Autor Tópico: BrOffice nativo no Ubuntu  (Lida 8087 vezes)

Offline marciovinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
  • http://peixenarede.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
BrOffice nativo no Ubuntu
« Online: 15 de Outubro de 2006, 22:13 »
Existe alguma chance de o BrOffice aparecer no repositório oficial do Ubuntu? O Debian, por exemplo, já o tem em seu repositório, acho que não custa nada darmos um jeito de colocarmos o BrOffice no repositório do Ubuntu... O ideal mesmo é que viesse nativamente (quando fosse instalada a versão em português do Brasil do Ubuntu).
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

Offline pedropg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Laranja Mecanica
    • Ver perfil
Re: BrOffice nativo no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2006, 23:20 »
Concordo que seria uma boa... o projeto é excelente, deveria fazer juz a ele vir nos respositórios oficiais...
" A dúvida é o preço que pagamos pela pureza, e é inútil ter certeza. "
( Jean Paul Sartre )

boi

  • Visitante
Re: BrOffice nativo no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2006, 08:17 »
O BrOffice já está no Ubuntu. Isso porque o BrOffice nada mais é do que o OpenOffice renomeado, já que a marca OpenOffice não pode ser usada no Brasil. Quem quiser verificar, é só ir ver na página do BrOffice. O que esse pacote BrOffice do Debian faz é apenas instalar o OpenOffice em português brasileiro:

http://packages.debian.org/unstable/editors/broffice.org

Offline marciovinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
  • http://peixenarede.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
Re: BrOffice nativo no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2006, 09:08 »
O BrOffice já está no Ubuntu. Isso porque o BrOffice nada mais é do que o OpenOffice renomeado, já que a marca OpenOffice não pode ser usada no Brasil. Quem quiser verificar, é só ir ver na página do BrOffice.

Tudo bem, talvez o BrOffice do Debian seja apenas o OpenOffice traduzido, mas o BrOffice.org mesmo não é apenas uma tradução. Ele tem, inclusive, algumas funcionalidades voltadas para o os usuários brasileiros que não vêm em nenhuma versão traduzida do OpenOffice.org (inclusive com um dicionário ortográfico de dar inveja a qualquer versão do OpenOffice.org em qualquer língua, por exemplo). Se o BrOffice fosse apenas uma tradução do OpenOffice.org eu nem me daria ao trabalho de sugerir que ele estivesse em um repositório do Ubuntu, usaria a versão traduzida do Ubuntu. O que sugiro aqui é que haja um diálogo maior entre as comunidades Ubuntu e BrOffice, para o Ubuntu disponibilizar o BrOffice verdadeiro, não motivos para nos alienarmos do movimento OpenOffice brasileiro.

Aliás, (já que tocamos no assunto) considero um tremendo desperdício a comunidade Ubuntu se dar ao trabalho de re-traduzir todo um aplicativo que já tem uma versão nacionalizada e com uma comunidade muito dedicada a seu serviço (talvez a mais dedicada, do SL no Brasil).
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

boi

  • Visitante
Re: BrOffice nativo no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2006, 09:25 »
Mas tem gente que não entende mesmo. Dá uma passada na página do BrOffice que lá está tudo explicado. Open Office no Brasil é marca registrada de uma empresa do Rio de Janeiro, por isso eles optaram por mudar para BrOffice. Só isso. O BrOffice é um projeto de localização do OpenOffice para o Brasil, eles trabalham em conjunto com o time internacional do OpenOffice, não são projetos separados.

Offline marciovinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
  • http://peixenarede.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
Re: BrOffice nativo no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2006, 16:41 »
Mas tem gente que não entende mesmo.
boi, acho que quem não está entendendo é vc... Essa história de registro de marcas foi o que levou à criação do nome BrOffice.org e realmente eles não se emanciparam do projeto OpenOffice.org. Ponto-final.

O projeto BrOffice.org (antigo OpenOffice.org.br), entretanto, é totalmente diferente do projeto OpenOffice.org dentro do Lauchpad, responsável por todas as versões/traduções do OpenOffice.org para o Ubuntu, cuja tradução para qualquer língua é feita atravez do Roseta (é só dar uma olhada em <https://launchpad.net/products/openoffice/+translations>). O que, aliás, explica o fato de não haver BrOffice nos repositórios do Ubuntu — se o OpenOffice em português do Ubuntu tivesse ligação com a localização do OpenOffice no Brasil, nem estaríamos discutindo isso aqui, pois o BrOffice já estaria lá.

