Autor Tópico: A Dell está pedindo a seus clientes para experimentar o Ubuntu.  (Lida 22297 vezes)

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
A Dell recentemente está fazendo algumas mudanças mais fortes em sua política de relacionamento.

A empresa tem realizado mudanças interessantes ultimamente, passando a se concentrar mais no lado do Linux da empresa, o que só pode ser uma coisa muito boa para a plataforma de código aberto.

A companhia americana é uma das maiores empresas a vender PCs e laptops com o Ubuntu pré-instalado, o que certamente foi (e é) uma das formas que tornaram o Ubuntu famoso por todo o mundo. Agora, percebendo que vem havendo um crescimento de interesse por parte de seus usuários em torno do Linux (eu, por exemplo, sou um deles, pois adquiri recentemente um laptop com Ubuntu pré-instalado, o qual funciona de forma excepcional por aqui  ;D ;D ;D ), eles fizeram uma série de mudanças e anúncios interessantes.

A empresa lançou recentemente uma nova série de laptops com preços acessíveis, nomeados Inspiron 15 3000. Eles também têm publicado um tutorial de instalação em seu site, o qual detalha como instalar o Ubuntu em qualquer máquina Dell. É importante, também, notar que eles não estão tomando essas mesmas medidas com relação à plataforma Windows, além do que  todo esse esforço da companhia em prol do Linux (ao menos nessa intensidade) é bastante recente.

Para ler o artigo completo sobre esta notícia, acessem o link abaixo (em inglês):
http://news.softpedia.com/news/Dell-Is-Telling-Customers-to-Try-a-New-OS-Ubuntu-482588.shtml
« Última modificação: 28 de Maio de 2015, 11:13 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:A Dell está pedindo a seus clientes para experimentar o Ubuntu.
« Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2015, 11:09 »
Eles só têm que tomar cuidado para que isso não aconteça:

https://www.youtube.com/watch?v=WRWrmT0ovPE

E do jeito que existe gente que não entende NADA sobre sistemas operacionais a não ser o Windows, eu não duvido muito acontecer de novo. :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re:A Dell está pedindo a seus clientes para experimentar o Ubuntu.
« Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2015, 13:34 »
Show de bola. Até agora tive dois notebooks da Dell com Ubuntu de fábrica lá em casa. O meu e o da minha mãe. Funcionam muito bem.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:A Dell está pedindo a seus clientes para experimentar o Ubuntu.
« Resposta #3 Online: 28 de Maio de 2015, 14:28 »
Olha ele aqui, muito bom!

http://www.dell.com/us/p/inspiron-15-3551-laptop-ubuntu/pd?ref=PD_Family

Nessa configuração básica inicial é um equipamento de baixo custo e oferecido com um processador já não atual, mas que atende perfeitamente a maior demanda atual doméstica que é o uso de internet.
« Última modificação: 28 de Maio de 2015, 14:33 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:A Dell está pedindo a seus clientes para experimentar o Ubuntu.
« Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2015, 20:00 »
Pelo link que o druidaobelix passou acima, falam que vem com o Google Chrome e chamam o SO de "Linux Ubuntu 14.04 SP1". Então, fiquei na dúvida: quais são exatamente as alterações que a Dell faz no SO original da Canonical? Existe alguma secão no site da Dell que trata disso?

Creto

  • Visitante
Re:A Dell está pedindo a seus clientes para experimentar o Ubuntu.
« Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2015, 20:09 »
Olá,

Tenho um igual ao que mostro abaixo, (porém quando recebi o meu de uma doação veio com o W8):

http://www.dell.com/br/p/inspiron-14-5447-laptop/pd?oc=CAI5447U1552531BR022&model_id=inspiron-14-5447-laptop

Bem aqui com o Linux ele é supimpa, mas pelo link o preço é bem salgadinho :(

T+

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re:A Dell está pedindo a seus clientes para experimentar o Ubuntu.
« Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2015, 12:23 »
O meu Dell é exatamente igual a esse e veio com o Ubuntu 12.04.

