Autor Tópico: Líder do Debian diz que Canonical Snappy poderá causar problemas de compatibilid  (Lida 11547 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Neil McGovern está preocupado que alguns problemas possam surgir quando um novo formato de pacote seja disponibilizado.

A Canonical está a desenvolver um novo formato de pacote chamado Snappy que vai trazer um monte de novos recursos para a área de trabalho, como contenção, dependências carefree, e segurança, apenas para citar alguns. A partir da aparência dele, o novo líder Debian é a preocupação que pode afetar o ecossistema do software livre, a longo prazo.

Debian tem um novo líder, Neil McGovern, e ele está determinado a trazer um monte de novas idéias para o projeto, incluindo a adição de repositórios PPA, o que certamente fazem a diferença. Ele também fez alguns comentários a respeito do desenvolvimento do pacote Snappy e os seus possíveis efeitos sobre o ecossistema Linux.

Canonical anunciou há pouco que ele estava trabalhando em um novo sistema de embalagem que chamaram clique naquele momento. Na verdade, se você criar um aplicativo para o Ubuntu touch agora, será um arquivo clique. Em qualquer caso, Snappy é a evolução desses pacotes de cliques, e já está sendo usado para o Ubuntu Snappy Core. É verdade que essa distro é destinado a hardware incorporado ou vários dispositivos IoT, mas em breve desembarcar no ambiente de trabalho também.

Canonical em breve terá duas versões diferentes do Ubuntu no selvagem, um com base em deb packages e outro baseado em Snappy. Estas duas iterações serão apoiados para o futuro previsível, mas também levanta questões sobre o futuro da relação Ubuntu-Debian.

Snappy pode causar alguns problemas de compatibilidade

Ubuntu é um projeto open source eo mesmo pode ser dito sobre Snappy. Canonical está fazendo uma coisa própria que os ajude com o Ubuntu Touch e do Ubuntu desktop, mas pode causar alguns problemas de incompatibilidade ou confusão na comunidade Linux. Ou, pelo menos, é isso que Neil McGovern parece pensar.

“O conceito Snappy da Canonical parece estar voltada para a evolução da nuvem e IoT, ao invés do tradicional oferta de desktop ou servidor. Acho que ele oferece alguma vantagem para Canonical, mas estou um pouco preocupado com a cisão de tempo e esforço de desenvolvimento . parece que eles vão eventualmente passar um lote de lado a aplicação sobre a Snappy, e eu não acho que isso vai ajudar a compatibilidade com o resto do ecossistema de software livre “, disse Neil em uma entrevista expansiva para Linux.com.

Snappy ainda é bastante longe de se tornar um pilar no desenvolvimento do Ubuntu, mas está chegando lá. Ubuntu é o sistema operacional Linux mais usado lá fora, por isso é claro que Snappy terá um impacto. Ele continua a ser visto se esse impacto será sentido de forma positiva fora do ecossistema Ubuntu.

FONTE: http://sempreupdate.org/lider-do-debian-diz-que-canonical-snappy-podera-causar-problemas-de-compatibilidade/
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Nossa cara, publicaram o artigo e não fizeram nem questão de revisar... confiança total no google translate :/
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Ah meu saco... agora o Debian vai ficar dependendo do ubuntu? Não devia ser o contrário?  :o

Citar
e ele está determinado a trazer um monte de novas idéias para o projeto, incluindo a adição de repositórios PPA, o que certamente fazem a diferença.

Putz, e só piora... Debian vai ser mais um fork do ubuntu se continuar desse jeito. Triste isso.

Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Ah meu saco... agora o Debian vai ficar dependendo do ubuntu? Não devia ser o contrário?  :o

O debian sempre se aproveitou do ubuntu. Por exemplo, nem sempre os pacotes vão do debian para o ubuntu, por vezes é justamente contrário (vindo do Universe ou PPAs). E tem a questão de report de bugs, debian se aproveita muito disso.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Eu acho Isso normal no software livre, de uma distro de aproveitar da outra.

E ainda por cima a Canonical tem desenvolvedores do Debian em sua folha de pagamento, outro motivo disso acontecer. 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Eu acho Isso normal no software livre, de uma distro de aproveitar da outra.

