Autor Tópico: Como instalar o PF-Kernel no Ubuntu!  (Lida 11128 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Como instalar o PF-Kernel no Ubuntu!
« Online: 01 de Junho de 2013, 12:10 »
Atenção!

Este é um kernel experimental e não oficial não tendo absolutamente nada haver com a Canonical! Portanto instale este kernel por sua conta e risco! Não me responsabilizo por qualquer problema advinto do uso deste kernel. Se algo deixar de funcionar, parabéns, você tem que se virar no Fórum do pf-kernel!

- Atualizado 19/06/2015


1) Tutorial

O Pf-kernel usa os escalonadores BFS e BFQ para melhor desempenho além de outros patchs para otimizar a carga sobre o sistema. Contudo ele não é o mais rápido, visto que não é um kernel de baixa latência, mas se mostrou capaz de aguentar uma carga enorme sobre o sistema sem trancos e barrancos e aumentou muito o tempo de uso da bateria do meu Netbook. No meu caso tudo que funcionava antes continuou funcionando depois! A parte de áudio, vídeo, navegação na internet e consumo de bateria foram as partes que melhoraram mais no meu Netbook.

Você pode baixar os fontes e compilar você mesmo, ou da maneira mais simples, baixe os pacotes binários do link abaixo e faça uma instalação no seu Ubuntu. Existem versões 32 e 64bits. Você sempre acha versões mais recentes do kernel, mas lembre-se, não é por esta ser a versão mais nova que ela vai funcionar melhor pra você!

Sempre baixe os dois pacotes, linux-headers e linux-image, da pretendida versão do kernel e arquitetura do seu sistema.

No terminal, dentro da pasta em que você baixou os arquivos binários (.deb), como root faça:

dpkg -i *.deb


E aguarde a instalação. Como o pf-kernel geralmente tem versões mais novas que o kernel do Ubuntu, o pf-kernel deve tornar-se o kernel padrão na hora do Boot. No meu caso o tempo de boot amentou, o que era esperado, então não se preocupe com isso.

Link do pf-kernel: http://pf.natalenko.name/

Link para Download dos binários para o Ubuntu:

ftp://big-bum.uni.cx/pf-kernel/

2) Dica para pleno funcionamento do pf-kernel

Como eu disse antes, o pf-kernel usa os escalonadores BFS  (para processador)  e BFQ (para o HD),  contudo, ele pode não “ativar” o uso do BFQ por padrão. Após instalação do pf-kernel reinicie o sistema com o pf-kernel e verifique isso com o comando:

cat /sys/block/sda/queue/scheduler

Você deve ver o bfq como uma das opções do escalonador de disco, ela deve estar entre os colchetes.  Se ele só estiver listado mas não estiver "ativo" entre os colchetes, vamos fazer ele “subir” o sistema já com o BFQ. Como root no terminal:

Código: [Selecionar]
nano /etc/rc.local
Dentro do arquivo, no fim dele, mas antes do exit 0, copie e cole o seguinte comando:

Código: [Selecionar]
echo “bfq” >> /sys/block/sda/queue/scheduler

Agora reinicie a máquina com o pf-kernel. 

3) Observações!

a) O kernel do Ubuntu não tem suporte para o BFQ, então lembre-se de comentar a linha do comando echo no rc.local antes de voltar ao kernel do Ubuntu!

b) O BFQ e o BFS são escalonadores um tanto quanto agressivos, então, para aqueles que seguiram o meu tutorial de deixar o Ubuntu mais rápido, eu recomendo que na parte do nr_requests e no read_ahead_kb deixem os valores padrões se o seu processador for antigo ou pouco potente. Achei que o sistema ficou mais fluido apenas com a tunagem do nr_requests nos processadores modernos e potentes. Faça os seus testes.

c) A dupla BFS/BFQ continua com um problema na transferência de arquivos, principalmente para pen drives. A transferência alterna momentos de alta velocidade com pausas longas, mas termina a transferência. Isso já acontecia quando a gente usava o kernel do HqxRiven 3 anos atrás, mas ele alterava algumas configurações deles e a coisa ficava quase resolvida. Depois não digam que eu não avisei.


Façam bom uso!
« Última modificação: 19 de Junho de 2015, 16:36 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Shinigammy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
  • Ubuntu 12.04.2 - 64x
    • Ver perfil
Re: Como instalar o PF-Kernel no Ubuntu!
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2013, 16:11 »
Olá, sou Rubens Almeida, sou iniciante aqui no fórum e com algumas pesquisas sobre como aumentar a performance do Ubuntu, acabei achando esta dica, que me vem sendo bastante útil.

Antes de tudo, o que é o Kernel:
"Kernel", em inglês, significa "núcleo" e é ele quem é responsável por fazer todas as mágicas que fazem o computador operar, estabelecendo a comunicação entre hardware e software, permitindo que os aplicativos sejam executados e dados, processados. A arquitetura do núcleo Linux é Monolítica, ou seja, todo o núcleo, suas extensões e alguns drivers são todos executado no espaço de núcleo, o qual, na maioria dos SOs, é um espaço reservado somente na memória do computador; Nunca é paginada no disco. No entanto, aplicativos do modo usuário podem ser paginados no disco (a famosa partição SWAP), quando necessário, o que aumenta bastante a performance do SO.