Sei, porque já participei da tradução no Launchpad (e abandonei, quando me dei conta de que estava fazendo retrabalho e não fui ouvido por ninguém lá). boi, por favor, antes de (insistir em) contradizer os outros, vá mais longe em sua pesquisa para enriquecer a discussão e não travá-la. E repito, se o BrOffice.org fosse apenas uma tradução do OpenOffice.org eu nem me daria ao trabalho de sugerir que ele estivesse em um repositório do Ubuntu, usaria a versão traduzida do Ubuntu e pronto. O BrOffice tem sub-projetos próprios que eventualmente são implementados nos lançamentos de novas versões do BrOffice/OpenOffice (dê uma olhada em <http://www.broffice.org/faq_principal>, na pergunta "Quais as diferenças entre o OpenOffice.org e o BrOffice.org?").

A minha sujestão é exatamente para tentarmos uma aproximação melhor com o projeto BrOffice.org e, de quebra, facilitar a vida de muita gente na utilização das melhorias que esse projeto trouxe para o usuário brasileiro.
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

boi

  • Visitante
Re: BrOffice nativo no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2006, 17:29 »
Cara, você realmente olhou o que é o pacote BrOffice do Debian? Se não quiser seguir o link, vou colar aqui:

Código: [Selecionar]
BrOffice.org office suite (version 2.0)

OpenOffice.org is a full-featured office productivity suite that provides a near drop-in replacement for Microsoft(R) Office.

OpenOffice.org is called BrOffice.org in Brazil and this meta package changes an OpenOffice.org installation into a BrOffice.org branded one once installed.
Other Packages Related to broffice.org

- myspell-pt-br
Brazilian Portuguese dictionary for myspell
- openoffice.org
OpenOffice.org Office suite version 2.0

- openoffice.org-help-pt-br
Portuguese_brazilian help for OpenOffice.org

-openoffice.org-l10n-pt-br
Portuguese_brazilian language package for OpenOffice.org

O que o pacote faz é simplesmente instalar o OpenOffice em português brasileiro. O que muda é que em lugar de você ter que digitar:
apt-get install openoffice.org openoffice.org-help-pt-br openoffice.org-l10n-pt-br
você tem apenas que usar:
apt-get install broffice.org

Não sei o porquê dessa insistência em BrOffice no lugar de OpenOffice. Nacionalismo? Não vejo outra explicação.

Offline marciovinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
  • http://peixenarede.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
Re: BrOffice nativo no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2006, 18:32 »
Cara, você realmente olhou o que é o pacote BrOffice do Debian? Se não quiser seguir o link, vou colar aqui:
Cara, o BrOffice do Debian não me interessa, eu uso o Ubuntu. Eu só o tinha citado, porque achava que o BrOffice do repositório do Debian era o mesmo que o que se baixa no site do BrOffice.org (como, aliás, o próprio site do BrOffice insinua), mas pelo visto também não é. Então esquece o Debian (para discutir o Debian vou a algum fórum do Debian).

Não sei o porquê dessa insistência em BrOffice no lugar de OpenOffice. Nacionalismo? Não vejo outra explicação.
Mesmo que fosse nacionalismo, já seria uma razão louvável. Mas não é o caso. O caso é que o BrOffice não é somente o OpenOffice traduzido, como já disse duas vezes aqui (inclusive dando fontes para consulta, já que vc não acredita em mim). Mas se vc acha que é melhor a maioria dos usuários do Ubuntu no Brasil abrir mão das funcionalidades que não vêm na versão que acompanha o Ubuntu, beleza, continua assim (é um direito lhe assiste). Aliás, aproveita e dá uma passadinha lá no Launchpad (naquele link que passei) e ajuda a terminar a tradução do OpenOffice do Ubuntu porque ainda está faltando algumas strings para traduzir para o português. Eu vou baixar o BrOffice (com tudo que ele tem a me oferecer), que já está todo traduzido. Infelizmente, vou ter que dar uma volta muito maior do que daria se ele já estivesse no repositório do Ubuntu (UBUNTU, não Debian).

A sugestão e as informações estão dadas, se alguém puder (alguém que saiba o caminho das pedras para se colocar algo no repositório do Ubuntu) e quiser ajudar nessa jornada, sugiro procurar o coordenador do projeto BrOffice.org, Noelson (o contato está lá na página do BrOffice.org).