E ainda por cima a Canonical tem desenvolvedores do Debian em sua folha de pagamento, outro motivo disso acontecer.

Exato.

Mesmo porque uma as 4 liberdades falam exatamente disso :
http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html)
« Última modificação: 30 de Junho de 2015, 11:04 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Eu acho Isso normal no software livre, de uma distro de aproveitar da outra.

E ainda por cima a Canonical tem desenvolvedores do Debian em sua folha de pagamento, outro motivo disso acontecer.

Será por este motivo que o fórum do Debian é tão parado...???
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Eu acho Isso normal no software livre, de uma distro de aproveitar da outra.

E ainda por cima a Canonical tem desenvolvedores do Debian em sua folha de pagamento, outro motivo disso acontecer.

Será por este motivo que o fórum do Debian é tão parado...???

Não acredito nisso.

O Fórum nacional é "parado" porque existem poucos usuários no páis (em relação a outras distros como o Ubuntu). Veja, por exemplo, como está a movimentação no Fórum Internacional da distro.

Além disso, temos que lembrar que os usuários do Debian em geral possuem conhecimentos mais avançados do que aqueles que utilizam distros focadas em iniciantes. Logo, os seus usuários precisam recorrer menos ao suporte prestado em Fóruns.

Por fim, a atual terceira colocação no distrowatch demonstra claramente que ainda há bastante interesse na distro.
« Última modificação: 30 de Junho de 2015, 11:09 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Tanto o  público quanto a maneira de medir do distrowatch são bem específicos, eu acho que as estatísticas da wikimedia refletem melhor o uso em desktops: https://stats.wikimedia.org/wikimedia/squids/SquidReportOperatingSystems.htm

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Tanto o  público quanto a maneira de medir do distrowatch são bem específicos, eu acho que as estatísticas da wikimedia refletem melhor o uso em desktops: https://stats.wikimedia.org/wikimedia/squids/SquidReportOperatingSystems.htm

Sim, indiquei o distrowatch apenas por ser uma ferramenta útil mais para se averiguar o interesse numa distro, não tanto pela quantidade de usuários.

De qualquer forma, mesmo na wikimedia o Debian ainda possui uma quantidade de usuários bastante relevante na comunidade, próxima a do Linux Mint.

A mesma coisa verificamos no Google Trends, com o Debian apresentando ainda um percentual bastante relevante.
« Última modificação: 30 de Junho de 2015, 18:06 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Creto

  • Visitante
Ah meu saco... agora o Debian vai ficar dependendo do ubuntu? Não devia ser o contrário?  :o

Citar
e ele está determinado a trazer um monte de novas idéias para o projeto, incluindo a adição de repositórios PPA, o que certamente fazem a diferença.

Putz, e só piora... Debian vai ser mais um fork do ubuntu se continuar desse jeito. Triste isso.


Rapaz dessa vez não tem como discordar do Garfo hhehehheh

T+

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Alto lá!

Debian fork do Ubuntu?  Eles teriam que rasgar muita coisa de como funciona o Debian hoje!  Os dois vem trilhando caminhos bem diferentes, apesar do Ubuntu ainda usar como base os pacotes do Debian.

Na minha opinião o Mark quer ganhar dinheiro, seu foco está no sistema para Smartphone.  O que o Mark já tinha percebido faz muitos anos é que demora muito para se fazer mudanças profundas e necessárias em coisas que os sistemas pagos fazem há anos!   Só pra ilustrar um tópico, um Servidor gráfico que preste! Tá todo mundo careca de saber que precisa mudar radicalmente. Então vamos juntar forças e mudar todos juntos?  Não! Vamos criar dois ou três servidores diferentes! E que vença o mais forte! Infelizmente a maior força do software livre é também sua maior fraqueza!   Não existe união de esforços de toda sua comunidade!  Se um cara não gosta?  Fork nele! E assim vai!  Daí ficamos na mão das grandes distros com apelo comercial que acabam ditando o padrão a ser seguido. 

Lembram do systemd?   Rende pano pra manga até hoje!

Já fizeram foi fork do Debian não foi?  Por causa da adoção do systemd!  Do Ubuntu nem se fala!
« Última modificação: 01 de Julho de 2015, 00:10 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Darwin já dizia: sobrevive o mais adaptado. Quem viver verá.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D