Nós sabemos que o Linux é portátil, podendo ser rodado em qualquer máquina (Pcs, Smartphones, tablets...) e a partir de qualquer coisa (Cd, Pendrive). É por isso que ele precisa de um Kernel compatível com todas essas máquinas, e essa compatibilidade acaba por trazer um desempenho não muito bom...

Mas atenção, se você tem algum driver proprietário instalado (uma placa de vídeo da Nvidia, por exemplo) não siga esse tutorial, pois você pode ter sérias complicações.

Beleza, mas agora vamos fazer o seu pc decolar  ;D
Instalação
Primeiro, de acordo com sua arquitetura salve os arquivos linux-headers*.deb e linux-source*.deb na mesma pasta (ex: Na pasta /home/(seu usuário)/pf-kernel/ ).
Para quem não sabe, i386 = 32 bits e amd64 = 64 bits.
Agora abra o terminal, por ele abra a pasta na qual você salvou os arquivos e digite:

Citar
sudo dpkg -i linux-*.deb
init 6

Após isso, o sistema irá reinicializar, e provavelmente o Unity dará algum problema. Os mais comuns são tudo sumir, e só ficar o papel de parede e o mouse na tela ou o sistema de busca não conseguir procurar nenhum programa. Para resolver isto, abra o terminal com Ctrl + Alt + T. Se não abrir, pressione Ctrl + Alt + F1 e digite seu usuário e senha. Agora instale o compiz config:

Citar
sudo apt-get install compizconfig-settings-manager

Após a instalação, abra o Compiz Config com os seguintes comandos:

Citar
export DISPLAY=:0
ccsm

Se você abriu o terminal pelo CTRL + ALT + F1, pressione CTRL + ALT + F7 para voltar a área de trabalho.
Na janela do Compiz Config, procure o "Ubuntu Unity Plugin" e habilite-o.




Feche o Compiz Config e no terminal, digite:


Citar
unity-replace

Aguarde alguns instantes e o sistema estará completamente funcional ;D
Para testar se o Kernel realmente foi instalado, digite no terminal:

Citar
uname -r


Espero que tenham gostado da dica. Aproveitem bem, me digam o que acharam e se realmente funcionou  ;)
« Última modificação: 11 de Julho de 2013, 16:13 por Shinigammy »
Positivo Master N170i - Intel® Core™ i5-2450M CPU @ 2.50GHz × 4,
Intel® Sandybridge Mobile, 4Gb RAM ddr3, 14", Ubuntu 12.04 - 64x

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Como instalar o PF-Kernel no Ubuntu!
« Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2013, 20:07 »
 Certo, mas o que ele tem de tão diferente?
 Posso usar no arch?
 PS: Entre compilar o  kernel e usar esse, qual traria mais vantagens?
Rolling Release é o máximo \o/

Offline Shinigammy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
  • Ubuntu 12.04.2 - 64x
    • Ver perfil
Re: Como instalar o PF-Kernel no Ubuntu!
« Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2013, 20:36 »
Certo, mas o que ele tem de tão diferente?
 Posso usar no arch?
 PS: Entre compilar o  kernel e usar esse, qual traria mais vantagens?

Ele tem um gerenciador de memória e processador mais inteligente.
Eu não testei ele no Arch, mas acredito que não haverá incompatibilidades. Tudo indica também que o processo de instalação será diferente.
Compilar o kernel por si só pode trazer muito mais estabilidade e desempenho para você, mas se ocorrer algum erro, será muito mais complicado de você repará-lo, portanto fica a sua própria conta e risco.
Positivo Master N170i - Intel® Core™ i5-2450M CPU @ 2.50GHz × 4,
Intel® Sandybridge Mobile, 4Gb RAM ddr3, 14", Ubuntu 12.04 - 64x

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Como instalar o PF-Kernel no Ubuntu!
« Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2013, 23:01 »
olá, eu ja havia postado essa dica em primeiro de junho de 2013: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,106278.0.html

Entao temos um tópico repetido. Posso juntar os dois? Ou você "carrega o piano" com esse tópico? Ainda falta dica para usar todos os recursos do pf-kernel.

Respondendo ao colega, o pf-kernel usa escalonadores BFS e BFQ para melhor rendimento de processador e disco. Além disso usa outras configurações mais agressivas que os kerneis padrões. Você pode conseguir maior rendimento compilando esse kernel para o Arch. Esse pacote binário só vai servir para o ubuntu/debian.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Como instalar o PF-Kernel no Ubuntu!
« Resposta #5 Online: 15 de Julho de 2013, 00:34 »
 Olha que interessante, tem esse kernel no aur ;D
https://aur.archlinux.org/packages/linux-pf/

 Amanhã eu instalo ele, tenho que ir pra escola daqui a pouco  :P
Rolling Release é o máximo \o/

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Como instalar o PF-Kernel no Ubuntu!
« Resposta #6 Online: 15 de Julho de 2013, 15:34 »
Tópicos Unidos!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Como instalar o PF-Kernel no Ubuntu!
« Resposta #7 Online: 15 de Julho de 2013, 18:13 »
nossa, sou o número 31315 na fila @__@
Rolling Release é o máximo \o/

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Como instalar o PF-Kernel no Ubuntu!
« Resposta #8 Online: 19 de Junho de 2015, 16:38 »
Tutorial atualizado pois os binários para Ubuntu do Natalenko não existem mais!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2