte as duas teclas shift do teclado e segure durante a inicialização do sistema ou edite o grub em etc/default/grub e você verá a entrada de inicialização do arquivo ISO.
GRUB_DEFAULT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true
deixe assim se necessario para que apareça o menu do grub;
#GRUB_DEFAULT=0
#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true
retorne para a janela do Terminal e execute o comando:
sudo update-grub
Assim, você poderá escolher a imagem ISO do sistema que desejar para usar como LIVE e ate instalar se vc ja deixou um espaço no disco rigido ou SSD.Dica do amigo Creto Boot pela ISO;** (bootfromiso) lá em
http://manual.siduction.org/hd-install-opts ferramenta a quem não quer gastar dindin com mídias.
Dica do amigo Antony Gabarron (complemento);Muito interessante, gostei mesmo do post então vou deixar minha contribuição.
Você pode facilmente criar essas entradas com essas entradas o grub-customizer, que te permite adicionar, remover, organizar, colocar uma foto no grub, mudar a fonte, cor da fonte e até CRIAR UM MENU específico para colocar todas as suas isos de boot para evitar a poluição visual no seu GRUB, entre outras funcionalidades de personalização.
Para instalá-lo siga os comandos:
sudo add-apt-repository ppa:danielrichter2007/grub-customizer
sudo apt-get update
sudo apt-get install grub-customizer
----------------------LINK:fonte:
http://www.edivaldobrito.com.br/como-instalar-o-grub-customizer-no-ubuntu-13-04/========================================================
Conforme o @platao citou, você pode colocar isos de liveCDs de outras distribuições de linux. Você também pode colocar ferramentas como o Gparted e outras que podem ser muito úteis durante uma manutenção, reinstalação do sistema, instalar um novo sistema, etc...
Embora você possa possa iniciar praticamente qualquer LiveCD como o @platao ensinou, é importante se atentar a alguns detalhes:
1º Na linha "linux (loop)/casper/vmlinuz.efi boot=casper iso-scan/filename=${isofile} quiet splash", "/casper/vmlinuz.efi" é o caminho exato DENTRO DA ISO onde você encontra a imagem do Kernel que será inicializada. Então é interessante saber que o diretório as vezes muda de uma distro para a outra.
2º Ainda na linha "
linux (loop)/casper/vmlinuz.efi boot=casper iso-scan/filename=${isofile} quiet splash", "boot=casper iso-scan/filename=${isofile} quiet splash" são todos parâmetros de boot, algumas distribuições exigem parâmetros diferentes para serem iniciadas corretamente.
Se você tiver problemas com esses parâmetros em outras distribuições, procure no google "live boot parameters" e o nome da sua distribuição.
Neste link você encontra uma lista completa com descrição dos parâmetros suportados:
----------------------LINK:https://craftedflash.com/info/live-distro-boot-parameters (em inglês)
3º Na linha "
initrd (loop)/casper/initrd.lz", "/casper/initrd.lz" também é o caminho exato DENTRO DA ISO e que pode ser diferente do caminho de outra iso.
Nos itens 1º e 3º, eu falo sobre os caminhos dos arquivos de inicialização do boot da sua distribuição. Você pode verificar a pasta de onde se encontram esses arquivos abrindo a iso e explorando os arquivos contidos nela. No ubuntu vc faz isso clicando com o botão direito na iso > Abrir com > Gerenciador de Arquivos Compactados
========================================================
RECOMENDO TESTAR O GRUB CUSTOMIZER, foi muito útil para mim.
========================================================
----------------------LINKs:Abaixo alguns links úteis que contêm tutoriais com exemplos de outras distribuições, ferramentas, configurações:
https://groups.google.com/forum/#!msg/gcc-sd/SkAPKfmpHYc/-jH0qR7z9lkJ (em português, com exemplos de distribuições)
http://www.howtogeek.com/196933/how-to-boot-linux-iso-images-directly-from-your-hard-drive/ (em inglês, com imagens)
Artigo original;
http://www.linuxdescomplicado.com.br/2015/09/usar-um-sistema-linux-live-diretamente-do-disco-a-partir-de-uma-imagem-iso.htmlhttp://www.howtogeek.com/196655/how-to-configure-the-grub2-boot-loaders-settings/http://www.howtogeek.com/196933/how-to-boot-linux-iso-images-directly-from-your-hard-drive/https://www.maketecheasier.com/run-iso-files-hdd-grub2/