Autor Tópico: Colocar diferentes papeis de parede em areas virtuais (Resolvido)  (Lida 6610 vezes)

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Colocar diferentes papeis de parede em areas virtuais (Resolvido)
« Online: 12 de Agosto de 2015, 15:40 »
Será que alguem sabe como colocar diferentes papeis de parede nas areas de trabalho virtuais no PLASMA 5?

Sempre consegui nos plasmas anteriores, todo indica que en esse também se possa, mas não existe a configuração que existia nos outros 4.4 e 4.3
Parece que tem a ver com as atividades, mas não encontrei nada na internete.

Obrigado
« Última modificação: 14 de Agosto de 2015, 06:58 por jopeu »

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re:Colocar diferentes papeis de parede em areas virtuais
« Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2015, 18:12 »
    Acho que respondi isso para alguém em algum outro tópico, mas estava muito resumido. Então vou colocar mais detalhes aqui.

    Vamos lá.

    1. Clique no menu à direita do seu painel e procure o botão 'adicionar wigets'.
    2. Na lista de categorias procure por 'Janelas e tarefas' (Windows and Tasks).
    3. Localize o widget chamado 'Atividades' e adicione-o ao seu painel. Posicione-o onde achar conveniente.
    4. Clique no novo botão 'Atividades' no painel. Você vai ver a lista de atividades criadas. Claro, se você não criou nenhuma, só vai aparecer uma. Note o papel de parede da sua área de trabalho atual nele.
    5. Clique no botão nova, para criar uma nova atividade. Uma nova atividade vai surgir, com um papel de parede aleatório (se você tiver vários papéis de parede). A atividade é como se fosse uma área de trabalho virtual. Tudo que fizer nela não altera a outra atividade. Ela possui seu próprio papel de parede, widgets, ícones, etc. Eu sei que, se não me engano, você pode configurar uma atividade para abrir automaticamente um conjunto de aplicativos. Por exemplo, se criar uma atividade para edição de fotos, você pode configurar essa atividade para mostrar só as coisas relacionadas à edição de fotos como ícones interessantes para seus programas de edição favoritos programas para abrir automaticamente, etc.
    6. Altere o papel de parede da atividade. Veja, o papel de parede é da atividade, portanto, não altera a outra atividade.
    7. Você pode usar as seguintes combinações de teclas para alternar entre atividades:
    • Meta + Q: A tecla que em alguns sites é chamada de Meta é a tecla com o logotipo do Windows. Este atalho mostra a lista de atividades.
    • Meta + Tab e também Meta + Shift + Tab: Teoricamente, essas teclas deveriam alternar entre as atividades (atividade anterior e próxima atividade), mas por algum motivo, elas não funcionam aqui no meu computador. Tentei modificar as teclas alterando os atalhos de teclado globais, mas não deu certo. Se funcionar aí, não deixe de relatar para nós. Acabei de dar uma pesquisada e descobri que isso é um bug do plasma 5 https://bugs.kde.org/show_bug.cgi?id=341856. Vamos ver se nas próximas versões do KDE isso é resolvido.

As atividades são muito poderosas, mas pouco usadas. Muitos acabam ficando com as múltiplas áreas de trabalho comuns. Note que a atividade é um conjunto de áreas de trabalho, compreende? Elas funcionam como um conceito mais avançado que a área de trabalho comum. Ao criar uma nova atividade, você poderá criar as respectivas áreas de trabalho para cada atividade.

Editando: mais um detalhe: anteriormente as atividades podiam ser 'ligadas' e 'desligadas', conforme o necessário. Agora, com o KDE5, isso não é mais possível.

Editando 2: Não há um limite (creio eu) para o número de atividades criadas.

Editando 3: há um widget na lista 'janelas e tarefas' ou 'Windows e Tasks' muito bom que mostra um menu para alternar entre atividades. Como cada widget fica disponível apenas para a atividade atual, você deve adicioná-lo em cada atividade criada. Não deve ser adicionado ao painel, senão, vai ocupar muito espaço. Adicione-o à área de trabalho.

Acho que o KDE é a única interface gráfica que possui um conceito tão geral e inteligente quanto o de atividade.

Espero ter ajudado.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2015, 18:32 por promurilo »

Creto

  • Visitante
Re:Colocar diferentes papeis de parede em areas virtuais
« Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2015, 18:34 »
Dois tópicos uma resposta, é que faltou saber perguntar né?

T+

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re:Colocar diferentes papeis de parede em areas virtuais
« Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2015, 05:54 »
É Creto, mas vio a complexidade das actividades agora, vou tentar.

Obrigado

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re:Colocar diferentes papeis de parede em areas virtuais
« Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2015, 09:22 »
2. Na lista de categorias procure por 'Janelas e tarefas' (Windows and Tasks).

Eu não encontrei nenhum widgest com esse nome nem tem para download

Nem sei que ele faz

Agradeço informação

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re:Colocar diferentes papeis de parede em areas virtuais
« Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2015, 10:51 »
Desculpe, acho que não expliquei direito. 'Janelas e tarefas' não é um widget. É que os widgets são divididos em categorias.

Na categoria 'Janelas e tarefas' você vai encontrar um widget chamado 'Atividades'.

Até.

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re:Colocar diferentes papeis de parede em areas virtuais
« Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2015, 10:57 »
Obrigado Promurilo.

Uma duvida, cuando fazo as atividades elas não ficam relacionadas com as areas virtuais como ocurria antes.

É assim agora?

Ya consegui y desfiz todo para refazer melhor.

obrigado

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re:Colocar diferentes papeis de parede em areas virtuais (Resolvido)
« Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2015, 11:31 »
Acho que sempre foi assim...

Como eu disse anteriormente: cada atividade vai ter o seu próprio conjunto de áreas de trabalho virtuais. As teclas de atalho para mudança de áreas de trabalho funcionam somente dentro da atividade atual.

Se você for em configurações e especificar quatro áreas de trabalho, todas as suas atividades vão ter quatro áreas de trabalho, só que as quatro áreas da primeira atividade são independentes das quatro áreas de trabalho da segunda atividade.

Então, tudo depende de como você vai usar o desktop.

Atividades são boas para organizar tarefas do mesmo tipo. Por exemplo, eu vou criar agora uma atividade pronta só para edição de textos, com todos os scripts e programas já na posição. As áreas de trabalho virtuais são para uso mais ocasional, quando tenho muitas janelas abertas e preciso organizar um pouco as coisas, mas que não requerem uma organização mais permanente.

É isso.

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re:Colocar diferentes papeis de parede em areas virtuais (Resolvido)
« Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2015, 11:39 »
É isso mesmo.
So que antes quando as areas de trabalho estavam vinculadas as atividades era bem melhor.

Obrigado. Ja tenho un so desktop com 6 atividades nas que diferencio para trabalhar.

Obrigado novamente.