Autor Tópico: GNU/Linux ou Linux?  (Lida 7224 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
GNU/Linux ou Linux?
« Online: 18 de Maio de 2015, 20:18 »
O que você prefere?

Sem neurose, apenas diga a razão e tal rsrs

Eu acho legal dar crédito pro projeto GNU também. Mas fica meio estranho falar GNU/Linux.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: GNU/Linux ou Linux?
« Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2015, 21:03 »
O que você prefere?

Sem neurose, apenas diga a razão e tal rsrs

Eu acho legal dar crédito pro projeto GNU também. Mas fica meio estranho falar GNU/Linux.

Concordo. E acho legal, de vez em quando, ao invés de escrever Linux, escrever GNU/Linux.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: GNU/Linux ou Linux?
« Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2015, 21:08 »
Só falo e digito linux. É mais fácil e mais cômodo.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: GNU/Linux ou Linux?
« Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2015, 20:43 »
Nome "científico": GNU/Linux

Nome "vulgar": Linux

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re:GNU/Linux ou Linux?
« Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2015, 07:30 »
Eu estou começando a usar GNU/Linux. Afinal, nada mais justo!

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re:GNU/Linux ou Linux?
« Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2015, 09:51 »
Aqui vai um artigo interessante sobre o tema:
http://www.gnu.org/gnu/linux-and-gnu.html
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re:GNU/Linux ou Linux?
« Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2015, 09:58 »

Creto

  • Visitante
Re:GNU/Linux ou Linux?
« Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2015, 13:02 »
Cara entendo da seguinte forma um sem o outro é muito difícil, os dois juntos é isso ai:



Simples ???

T+


Scorpionyt

  • Visitante
Re:GNU/Linux ou Linux?
« Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2015, 14:09 »
Sem criar polêmica.

Somente Linux.  :D Lembrando que Linux é somente o Kernel, os sistemas que eu utilizo são o Android e o Ubuntu.

Razão ?
Veja em......
http://www.gnu.org/distros/free-distros.pt-br.html


E esse aqui também....
http://www.gnu.org/distros/common-distros.html

Usuário Ubuntu que achar conveniente concordar com esse pessoal ok.... Mas não contem comigo.






Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:GNU/Linux ou Linux?
« Resposta #9 Online: 19 de Julho de 2015, 14:23 »
GNU/Linux.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

MatheusWillder

  • Visitante
Re:GNU/Linux ou Linux?
« Resposta #10 Online: 24 de Julho de 2015, 13:15 »
A pergunta do tópico é válida para uma conversa com qualquer pessoa, em qualquer lugar, ou apenas no fórum? Não ficou claro para mim.

Vejamos:

Em uma conversa, na "vida real", com alguém que entende do assunto:
"Estou usando Linux, a distro X"
Exemplo:
"Estou usando Linux, a distro Arch Linux"

Em uma conversa, na "vida real", com alguém que não entende do assunto:
"Estou usando o sistema X"
Exemplo:
"Estou usando o Debian"

Em uma conversa, na internet, seja em um fórum ou qualquer outro lugar, digo apenas o nome da distro/sistema.

Conheço (um pouco) da história tanto do GNU quanto do Linux (Kernel), mas não quero complicar, nem para mim, nem para as pessoas com quem converso. Acho que ao falar com alguém que entende do assunto, é desnecessário dizer GNU/Linux, pois a pessoa já vai saber do quê se trata. E com quem não entende, às vezes já é difícil dizer o quê é um sistema e seu nome, imagina falar "uso o sistema  X GNU/Linux".

Aos que falam GNU/Linux, ao se referir à outros softwares e produtos, sugiro que falem a marca registrada, assim:

"Usei por muito tempo o Microsoft Windows, agora uso o Debian GNU/Linux"
"Não gosto do Adobe Photoshop, prefiro o Gimp GNU/Linux"

 ;)

Creto

  • Visitante
Re:GNU/Linux ou Linux?
« Resposta #11 Online: 24 de Julho de 2015, 18:59 »
Bem Matheus como disse sei lá onde não ligo para polêmicas e nem tento segui-las, pois confesso que se tivesse cacife de bancar um qualquer outro sistema X eu usaria sem nenhuma dor na consciência, mas quando eu converso na vida real eu particularmente prefiro mencionar GNU/Linux, já que mesmo sendo um cara complicadíssimo ao tentar explicar algo, gosto de expor sim um pouco da história do GNU Linux.

Veja bem, não imponho a ninguém escutar, espero sempre ver o interesse e esse interesse já com um prefácio, pode ser que a coisa evolua melhor e, quanto a mim, mesmo se tivesse a tal condição de bancar o outro sistema X, não sairia de da família Unix (se é que me entende), mas jamais deixaria de usar o GNU/Linux, já que sei que tenho muito o que aprender com ele ;)

T+

MatheusWillder

  • Visitante
Re:GNU/Linux ou Linux?
« Resposta #12 Online: 24 de Julho de 2015, 20:17 »
Paulo, a parte final da minha mensagem acima foi apenas uma brincadeira... Inclusive, apaguei e depois postei novamente... Certo tempo atrás, vi em um blog de tecnologia que a Adobe considerava errado e inadequado o termo "photoshopar", e que as edições feitas com o Photoshop deveriam ser chamadas de "edição feita com o Adobe Photoshop". Inclusive, tentei achar o link para citar aqui.

Eu admiro muito história, o que algo/alguém teve que passar para chegar ao que é hoje. Com o GNU/Linux não é diferente, mas, no meu ponto de vista, não é válido forçar essa história para quem não tem interesse nela. Veja bem, (ainda) não trabalho com nada relacionado à informática, mas devido ao conhecimento que tenho na área tenho de conversar diariamente sobre o assunto com pessoas com o mais variado nível de conhecimento na área. De pessoas que ajudaram para que eu aprendesse o que sei hoje à pessoas que tem computador em casa e chamam o monitor de computador, pois é o monitor que exibe tudo, logo, (para elas) o computador é ele, não?

Então, pessoal... o final da minha mensagem anterior foi apenas uma brincadeira, e minha resposta para o tópico é que prefiro e faço uso apenas do termo "Linux", mas em geral chamando as distros pelo nome.  ;)

Creto

  • Visitante
Re:GNU/Linux ou Linux?
« Resposta #13 Online: 25 de Julho de 2015, 10:26 »
Ei Matheus eu entendi bem o seu ponto de vista, com isso, não precisa se preocupar com minha falta de tato em explicar-me kkkkk, sou assim, levo tudo na maior brincadeira, pois meu conhecimento é e sempre será básico, apenas para conseguir manter meus PCs sem crácrás.

Sou um cara da leitura, (hoje nem tanto como gostaria) mas adoro ler e dai vem o fascínio pela história seja ela em qual área for...

Espero que tenha entendido o complicado Creto?!!!

T+