Autor Tópico: Jogos da Steam rodam no kubuntu igual ao Ubuntu ?  (Lida 5177 vezes)

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Jogos da Steam rodam no kubuntu igual ao Ubuntu ?
« Online: 30 de Maio de 2015, 19:54 »
Senhores, tenho alguns jogos comprados na Steam, todos eles rodam normalmente no Ubuntu, no entanto quando os instalei no openSUSE , ambiente tanto Gnome como Kde, os jogos não rodavam, achei que o problema era no vídeo, ai desabilitar os efeitos do kde e mesmo assim não deu certo, fiquei na dúvida porque no Ubuntu com Unity os mesmos jogos rodam sem problemas.

meu hardware é um notebook DELL Inspiron N4050 i5 segunda geração

kubuntu@kubuntu:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family DRAM Controller (rev 09)                                                                                           
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)                                                               
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family MEI Controller #1 (rev 04)                                                                             
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #2 (rev 05)                                                                         
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 05)                                                                           
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 1 (rev b5)                                                                                     
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 2 (rev b5)                                                                                     
00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 4 (rev b5)                                                                                     
00:1c.7 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 8 (rev b5)                                                                                     
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #1 (rev 05)                                                                         
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation HM67 Express Chipset Family LPC Controller (rev 05)                                                                                                       
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family 6 port SATA AHCI Controller (rev 05)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family SMBus Controller (rev 05)
05:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101E/RTL8102E PCI Express Fast Ethernet controller (rev 05)
09:00.0 Network controller: Qualcomm Atheros AR9285 Wireless Network Adapter (PCI-Express) (rev 01)
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline BenderPB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Jogos da Steam rodam no kubuntu igual ao Ubuntu ?
« Resposta #1 Online: 17 de Junho de 2015, 14:16 »
Olá asghan. Tenho um amigo que utiliza o KUbuntu e ele consegue rodar todos os jogos, melhor que no Windows, diga-se de passagem. O mesmo acontece comigo que utilizo o Ubuntu. Inclusive o PESADO simulador X-Plane rodou mais rápido e "liso" no Ubuntu. Estou inclusive montando uma interface para deixar a simulação mais "profissional" e alguns problemas de comunicação que se davam no windows não acontecem no linux. Agora, quanto a outras distribuições que não sejam baseadas no Ubuntu não sei realmente o grau de compatibilidade. Procurou algo nos fóruns da Steam? Sei que a mesma tem aumentado seu catálogo e suporte ao SO. Sorte a nossa que podemos finalmente utilizar o sistema também nas horas de diversão.

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re:Jogos da Steam rodam no kubuntu igual ao Ubuntu ?
« Resposta #2 Online: 18 de Junho de 2015, 13:45 »
Pode ficar tranquilo, se roda bem no ubuntu vai rodar bem no kubuntu também. Eu uso kubuntu e não tive problemas de performance nos jogos que testei.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re:Jogos da Steam rodam no kubuntu igual ao Ubuntu ?
« Resposta #3 Online: 18 de Junho de 2015, 15:25 »
O site Phoronix realizou alguns testes neste sentido. Como se vê por lá, o desempenho do Unity e do KDE é bem parecido.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Jogos da Steam rodam no kubuntu igual ao Ubuntu ?
« Resposta #4 Online: 18 de Junho de 2015, 16:03 »
Senhores, tenho alguns jogos comprados na Steam, todos eles rodam normalmente no Ubuntu, no entanto quando os instalei no openSUSE , ambiente tanto Gnome como Kde, os jogos não rodavam, achei que o problema era no vídeo, ai desabilitar os efeitos do kde e mesmo assim não deu certo, fiquei na dúvida porque no Ubuntu com Unity os mesmos jogos rodam sem problemas.

Sua questão tem mais a ver com o OpenSUSE do que com o ambiente gráfico. Procure por aí.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson