Autor Tópico: Verificação de processos do sistema  (Lida 5327 vezes)

Offline Wallchs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • "Eu não quero conhecer, eu quero Saber"
    • Ver perfil
Verificação de processos do sistema
« Online: 18 de Julho de 2015, 01:51 »
Caso você não saiba é possível ver os processos que estão rodando em seu sistemas basta digitar os comandos:

top= Mostra em uma interface e em tempo real, a utilização de recusos de CPU e memória por parte dos processos.


htop #apt-get install htop=O htop é uma variante do top. Utiliza algumas cores para ressaltar os dado, possui uma barra de ferramentas similar á do mcedit.

iotop #apt-get install iotop=O comando iotop mostra quais processos estão realizando operações de I/O, ou seja gravação ou leitura de dados em periféricos como discos, teclado, mouse etc. Este comando é importante porque caso ocorra de algum processo fazer intensas operações com disco, á máquina ficará extremamente lenta. O iotop nesse caso, mostrará quem é o vilão logo no topo, uma vez que es será o maior consumidor de recursos.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Verificação de processos do sistema
« Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2015, 11:36 »
Em qual versão do Ubuntu você baixou e instalou?

Precisa habilitar algum repositório?

Tentei baixar e instalar aqui usando um live-iso do Ubuntu 14.10 pelo apt-get, como indicado, e tanto para  htop como para o iotop resultaram em "E: impossível enconcontrar o pacote [...]"

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Verificação de processos do sistema
« Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2015, 11:48 »
Tem que ativar os repositórios universe druidaobelix!  Ele esqueceu de colocar isso no tutorial!

Eu habilito : Main, universe, restricted, multiverse, security, updates e backports!

Na dúvida já tá tudo habilitado!
« Última modificação: 18 de Julho de 2015, 11:50 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Verificação de processos do sistema
« Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2015, 15:02 »
Citar
Tem que ativar os repositórios universe [...]

Tá certo, na verdade só agora vi que o htop (Show System Processes) também está na lojinha do Ubuntu (Software Center), podendo habilitar o repositório Universe direto por lá no botão de "Usar esta fonte" na instalação, entretano o iotop não está na lojina e para instalar é mesmo pelo apt-get.

Interessante o htop, é um top bem incrementado.

Possui um conjunto de funções acionadas a partir das teclas Fn (search, filter, tree, sort, kill, etc).
O kill pode ser acionado para matar um processo marcando com o mouse e apenas acionando a tecla F9, sem ter que entrar diretamente com o PID (número do processo).
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Wallchs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • "Eu não quero conhecer, eu quero Saber"
    • Ver perfil
Re:Verificação de processos do sistema
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2015, 15:14 »
Citar
Tem que ativar os repositórios universe [...]

Tá certo, na verdade só agora vi que o htop (Show System Processes) também está na lojinha do Ubuntu (Software Center), podendo habilitar o repositório Universe direto por lá no botão de "Usar esta fonte" na instalação, entretano o iotop não está na lojina e para instalar é mesmo pelo apt-get.

Interessante o htop, é um top bem incrementado.

Possui um conjunto de funções acionadas a partir das teclas Fn (search, filter, tree, sort, kill, etc).
O kill pode ser acionado para matar um processo marcando com o mouse e apenas acionando a tecla F9, sem ter que entrar diretamente com o PID (número do processo).


Sim o iotop eu baixei da forma que postei acima eu uso o ubuntu 14.04.1