Autor Tópico: Dúvidas na formatação e partições.  (Lida 2876 vezes)

Offline Diegovercesi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Dúvidas na formatação e partições.
« Online: 15 de Julho de 2015, 23:18 »
Olá, sou novo aqui e peço perdão por qualquer erro que possa cometer nessa postarem, venho usando ubuntu no dual boot e agora  tenho interesse em formatar a máquina e me dedicar somente ao Linux, também queria avisar que sou muito leigo, peço perdão por isso também.

Tenho algumas dúvidas sobre minha formatação pelo cd, vou usar a 14.04 lts. Enfim, meu notebook possui Windows 7, meu HD tem 750gb, quando iniciei o Windows pela primeira vez na máquina, ele partiu meu HD em C e D, o C de 250gbn dedicado ao sistem operacional e o remanescente em arquivos, o D de 500gb, apenas para arquivos, vou postar minhas dúvidas em tópicos para ficar mais fácil.

1) Qual a melhor maneira de desinstalar o dual boot? Eu preciso fazer isso? Visto que no CD posso formatar a máquina inteira?

2)Na hora de escolher as partições no CD, como faço para formatar o C e o D (queria acabar com essa partição também, deixando o HD de 750gb como um todo), enfim, quais as opções que devo escolher para apagar Absolutamente tudo no PC e deixar só o Ubuntu nela?

3) preciso fragmentar/desfragmentar o ou os discos em algum momento? Qual o modo mais apropriado de fazê-lo?

Me perdoem pelo texto enorme, mas eu queria tentar né aventurar nessa parte sem chamar técnico nem nada, desde já, sou muito grato pela ajuda e atenção.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Dúvidas na formatação e partições.
« Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2015, 04:50 »
Alerta: estou supondo que você tenha backup dos seus arquivos pessoais (fotos, documentos, textos autorais, etc) e que não será um problema realmente formatar o disco inteiro, pois tudo o que estiver lá irá desaparecer, então, se não for esse o caso, não siga adiante.