Autor Tópico: Boot sem bootplash no Lubuntu  (Lida 17608 vezes)

Creto

  • Visitante
Re:Boot sem bootplash no Lubuntu
« Resposta #15 Online: 06 de Junho de 2015, 19:51 »
Olá novamente me metendo onde não sou chamado, mas deixa eu tentar entender, o bootsplash que você diz é o plymouth certo?

- Aquele que tem o nome Ubuntu com pingos piscando em sequência embaixo do nome Ubuntu?!!

Se sim, comande ai e poste a saída para que o fórum possa analisar:

Código: [Selecionar]
sudo update-alternatives --config default.plymouth
T+

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Boot sem bootplash no Lubuntu
« Resposta #16 Online: 08 de Junho de 2015, 01:14 »
Os comandos não mostraram nada de anormal em relação ao splash.
A saída do lshw não está mostrando o driver de vídeo em uso, deveria aparecer o i915, o que não está ocorrendo.

Tenho em um determinado notebook uma placa de vídeo da mesma família que essa sua (Intel Mobile GM 965/GL960) parte de um antigo Dell Inspiron 1525 que está aqui. Já tinha o Ubuntu e o Fedora instalados, então hoje instalei em uma outra partição também o Lubuntu 14.04 para poder ter melhor e mais direto elemento de comparação com a sua instalação.

Na instalação feita aqui na cmdline de boot ficaram por padrão apenas os parâmetros quiet e splash, portanto, não pediu aquele parâmetro vt.handoff=7 que tem na sua instalação.

Tendo deixado o parâmetro 'quiet' colocado automaticamente na instalação padrão, o que observo é realmente uma carga do sistema com uma tela sem nada seguida da aparição do splash, porém como a subida do Lubuntu é muito rápida em razão do S.O ser muito leve, assim, o tempo de exposição da tela splash é muito curta, coisa de alguns poucos segundos (2, 3, no máximo 5 segundos) e já atinge a tela central do desktop.

Faça o comando mencionado pelo /Creto/ no post anterior (# 15), que é mesmo a sequência natural de análise da questão.

« Última modificação: 08 de Junho de 2015, 01:16 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re:Boot sem bootplash no Lubuntu
« Resposta #17 Online: 08 de Junho de 2015, 10:02 »
So para agregar, vc esta usando SSD ou HD convencional nessa instalação do Lubuntu?

Marque nos canais de software->configuraçoes-> repositorios deixe tudo marcado em aplicativos ubuntu e tbm em atualizaçoes de um update;

sudo apt-get update ; sudo apt-get upgrade
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Boot sem bootplash no Lubuntu
« Resposta #18 Online: 08 de Junho de 2015, 10:51 »
Citar
[cotei] está usando SSD ou HD convencional nessa instalação?

Pelo informado no post #5 se trata de um Sony Vaio, ainda com cpu T2060 @1.60GHz, 3GB ram e HD convencional SATA (ATA FUJITSU MHV2160B), não há indicação de SSD no sistema.
« Última modificação: 08 de Junho de 2015, 11:35 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re:Boot sem bootplash no Lubuntu
« Resposta #19 Online: 08 de Junho de 2015, 12:18 »
OK, Se ele estivesse usando um SSD havia um bug a algum tempo atras que o splash nao aparecia, por causa da velocidadede carregamento do SSD. Seria interessante e que o Lucas marque todas as opçoes nos canais de software e deixe o sistema mais atualizado possivel para que possa acertar algum provavel erro ou bug no plymount, entao e interessante deixar tudo ativado.

Vamos tentar editar em sudo gedit /etc/default/grub ou sudo leafpad /etc/default/grub

GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true
GRUB_TIMEOUT=10

deixe assim comentado;

#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true
#GRUB_TIMEOUT=10

e ainda no grub procure a linha;

# The resolution used on graphical terminal
# note that you can use only modes which your graphic card supports via VBE
# you can see them in real GRUB with the command `vbeinfo'
#GRUB_GFXMODE=640x480

Descomente e deixe assim;

# The resolution used on graphical terminal
# note that you can use only modes which your graphic card supports via VBE
# you can see them in real GRUB with the command `vbeinfo'
GRUB_GFXMODE=auto

Salve e depois rode o comando;

sudo update-grub ; sudo update-initramfs -u

e reinicie, veja se da certo.

Outra opção e que como o sistema e muito rapido porque e leve, talvez nao de tempo de exibir o splash do ubuntu, entao podemos fazer um teste e retardar a inicialização para ver se aparece a imagem;

sudo gedit /etc/init/lightdm.conf ou equivalente no Lubuntu  leafpad /etc/init/lightdm.conf  (nao sei se ele usa o lightdm).

