Autor Tópico: Tem como dispensar senha para login de usuário padrão?  (Lida 2015 vezes)

Offline André Luiz D Queiroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Tem como dispensar senha para login de usuário padrão?
« Online: 10 de Setembro de 2015, 15:23 »
Pessoal,
Estou voltando a usar Ubuntu em uma das máquinas de casa, no lugar de um Windows 7 que 'cismou de não bootar ' direito...! Instalei o Ubuntu 14.04 no HD, a partir do LiveUSB (muito bom! Rápido e fácil, gostei! Muito melhor que o instalador de minha distro habitual...!), e em menos de 15 min já estava com o sistema operacional. Porém.... Como a máquina é para "Dn Patroa" e para minha sobrinha 'aborrescente', adicionei os dois usuários padrão (sem privilégios de administrador)  para cada uma, e pretendia configurá-los para iniciar sessão sem senha mesmo, não preciso de muita 'neura' com segurança. Só que...!, o sistema não deixou habilitar as contas dos usuários adicionais sem senha. Tá..., então fui setar as senhas delas, as mesmas que já usavam na outra máquina de casa, rodando Mageia 4, com KDE -- senhas simples com não mais que 5 letras. Mas o Ubuntu não aceitou! Tivemos que escolher senhas bem mais longas, incluindo espaço entre as palavras, para o sistema aceitá-las com 'razoável' e seguir com a habilitação de cada conta... Para minha própria conta de usuário administrador criada durante a instalação, não houve tal exigência -- usei uma senha com duas letras, que o sistema acusou como 'muito curta' mas acatou.
Como posso configurar o sistema para dispensar senha de login para as usuários padrão? Como mencionei, não precisamos de 'tanta' segurança assim, elas não vão instalar/desinstalar/alterar nada na máquina (isso só eu faço!), e sem senha o login é mais rápido...!
Valeu!
« Última modificação: 11 de Setembro de 2015, 14:56 por André Luiz D Queiroz »

Offline joãobritodesouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 173
    • Ver perfil
Re:Tem como dispensar senha para login de usuário padrão?
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2015, 13:57 »
O problema e quando você instala o programa, essa senha acaba ficando também como senha para você entrar como root no terminal, synaptic e central de programas do ubuntu, a solução seria você criar outro usuário(ou o proprio convidado).

Offline André Luiz D Queiroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re:Tem como dispensar senha para login de usuário padrão?
« Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2015, 15:11 »
Obrigado pelo interesse, João. Mas me parece que não é bem o caso...
Como disse, a minha própria conta de usuário administrador (com privilégios de instalação/desinstalação de programas, etc) foi criada durante a instalação. E, aliás, não vi no instalador opção de criar outras contas ainda durante a instalação do sistema. Depois que bootou pela primeira vez, lá fui eu criar as demais contas de usuário, como usuários padrão -- ponto! As contas de usuários foram criadas mas, como não adicionei senha para cada uma, elas estavam desabilitadas para login. Então, tive que criar uma senha para cada, mas não pude usar as senhas curtas que pretendia, as mesmas que Dn Patroa e minha sobrinha usavam no outro sistema (Mageia), o Ubuntu simplesmente não aceitou!..
A título de comparação, no Mageia (fork do antigo Mandriva) é perfeitamente possível ao usuário comum não usar senha de login, isso é configurável dentro do MCC (Mageia Control Center), mas só com a senha de root ("su") ; não há usuário 'administrador' (à la Windows), alterações na configuração só como "su" mesmo -- aliás, a senha de root é a primeira a ser definida durante a instalação do Mageia, e só depois a(s) do(s) usuário(s) comum(ns)...
Bem, deve ter um jeito sim. Talvez via terminal, logado como root, eu consiga configurar o login dos usuários comuns sem exigir senha.
Valeu!!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Tem como dispensar senha para login de usuário padrão?
« Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2015, 16:10 »
Aqui no meu Ubuntu 15.04 tem acesso meus dois filhos sem senha.
Procura o aplicativos usuários (estou no gnome-shell mas deve ser só escrever isso no Unity). Tem opção para login sem senha.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline André Luiz D Queiroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re:Tem como dispensar senha para login de usuário padrão?
« Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2015, 16:22 »
Citar
Enviado por: agente100gelo
« Online: Hoje às 16:10 »

Aqui no meu Ubuntu 15.04 tem acesso meus dois filhos sem senha.
Procura o aplicativos usuários (estou no gnome-shell mas deve ser só escrever isso no Unity). Tem opção para login sem senha.

Obrigado, agente100gelo.
No meu caso, instalei o Ubuntu 14.04 (que é versão LTS) com Unity mesmo ; não entendi a que você se refere com 'aplicativos usuários'... Na parte de configuração (não sei o nome do aplicativo) tem a 'aba' de usuários, onde se configura as contas, mas foi justamente onde não consegui habilitar as contas dos usuários padrão senão colocando uma senha 'longa' para cada uma...

OFF-TOPIC: qual a diferença entre o gnome-shell e o Unity?... Estou mais acostumado com ambiente KDE...!

Valeu!!

Creto

  • Visitante
Re:Tem como dispensar senha para login de usuário padrão?
« Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2015, 18:06 »
O agente100gelo quis dizer:

Configurações do sistema (não sei onde fica} contas de usuário lá você remove a senha se quiser, mas cuidado é para remover apenas a de login se você mudar a de root vai dar panico.

no Xfce/Xubuntu fica assim:

Imagem inicial(clique paar ampliar):


E finalmente aqui você muda ou remove a senha:


Espero ter sido útil de alguma forma.

T+