Autor Tópico: Como configurar o compartilhamento de internet via roteador (cabeado)  (Lida 11453 vezes)

Offline Fab_M

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Bom dia a todos,

Em minha casa tem dois computadores com sistema linux (ubuntu 14.04 e lubuntu 14.04) e gostaria de saber como dividir minha internet velox entre os dois, ja tenho o modem, o roteador (não é wi-fi) e os cabos dsl, além disso ambos os computadores  estão conectados corretamente pois ambos conseguem captar a internet, o problema é que a internet só é lida em um de cada vez, ou seja, para eu entrar na internet de um eu preciso desconectar a internet no outro (através do network maneger), antes de atualizarmos os ubuntus (eram 12.04) a internet era lida nos dois ao mesmo tempo sem problemas então eu realmente não tenho ideia de como proceder.


Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Como configurar o compartilhamento de internet via roteador (cabeado)
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2015, 09:29 »
Olá Fab_M!

Qual a marca e modelo dos dispositivos de rede?
Facilita muito saber disso.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Fab_M

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Como configurar o compartilhamento de internet via roteador (cabeado)
« Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2015, 09:38 »
O modelo é d-link DIR-600

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Como configurar o compartilhamento de internet via roteador (cabeado)
« Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2015, 10:39 »
Este modelo é wi-fi segundo a d-link.
E não tem entrada adsl.

Tem algum outro equipamento que recebe da velox?
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Fab_M

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Como configurar o compartilhamento de internet via roteador (cabeado)
« Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2015, 10:50 »
mas este roteador funcionava para compartilhar internet e não lembro de ter configurado alguma coisa relacionada com wi-fi

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Como configurar o compartilhamento de internet via roteador (cabeado)
« Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2015, 16:50 »
Fab_M, você não respondeu a pergunta do selvaking, ela é muito importante.

Veja, esse modelo DIR-600 é um Roteador com uma porta WAN e 4 LANS. Ou seja, você via poder ligar até 4 PCs nele ao mesmo tempo para compartilhar a internet via cabo. E ainda tem Wi-fi!

O seu modem VElox deveria estar ligado na porta WAN e os dois PCs em duas das 4 portas LAN! Não deveria haver maiores problemas na configuração desde que o modem velox e o reoteador estejam configurados corretamente!

Veja na documentação do seu Roteador:

http://suporte.dlink.com.br/suporte/arquivos/DIR-600/MANUAIS/DIR600_DYNAMIC.pdf
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Fab_M

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Como configurar o compartilhamento de internet via roteador (cabeado)
« Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2015, 18:15 »
se não me engano a porta wan é a que fica separada das outras se for isso então há um problema pois quando ligo o cabo do moden nessa porta a internet não é lida em ambos os computadores, com relação a pergunda do  selvaking, até onde sei apenas esses dois computadores estão conectados e creio que só eles deveriam receber a internet

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Como configurar o compartilhamento de internet via roteador (cabeado)
« Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2015, 19:21 »
Só explique uma curiosidade minha:

Para conectar você tem que usar usuário e senha?

Se for assim, é certo que uma máquina se conecte de cada vez.

Neste caso, você tem que autenticar pelo roteador.

Offline Fab_M

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Como configurar o compartilhamento de internet via roteador (cabeado)
« Resposta #8 Online: 24 de Julho de 2015, 21:32 »
eu poderia dizer que são casos diferentes, quando a maquina "X" está conectada tudo funciona sem problema mas quando tento conectar a maquina "Y" (ao mesmo tempo) o network manager fica pedindo a autenticação da conexão para a maquina "Y" ( as informações da aba dsl "nome de usuário", "serviço" e "senha") e mesmo que eu confirme os dados a internet do computador "Y" não conecta até que o computador "X" se desconecte da internet.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Como configurar o compartilhamento de internet via roteador (cabeado)
« Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2015, 13:04 »
Olá Fab_M!

