Autor Tópico: Dúvidas na formatação e partições.  (Lida 2876 vezes)

Offline Diegovercesi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Dúvidas na formatação e partições.
« Online: 15 de Julho de 2015, 23:18 »
Olá, sou novo aqui e peço perdão por qualquer erro que possa cometer nessa postarem, venho usando ubuntu no dual boot e agora  tenho interesse em formatar a máquina e me dedicar somente ao Linux, também queria avisar que sou muito leigo, peço perdão por isso também.

Tenho algumas dúvidas sobre minha formatação pelo cd, vou usar a 14.04 lts. Enfim, meu notebook possui Windows 7, meu HD tem 750gb, quando iniciei o Windows pela primeira vez na máquina, ele partiu meu HD em C e D, o C de 250gbn dedicado ao sistem operacional e o remanescente em arquivos, o D de 500gb, apenas para arquivos, vou postar minhas dúvidas em tópicos para ficar mais fácil.

1) Qual a melhor maneira de desinstalar o dual boot? Eu preciso fazer isso? Visto que no CD posso formatar a máquina inteira?

2)Na hora de escolher as partições no CD, como faço para formatar o C e o D (queria acabar com essa partição também, deixando o HD de 750gb como um todo), enfim, quais as opções que devo escolher para apagar Absolutamente tudo no PC e deixar só o Ubuntu nela?

3) preciso fragmentar/desfragmentar o ou os discos em algum momento? Qual o modo mais apropriado de fazê-lo?

Me perdoem pelo texto enorme, mas eu queria tentar né aventurar nessa parte sem chamar técnico nem nada, desde já, sou muito grato pela ajuda e atenção.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Dúvidas na formatação e partições.
« Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2015, 04:50 »
Alerta: estou supondo que você tenha backup dos seus arquivos pessoais (fotos, documentos, textos autorais, etc) e que não será um problema realmente formatar o disco inteiro, pois tudo o que estiver lá irá desaparecer, então, se não for esse o caso, não siga adiante.

Isso posto, vamos as suas questões:

1) Não há uma necessidade específica de desinstalar especificamente o Windows e, assim, acabar com o dual boot. Se a sua opção for reinstalar também novamente o Ubuntu pode apenas formatar o disco inteiro;

2) No instalador existe a opção de formatar o disco inteiro, ou seja, não é instalar lado-a-lado e sim usar o disco como um todo. Há também a opção da instalação escolhendo manualmente as partições.

3) Não é necessário desfragmentar nada nesse cenário.

Se o seu sistema já está em dual boot então o Grub já é o bootloader, já é o gerenciador de boot. Se quiser manter o Ubuntu que já tem instalado e apenas desaparecer com o Windows também é possível, bastando que formate as partições Windows (normalmente sistema de arquivos NTFS) e se existir mais de uma podem, querendo, ser unificadas.

Se quiser fazer de uma forma mais analítica e apenas para aprender a dominar melhor a técnica, pode subir o sistema usando um live-iso (pendrive ou cdrom) e trabalhar individualmente cada uma das partições (formatando, excluindo, alterando tamanho, criando novas) usando o GParted, que é bastante intuitivo e simples de usar. Pelo GParted você pode facilmente deixar tudo pronto do modo que queira e e seja lá qual for ele e em seguida fazer a instalação usando o ícone na Área de Trabalho.

Claro que tudo é uma questão de gosto e do que se pretende fazer, mas pessoalmente jamais deixaria uma única partição de 750GB com o Ubuntu instalado. Deixe seus arquivos pessoais numa partição realmente separada no disco. Não precisa ser separar a /home, estou me referindo aos arquivos realmente pessoais..

Além disso, dependendo do seu interesse pessoal de aprendizado,pode ser interessante deixar outras partições onde possa instalar novas versões do Ubuntu ou ainda outras distribuições, enfim, o sistema é multiboot e essa pode ser uma características interessante, claro, reforçando novamente que depende do caso pessoal de cada qual e que pretende.

Se quiser uma ajuda mais específica, execute os comandos abaixo, com o mouse copie e cole o resultado aqui no Fórum;

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
(sinal de hífem mais letra ele no final dos comandos acima)

Tais comandos não alteram nada, apenas irão mostrar a descrição do disco e o particionamento atual.


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Diegovercesi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Dúvidas na formatação e partições.
« Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2015, 05:00 »
Amigo, muito obrigado pela ajuda, mas o Ubuntu que tenho no dual boot é antigo e estou com problemas para atualizar, portanto, queria excluir e formatar tudo o que há no pc, inclusive o ubuntu do dual boot, isso é possível? Pra formatar eu vou usar o live CD mesmo.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Dúvidas na formatação e partições.
« Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2015, 05:23 »
Citar
queria excluir e formatar tudo o que há no pc, inclusive o ubuntu do dual boot, isso é possível?

Sim, é possível, aliás, é o modo mais fácil de ser feito e quando possível também o melhor, pois é a solução nuclear, apaga tudo e começa tudo de novo, ou seja, é uma instalação "limpa", nenhum problema em fazer isso, vá em frente.

« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 05:25 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Diegovercesi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Dúvidas na formatação e partições.
« Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2015, 05:26 »
Prometo que é a ultima pergunta, então é só voltar o live DVD e colocar aquela opção de formatar?

Um abraço

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Dúvidas na formatação e partições.
« Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2015, 05:30 »
Na instalação, logo no começo, tem uma tela que diz algo como "Usar o disco inteiro", use essa opção que vai no automático.

Mas como disse, se quiser aprender mais em detalhes e dominar melhor a técnica, suba o sistema pelo live-cdrom, chame o GParted pelo Dash (que é o ícone inicial da barra vertical esquerda e que chama os programas) e pode fazer o que quiser com as partições.

Quando não há problema de perda de arquivos tudo fica fácil, muito fácil.
« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 10:01 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Diegovercesi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Dúvidas na formatação e partições.
« Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2015, 05:38 »
Vou dar uma mexida nas partições, aproveitar e praticar o uso no terminal e tal, muito obrigado,  :D