Proximo a linha 45;

   [ ! -f /etc/X11/default-display-manager -o "$(cat /etc/X11/default-display-manager 2>/dev/null)" = "/usr/bin/lightdm" -o "$(cat /etc/X11/default-display-manager 2>/dev/null)" = "/usr/sbin/lightdm" ] || { stop; exit 0; }

   if [ "$RUNLEVEL" = S -o "$RUNLEVEL" = 1 ]
   then
       # Single-user mode
       plymouth quit || :
       exit 0
   fi
    fi


    exec lightdm
end script

depois do ultimo fi como mostrado acima, de enter para ele ir para a linha de baixo e na linha de baixo vc vai colocar;

   [ ! -f /etc/X11/default-display-manager -o "$(cat /etc/X11/default-display-manager 2>/dev/null)" = "/usr/bin/lightdm" -o "$(cat /etc/X11/default-display-manager 2>/dev/null)" = "/usr/sbin/lightdm" ] || { stop; exit 0; }

   if [ "$RUNLEVEL" = S -o "$RUNLEVEL" = 1 ]
   then
       # Single-user mode
       plymouth quit || :
       exit 0
   fi
    fi
sleep 7
    exec lightdm
end script

salve e reinicie, se tudo der certo o ubuntu vai ficar parado naquela tela de carregamento roxa com pontinhos(no ubuntu) e ficar ali por 7 segundos antes de carregar o sistema, ou seja ele vai ficar 7 segundo no splash do ubuntu antes de carregar.
« Última modificação: 08 de Junho de 2015, 12:29 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Boot sem bootplash no Lubuntu
« Resposta #20 Online: 08 de Junho de 2015, 19:32 »
Citar
Outra opção e que como o sistema e muito rapido porque e leve, talvez nao de tempo de exibir o splash do ubuntu, entao podemos fazer um teste e retardar a inicialização para ver se aparece a imagem; [...]  (nao sei se ele usa o lightdm).

É o lightdm mesmo no Lubuntu.

Excelente ideia acrescentar um 'sleep' no script do lightdm.

Experimentei aqui aumentando já para 15, objetivando parar de verdade no splash e funcionou perfeitamente para verificar se o problema está relacionado à velocidade de subida do sistema, ficaram os 5 pontinhos passando um largo tempo na tela.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline lucaswhitey

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Boot sem bootplash no Lubuntu
« Resposta #21 Online: 12 de Junho de 2015, 21:20 »
Desculpe a demora em responder. Estou em semana de provas!!
Bem, executei o seguinte comando dito pelo Creto:

Código: [Selecionar]
sudo update-alternatives --config default.plymouth
Obtive a resposta:

Existe apenas uma alternativa no grupo de ligação default.plymouth (que disponibiliza /lib/plymouth/themes/default.plymouth: /lib/plymouth/themes/lubuntu-logo/lubuntu-logo.plymouth
Nada para configurar.

Logo depois, segui as instruções passadas por platao, porém sem sucesso.  :-[
Bom, pessoal, agradeço mesmo pela ajuda, mas acho que esse problema é insolucionável!!  :'(

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Boot sem bootplash no Lubuntu
« Resposta #22 Online: 13 de Junho de 2015, 02:48 »
Se nada do que anteriormente foi dito funcionou, então faça o seguinte:

Código: [Selecionar]
sudo leafpad /etc/initramfs-tools/conf.d/splash
Como esse arquivo não existe então estará abrindo em branco, sem nenhum conteúdo.

Acrescente:

Código: [Selecionar]
FRAMEBUFFER=y
Salvar e sair

Execute novamente:

Código: [Selecionar]
sudo update-initramfs -u
Reinicie o sistema:

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline lucaswhitey

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Boot sem bootplash no Lubuntu
« Resposta #23 Online: 07 de Setembro de 2015, 12:58 »
Oi, galera! Tudo bom? Lembram de mim?! Hahaha ;D Eu sei que fazem quase 3 meses que não movimento esse tópico, mas é que com o ENEM e outros vestibulares chegando fica difícil arranjar algum tempo para arrumar o Lubuntu.
A novidade é que consegui fazer a "bootsplash" aparecer, embora não saiba se a solução foi só momentânea ou se a partir de agora ela sempre irá aparecer. O único problema é que não sei como consegui isso. ??? Recentemente, o Lubuntu parou de inicializar e a tela do boot permanecia num preto infinito. No último episódio em que isso ocorreu, eu simplesmente fiquei revoltado e comecei a apertar botões aleatórios do teclado. Misteriosamente, não só uma sequência de comandos começou a aparecer na tela e a bootsplash azul "Lubuntu 14.04" apareceu, como o Lubuntu também iniciou. Alguém consegue me dizer o que posso ter feito?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Boot sem bootplash no Lubuntu
« Resposta #24 Online: 07 de Setembro de 2015, 13:15 »
Citar
Alguém consegue me dizer o que posso ter feito?

Impossível saber.

Qualquer análise precisa ser metódica em qualquer circunstância, mas quando se está longe do computador isso é mais que imperativo.

Ter apertado tais e quais teclas aleatoriamente isso ter ocasionada a subida correta do sistema não é algo que se possa esclarecer dessa forma.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re:Boot sem bootplash no Lubuntu
« Resposta #25 Online: 15 de Setembro de 2015, 23:21 »
acho q o plymouth é cheio de bug mesmo.
eu nunca vi isso funcionar 100% nas máquinas em q experimentei sistemas gnu/linux.