Entretanto, instalei o Ubuntu 14.04 (e o Mint 17.1), com ambos funcionando perfeitamente desde o LiveCD, inclusive as teclas Fn e o teclado retroiluminado. :D :D :D

Quem me deu trabalho foi o Windows 7, pois ele não reconheceu praticamente nenhum driver de cara nem mesmo a placa de rede.  >:( >:( >:( Tive que baixar os drivers no Linux e depois instalá-los no Windows, o qual deixo instalado em multi boot no PC apenas devido ao Photoshop Lightroom. No mais, só usamos Linux aqui em casa (inclusive as crianças).
« Última modificação: 30 de Maio de 2015, 12:27 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re:A Dell está pedindo a seus clientes para experimentar o Ubuntu.
« Resposta #7 Online: 01 de Junho de 2015, 08:12 »
Eu tenho um Dell 17R-5737 no qual tenho ubuntu a correr, para meter o brilho a funcionar tive que desactivar o modulo dell_laptop.
O computador tem graficos hibridos, uma AMD 8870M e uma Intel HD 4400, no windows para ter os drivers mais recentes tenho que usar drivers costumizados (Leshcat), já no Linux os drivers proprietários não funcionam.

Se realmente querem os seus computadores a correr Ubuntu ou outra distribuição Linux ofereçam suporte decente.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re:A Dell está pedindo a seus clientes para experimentar o Ubuntu.
« Resposta #8 Online: 01 de Junho de 2015, 08:41 »
Eu tenho um Dell 17R-5737 no qual tenho ubuntu a correr, para meter o brilho a funcionar tive que desactivar o modulo dell_laptop.
O computador tem graficos hibridos, uma AMD 8870M e uma Intel HD 4400, no windows para ter os drivers mais recentes tenho que usar drivers costumizados (Leshcat), já no Linux os drivers proprietários não funcionam.

Se realmente querem os seus computadores a correr Ubuntu ou outra distribuição Linux ofereçam suporte decente.

Você ao menos sabe que o responsável pela disponibilização do driver gráfico da placa Radeon é a AMD, não o Linux em si? Se você desativá-la, não tenho a menor dúvida de que a placa da Intel (que oferece excelente suporte ao Linux) irá funcionar maravilhosamente bem.

Eu, por exemplo, tive uma enorme dor de cabeça com o Windows 7 e sua falta de suporte a drivers em meu Dell, tendo que baixá-los todos no Linux (o qual, aliás, reconheceu tudo de primeira).
« Última modificação: 01 de Junho de 2015, 08:44 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline koheleth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
    • Guia LPI
Re:A Dell está pedindo a seus clientes para experimentar o Ubuntu.
« Resposta #9 Online: 01 de Junho de 2015, 11:34 »
O problema principal é:

  • Apoio aos novos usuários

O mundo do GNU/Linux é totalmente novo para quem estar entrando.
Com isso se cria vários mitos:
  • O linux é em ingles
  • O linux é difícil de usar
  • O linux é pra técnicos em informática
  • E outros...

Esses estigmas são colocados e faz com que o usuário vá para o que ele conhece.
Eu, em particular, quando instalo o ubuntu para parentes e amigos, faço questão de ver as necessidades deles e configurar o sistema de forma apropriada.
E fico dando suporte para as dúvidas deles, incentivando a usar o forum, dizendo que vai ajudá-lo muito.
Ubuntu 13.04
acesse: Guia LPI
Profº Marcos Aurélio

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re:A Dell está pedindo a seus clientes para experimentar o Ubuntu.
« Resposta #10 Online: 01 de Junho de 2015, 15:03 »
Eu, em particular, quando instalo o ubuntu para parentes e amigos, faço questão de ver as necessidades deles e configurar o sistema de forma apropriada.
E fico dando suporte para as dúvidas deles, incentivando a usar o forum, dizendo que vai ajudá-lo muito.

Exato.

