Autor Tópico: Trocar ou melhorar, eis a questão  (Lida 3142 vezes)

Offline MikaelBrenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Trocar ou melhorar, eis a questão
« Online: 31 de Julho de 2015, 23:57 »
Olá, eu tenho um PC relativamente velho (5 anos) que nunca foi top de linha. Tem um processador Pentium Dual Core E5400 @2,7 GHz, 2 GB RAM, e só o vídeo integrado mesmo. O desempenho dele não está ruim, mas eu queria um pouco mais de poder. Vocês acham que com essa base vale à pena trocar processador, comprar placa de vídeo, aumentar memória e tal ou é melhor comprar uma placa mãe nova e montar do zero um novo? Não quero uma máquina padrão NASA kkk,e não tenho muita grana pra gastar nessa máquina, quero só melhorar a performance um pouco.

Offline alairamaral

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re:Trocar ou melhorar, eis a questão
« Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2015, 21:20 »
Cara, depende... O que como vc pretende utilizar essa máquina. Se o soquet for LGA775, nem vale muito a pena.
Talvez dando um up na memoria e colocando um ssd para a raiz ( somente raiz, home em um hd mesmo) melhora bastante.
Dependendo o que vc vai utilizar vai ficar suave.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Trocar ou melhorar, eis a questão
« Resposta #2 Online: 10 de Agosto de 2015, 00:40 »
Já que não se trata de um problema com o ubuntu....

Movido!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Trocar ou melhorar, eis a questão
« Resposta #3 Online: 10 de Agosto de 2015, 01:07 »
Já passou da hora de atualizar, minha opinião pessoal, claro!

Você tem ótimas opções se quiser permanecer com Intel sem ter que vender um Rim para ter uma máquina com desempenho muito superior ao seu atual PC.

Parta lgo para um processador socket 1150. Tem Celeron e Pentium Dual Core entre 200 e 250 pilas!  Compensa mais pegar o Pentium.

Placa mãe tem com chipset H81, um verdadeiro BBB mas já limitado. Melhor optar pelo chipset B85. Essas placas mães vão custar entre 200 e 350 pilas, dependendo do fabricante e dos recursos que eles colocam nela.

Já nas memórias acho que não deve mais ficar abaixo dos 4GB de RAM. Então você terá duas opções. Dois pentes de 2GB ou de 4GB.   DDR3 1333Mhz com estes processadores listados acima!

4GB 1333Mhz você encontra entre 125 a 145 pilas  cada pente.

2GB 1333Mhz você encontra entre 55 a 90  pilas cada pente.

Portanto por menos de R$ 1.000,00  você terá um PC com uma performance infinitamente superior ao que você tem hoje com possibilidade de fazer upgrade de memórias, processador e placa de vídeo moderna.

Há sim, se fizer o "kit upgrade", troque a fonte!   Não vai usar essa fonte atual, vai? Com uma fonte de 430W de potência real de verdade você acrescenta mais uns 210 pilas ao orçamento!

Não vale apena investir no seu atual PC! 

A não ser claro que o orçamento esteja realmente apertado! No final das contas vai ser seu orçamento quem vai ditar seu upgrade!
 

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline NathanRodriguez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
    • VST Plugins Free Download
Re:Trocar ou melhorar, eis a questão
« Resposta #4 Online: 10 de Agosto de 2015, 02:32 »
Se não quiser gastar muito pode ir de mais 2 Gb de RAM (R$ 85), uma placa de vídeo aceleradora 3D barata de entrada (R$ 150 - Geforce GT 9500 1024MB) e um SSD pequeno como citou alairamaral (R$ 230 - 120GB Kingston) dariam um fôlego decente a sua máquina, pra desktop ágil, vídeos HD e alguns jogos. Tem que ver se essa placa de vídeo precisa alterar a fonte, acho que não.