Saudações.
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

Offline joao.zanella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • "O conhecimento amplia a vida."
    • Ver perfil
Re: BrOffice nativo no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2006, 20:16 »
Essa discussão não leva a nada...
Sinceramente, dane-se se é BrOffice ou OpenOffice!!
O importante é que é livre, funciona e é muito bom!
Ponto!

O conhecimento amplia a vida.

Offline dfelinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: BrOffice nativo no Ubuntu
« Resposta #9 Online: 16 de Outubro de 2006, 21:31 »
A propósito, alguém saberia como utilizar o BROffice no Ubuntu com um tema TANGO?
Os botões dele ficam muito em desarmonia com o resto do sistema...

Offline marciovinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
  • http://peixenarede.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
Re: BrOffice nativo no Ubuntu
« Resposta #10 Online: 17 de Outubro de 2006, 12:21 »
Essa discussão não leva a nada...
Também acho... As pessoas deveriam se informar melhor antes iniciá-la.
Sinceramente, dane-se se é BrOffice ou OpenOffice!!
O importante é que é livre, funciona e é muito bom!
Ponto!
Aí, já não concordo muito... é muito bom, mas o BrOffice, para nós, está um passoa frente.

Quanto ao visual Tango, dê uma procuradinha aí no fórum pois algo assim já foi discutido. Mas tenho a impressão de que não há muito o que se possa fazer, o visual (ou a adequação do visual) é uma reclamação antiga dos usuários do OpenOffice.
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

boi

  • Visitante
Re: BrOffice nativo no Ubuntu
« Resposta #11 Online: 18 de Outubro de 2006, 09:06 »
O BrOffice já foi adicionado nos repositórios do Ubuntu:

http://packages.ubuntu.com/edgy/editors/broffice.org

É claro que é a mesma coisa do Debian, apenas o OpenOffice em português brasileiro. Mas vamos fingir que é outro software, assim os brasileiros nacionalistas vão ficar contentes.

Offline Éderson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 203
    • Ver perfil
Re: BrOffice nativo no Ubuntu
« Resposta #12 Online: 18 de Outubro de 2006, 09:40 »
Gostaria de saber se esse BrOffice dos repositórios é o mesmo que baixo do www.broffice.org, ou seja, com todos os recursos especiais que o nosso tem, destacadas por Hamacker (http://hamacker.wordpress.com/2006/10/17/instalando-broffice-204-no-ubuntu/) como por exemplo um dicionário com 2,5 milhões de palavras, dicionário de sinonimos, modelos de etiquetas/cartões de visita pimaco,… além disso existem as melhorias do próprio OpenOffice, na qual ele destacou a possibilidade de atribuição de senha e/ou restrições a arquivos .pdf exportados.

Se não tiver essas coisas prefiro baixar do site em vez de usar dos repositórios...

Offline marciovinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
  • http://peixenarede.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
Re: BrOffice nativo no Ubuntu
« Resposta #13 Online: 18 de Outubro de 2006, 11:27 »
Pelo que pude observar, esse openoffice que está no repositório do Ubuntu realemente não é o mesmo do www.broffice.org.
Ou seja, Éderson, nós, "brasileiros nacionalistas" não vamos ficar contentes e vamos ter que dar toda essa volta descrita no tutorial do Hamacker, diferentemente dos brasileiros teimosos e ignorantes que se contentam com pouco. Essas melhorias em relação a senhas e pdf deve ter nessa versão traduzida, pois isso foi incluído no OpenOffice original (em inglês).
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

Offline Éderson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 203
    • Ver perfil
Re: BrOffice nativo no Ubuntu
« Resposta #14 Online: 18 de Outubro de 2006, 13:15 »
Rapaz, não precisa aquilo tudo para desinstalar o OpenOffice e instalar o BrOffice.
para desinstalar o o.org basta: sudo apt-get remove openoffice.org-core (ou sudo apt-get remove openoffice.org*)
para instalar o BrOffice é só entrar na pasta deb e digitar: sudo dpkg -i *.deb (ou sudo dpkg -i broffice*)

Se voce tem a versão anterior do BrOffice, faça assim : Na linha de comando é só usar o “sudo apt-get -y –force-yes –purge remove broffice.org-core
« Última modificação: 18 de Outubro de 2006, 13:17 por Éderson »