Autor Tópico: Layout do teclado diferente somente no login [RESOLVIDO]  (Lida 4016 vezes)

Offline fabiobianchi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Layout do teclado diferente somente no login [RESOLVIDO]
« Online: 03 de Junho de 2015, 13:26 »
Olá pessoal, já jaz algum temo que não posto nada por aqui.

Estou com um problema, comprei um notebook thinkpad com teclado americano e na tentativa de mudar para português e remapear algumas teclas fiz uma grande confusão.
O que acontece é que na tela de login (quando ligo o computador) em que devo colocar o nome de usuário e senha, o layout está diferente do  layout do sistema após o login que é Português (Brasil).

Estranho é que se o computador é deixado inativo e entra o screensaver, quando vou desbloquea-lo com a senha root posso usar esse mesmo layout.

então o layout está diferente somente quando ligo o computador e preciso colocar nome de usuário e senha.

Instalei alguns programas para remapear o teclado e talvez alguns deles tenham alterado essa configuração, mas não lembro dos programas instalados.

Não queria ter que reinstalar o SO (Linux Mint 17.1, XFCE), pois estou no Equador e a internet aqui é muito lenta...


Alguém pode me ajudar

Agradeço desde já!!!
« Última modificação: 03 de Junho de 2015, 23:31 por fabiobianchi »

Offline fabiobianchi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re:Layout do teclado diferente somente no login
« Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2015, 23:30 »
Bem, eu acabei achando a resposta no forum dedicado a Unix & Linux do stackexchange.

Aqui vai o link se alguém precisar no futuro:
Código: [Selecionar]
http://unix.stackexchange.com/questions/136382/mint-login-screen-wrong-keyboard-layout

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Layout do teclado diferente somente no login [RESOLVIDO]
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2015, 07:40 »
Então o que  foi feito foi ir para tty (Ctrl Alt F1) e para resolver acrescentar no arquivo:

/etc/mdm/Init/Default

a linha:

/usr/bin/setxkbmap br

antes do  "exit 0"


Apenas que esse arquivo (/etc/mdm/Init/Default) não existe no Ubuntu 14.04 (também não no Lubuntu 14.04, nos demais sabores não verifiquei e não tenho o Mint instalado), tudo indica ser específico do Mint.

O que é mais exatamente esse arquivo, qual a função dele, para que serve, sabe dizer?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.