Neil McGovern está preocupado que alguns problemas possam surgir quando um novo formato de pacote seja disponibilizado.
A Canonical está a desenvolver um novo formato de pacote chamado Snappy que vai trazer um monte de novos recursos para a área de trabalho, como contenção, dependências carefree, e segurança, apenas para citar alguns. A partir da aparência dele, o novo líder Debian é a preocupação que pode afetar o ecossistema do software livre, a longo prazo.
Debian tem um novo líder, Neil McGovern, e ele está determinado a trazer um monte de novas idéias para o projeto, incluindo a adição de repositórios PPA, o que certamente fazem a diferença. Ele também fez alguns comentários a respeito do desenvolvimento do pacote Snappy e os seus possíveis efeitos sobre o ecossistema Linux.
Canonical anunciou há pouco que ele estava trabalhando em um novo sistema de embalagem que chamaram clique naquele momento. Na verdade, se você criar um aplicativo para o Ubuntu touch agora, será um arquivo clique. Em qualquer caso, Snappy é a evolução desses pacotes de cliques, e já está sendo usado para o Ubuntu Snappy Core. É verdade que essa distro é destinado a hardware incorporado ou vários dispositivos IoT, mas em breve desembarcar no ambiente de trabalho também.
Canonical em breve terá duas versões diferentes do Ubuntu no selvagem, um com base em deb packages e outro baseado em Snappy. Estas duas iterações serão apoiados para o futuro previsível, mas também levanta questões sobre o futuro da relação Ubuntu-Debian.
Snappy pode causar alguns problemas de compatibilidade
Ubuntu é um projeto open source eo mesmo pode ser dito sobre Snappy. Canonical está fazendo uma coisa própria que os ajude com o Ubuntu Touch e do Ubuntu desktop, mas pode causar alguns problemas de incompatibilidade ou confusão na comunidade Linux. Ou, pelo menos, é isso que Neil McGovern parece pensar.
“O conceito Snappy da Canonical parece estar voltada para a evolução da nuvem e IoT, ao invés do tradicional oferta de desktop ou servidor. Acho que ele oferece alguma vantagem para Canonical, mas estou um pouco preocupado com a cisão de tempo e esforço de desenvolvimento . parece que eles vão eventualmente passar um lote de lado a aplicação sobre a Snappy, e eu não acho que isso vai ajudar a compatibilidade com o resto do ecossistema de software livre “, disse Neil em uma entrevista expansiva para Linux.com.
Snappy ainda é bastante longe de se tornar um pilar no desenvolvimento do Ubuntu, mas está chegando lá. Ubuntu é o sistema operacional Linux mais usado lá fora, por isso é claro que Snappy terá um impacto. Ele continua a ser visto se esse impacto será sentido de forma positiva fora do ecossistema Ubuntu.
FONTE:
http://sempreupdate.org/lider-do-debian-diz-que-canonical-snappy-podera-causar-problemas-de-compatibilidade/