Nos ajude a te ajudar.
Até o prezado momento vc não respondeu qual o modelo do equipamento que recebe sua velox. Isto é importante pra matar a charada.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Fab_M

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Como configurar o compartilhamento de internet via roteador (cabeado)
« Resposta #10 Online: 25 de Julho de 2015, 13:40 »
se entendi direito modelo do equipamento que recebe a velox (o moden eu acho) é zte zxdsl 831 series se essa não for a resposta pesso desculpas

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Como configurar o compartilhamento de internet via roteador (cabeado)
« Resposta #11 Online: 25 de Julho de 2015, 16:26 »
eu poderia dizer que são casos diferentes, quando a maquina "X" está conectada tudo funciona sem problema mas quando tento conectar a maquina "Y" (ao mesmo tempo) o network manager fica pedindo a autenticação da conexão para a maquina "Y" ( as informações da aba dsl "nome de usuário", "serviço" e "senha") e mesmo que eu confirme os dados a internet do computador "Y" não conecta até que o computador "X" se desconecte da internet.

Parece então que você se conecta com usuário e senha, caso contrário o Network Manager nada pediria.

Abra seu roteador pelo browser, escolha modo de conexão pppoe, coloque seu usuário e senha do provedor, salve as configurações e feche o browser

Nas máquinas ajuste o network manager como dhcp automático.

Desligue o modem e o roteador da tomada.

Recoecte os dois e as máquinas devem navegar

Offline Fab_M

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Como configurar o compartilhamento de internet via roteador (cabeado)
« Resposta #12 Online: 25 de Julho de 2015, 17:05 »
lendo sobre o roteador dir-600 observei que existem cinco entradas quatro para a rede doméstica e uma específica para se conectar com a Internet e o manual do roteador manda conectar um cabo ethernet (o que está ligado ao modem) nesta entrada especifica porem quando conecto a internet para de funcionar, somente quando a conexão é feita em uma das estradas para rede domestica a internet funciona além do mais o ip oferecido para configurar o roteador (http://192.168.0.1) não entra nos browsers que testei (firefox, google chrome, chromium, opera). Com relação ao network manager, não achei a opção de colocar dhcp automático em que aba se encontra está opção (as que aparecem em minha configuração são "geral", "DSL", "Ethernet", "configurações PPP" e "configurações IPv4")

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Como configurar o compartilhamento de internet via roteador (cabeado)
« Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2015, 09:01 »
lendo sobre o roteador dir-600 observei que existem cinco entradas quatro para a rede doméstica e uma específica para se conectar com a Internet e o manual do roteador manda conectar um cabo ethernet (o que está ligado ao modem) nesta entrada especifica porem quando conecto a internet para de funcionar, somente quando a conexão é feita em uma das estradas para rede domestica a internet funciona além do mais o ip oferecido para configurar o roteador (http://192.168.0.1) não entra nos browsers que testei (firefox, google chrome, chromium, opera).
Use este comando em uma das máquinas para sabermos qual o IP que o seu roteador está pegando, pois precisamos acessa-lo para configura-lo.
Código: [Selecionar]
ip route list
Com relação ao network manager, não achei a opção de colocar dhcp automático em que aba se encontra está opção (as que aparecem em minha configuração são "geral", "DSL", "Ethernet", "configurações PPP" e "configurações IPv4")

Verifique esta imagem e veja como a configuração das máquinas devem ficar.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Fab_M

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Como configurar o compartilhamento de internet via roteador (cabeado)
« Resposta #14 Online: 27 de Julho de 2015, 14:23 »
 Usei o comando "ip route list" no terminal:

default via 201.18.160.1 dev ppp0  proto static
192.168.254.0/24 dev eth0  proto kernel  scope link  src 192.168.254.2
201.18.160.1 dev ppp0  proto kernel  scope link  src 189.81.103.218


Com relação ao conteúdo da imagem pude notar que não existe essa opção em minha aba de configurações IPv4 as únicas que aparecem são "Automático PPPoE" (essa é a que está em uso),  "Somente endereços (PPPoE) automáticos" e "Manual". Outra coisa que notei é que na imagem não aparece a aba "DSL" e a aba "configurações PPP" além disso e também não tenho as abas "segurança 802.1x" e  "configurações IPv6"