Autor Tópico: Placa de Vídeo Híbrida ATI  (Lida 3263 vezes)

Offline Messiah_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Placa de Vídeo Híbrida ATI
« Online: 19 de Agosto de 2015, 19:36 »
Olá Pessoal,

estou com problemas em entender como funcionam as placas de vídeo híbridas no Linux, e como aplicá-las corretamente até para manter um nível legal de bateria.
Apenas este item me separa 100% do windows.

Estou trabalhando com o seguinte equipamento:

Dell, Core i7, 16GB ram, Placa de Vídeo Intel (onboard) e Placa de Vídeo AMD (off-board).

Com este equipamento fiquei sabendo que existe uma forma de utilizar a placa da Intel nas atividades da rotina: programas, navegar, escrever trabalhos. E para utilizar gráficos, como jogos, poderia utilizar a placa da AMD.

Gostaria de saber o que devo fazer para conseguir trabalhar desta maneira. No Windows é simplesmente configurando o software da AMD, o Catalyst.

Mas, no Ubuntu como devo proceder.


Grato.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Placa de Vídeo Híbrida ATI
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2015, 03:20 »
Na verdade não sei realmente qual o estado da arte nesse assunto de gpu híbrida, ainda mais Radeon, entretanto, se ainda é como era anteriormente, um bom começo pode ser por aqui:

VGAswitcheroo

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84528.0.html

Além disso, para que eventualmente haja alguma ajuda específica adicional, seria interessante  informar qual é mais exatamente o modelo da placa de vídeo no seu sistema.

Também modelo específico do Dell pode ser interessante, já que existem várias séries com configurações diferentes.

Quanto a gpu, para que se tenha melhores informações, faça esse comando e poste o resultado:

Código: [Selecionar]
sudo lshw -c display


« Última modificação: 20 de Agosto de 2015, 03:25 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Placa de Vídeo Híbrida ATI
« Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2015, 08:40 »
Como não tenho nenhum computador com essa configuração de placa gráfica híbrida Intel-AMD/Radeon fico aqui com dificuldades de ajudá-lo, porém ainda assim fui ler o tópico que acima lhe indiquei como ponto de partida na apreciação da questão, já que há muito tempo não cuidava desse assunto, e cheguei à conclusão de que não serve para mais nada, a não ser para registro histórico, está totalmente defasado, imprestável para o presente.

Entretanto, lendo o post #164 daquele tópico, que ainda assim já é antigo, de 25/04/2014, quando do lançamento da versão 14.04, dá a entender que basta ativar o driver apropriado em Configurações do Sistema/Programas e atualizações/Drivers adicionais ou direto pelo Dash no ícone Drivers Adicionais para o funcionamento correto do sistema de placas gráficas híbridas. Considerando que de lá para cá mais de ano já se passou, suponho que essa situação esteja realmente plenamente resolvida, embora não possa afirmar com toda a certeza.

Reproduzo aqui o que lá diz o /Warhead/ no referido post #164 (página 11):

"O novo kernel e também a AMD estão suportando muito bem os dispositivos com gráficos híbridos.
Recomendo que verifique pelo seu modelo quanto ao suporte, para evitar dores de cabeça.
Sim, foi apenas ativar o driver direto dos drivers adicionais do Ubuntu, sem gambiarras ou ajustes de configurações.

Atente para que não tenha outros drivers instalados antes de ativar o do repositório.
Também devo observar que o FGLRX remove o VGAswitcheroo
."

Na verdade pelo que entendi até o momento, salvo engano, VGAswitcheroo não existe mais como conceito e como prática, as funções estão incorporadas diretamente, embora eu não saiba dizer exatamente como está funcionando por falta dessa espécie de equipamento para testar e verificar diretamente.

Vamos ver se mais alguém aqui do Fórum possui sistema híbrido de placa gráfica Intel-AMD/Radeon e que possa dar uma mãozinha nesse assunto.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2015, 08:42 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Placa de Vídeo Híbrida ATI
« Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2015, 12:04 »
Também não posso falar por experiência própria,  já que meu vídeo hibrido é Intel/Nvidia.

A maneira mais simples e segura é instalar o driver proprietário Catalyst 15.2 que já vem nos repositórios do Ubuntu. Este driver foi testado para funcionar junto aos kerneis do Ubuntu. Não quer dizer que a parte gráfica vai funcionar a contento, mas as chances de perder a parte gráfica são menores.

É só procurar pelo pacote fglrx pelo Synaptic ou Central de programas. Pode tentar pelo instalador de drivers do Ubuntu também.
 
Bom, tem a documentação oficial da AMD para instalar seu driver proprietário baixado direto do site deles o Catalyst 15.7 :

http://support.amd.com/pt-br/download/desktop?os=Linux+x86


E tem o Wiki não oficial com muita documentação de como instalar o Catalyst mais novo (15.7)  até o Ubuntu 14.10, deve servir para o 15.04.

http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu
 

Aprenda a remover o driver em modo texto, caso a parte gráfica não suba!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2