Por exemplo, o que seria do Windows se os "técnicos em informática" simplesmente instalassem o SO bruto na máquina, sem se preocupar com todo o restante (drivers, antivírus, plugins, suíte office, etc.)? Que iniciante conseguiria utilizar o sistema?

"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re:A Dell está pedindo a seus clientes para experimentar o Ubuntu.
« Resposta #11 Online: 01 de Junho de 2015, 16:38 »
Eu tenho um Dell 17R-5737 no qual tenho ubuntu a correr, para meter o brilho a funcionar tive que desactivar o modulo dell_laptop.
O computador tem graficos hibridos, uma AMD 8870M e uma Intel HD 4400, no windows para ter os drivers mais recentes tenho que usar drivers costumizados (Leshcat), já no Linux os drivers proprietários não funcionam.

Se realmente querem os seus computadores a correr Ubuntu ou outra distribuição Linux ofereçam suporte decente.

Você ao menos sabe que o responsável pela disponibilização do driver gráfico da placa Radeon é a AMD, não o Linux em si? Se você desativá-la, não tenho a menor dúvida de que a placa da Intel (que oferece excelente suporte ao Linux) irá funcionar maravilhosamente bem.

Eu, por exemplo, tive uma enorme dor de cabeça com o Windows 7 e sua falta de suporte a drivers em meu Dell, tendo que baixá-los todos no Linux (o qual, aliás, reconheceu tudo de primeira).
Claro que sei, mas se comprei o computador com windows e nem no aí funciona com os drivers oficiais da AMD (basta procurar Dell 17R-5737 sleep wake problem).
Nem a Intel funciona "maravihosamente" bem, tive problemas com a backlight e tive que colocar o modulo "dell_laptop" na blacklist. Pior que isto é que só posso instalar uma distribuição por UEFI/GPT, em modo legacy simplesmente bloqueia ao arrancar.

Lembro-me dos tempos em que tudo simplesmente funcionava, todos os meus antigos computadores suportavam bem os drivers oficiais, já este Dell apesar de ter um desempenho muito bom só me dá dores de cabeça.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re:A Dell está pedindo a seus clientes para experimentar o Ubuntu.
« Resposta #12 Online: 01 de Junho de 2015, 18:07 »
Nem a Intel funciona "maravihosamente" bem, tive problemas com a backlight e tive que colocar o modulo "dell_laptop" na blacklist. Pior que isto é que só posso instalar uma distribuição por UEFI/GPT, em modo legacy simplesmente bloqueia ao arrancar.
O que a Intel tem a ver com esses problemas?  ??? ??? ???


Lembro-me dos tempos em que tudo simplesmente funcionava, todos os meus antigos computadores suportavam bem os drivers oficiais, já este Dell apesar de ter um desempenho muito bom só me dá dores de cabeça.
Como disse antes, os Dell por aqui funcionaram muito bem com o pinguim, muito melhores do que com o Windows. Além disso, basta entrar em contato com eles no momento da compra e você pode solicitar que a máquina já venha com o Ubuntu totalmente instalado e configurado (no lugar do Windows), o que ainda tem um bônus de resultar num bom desconto pela não utilização da licença do Windows.  ;)
« Última modificação: 01 de Junho de 2015, 18:09 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Creto

  • Visitante
Re:A Dell está pedindo a seus clientes para experimentar o Ubuntu.
« Resposta #13 Online: 01 de Junho de 2015, 18:54 »
(..)
Como disse antes, os Dell por aqui funcionaram muito bem com o pinguim, muito melhores do que com o Windows.(...)
 
+ 1

T+

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re:A Dell está pedindo a seus clientes para experimentar o Ubuntu.
« Resposta #14 Online: 01 de Junho de 2015, 19:19 »
(..)
Como disse antes, os Dell por aqui funcionaram muito bem com o pinguim, muito melhores do que com o Windows.(...)
 
+ 1

T+

Tenho um DELL N4050 e todas as distros que testei funcionam muito bem, inclusive o Ubuntu
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits