Autor Tópico: Posso usar o Ubuntu 12.04 a partir de um pendrive? [RESOLVIDO]  (Lida 2768 vezes)

Muvir Brook

  • Visitante
Posso usar o Ubuntu 12.04 a partir de um pendrive? [RESOLVIDO]
« Online: 17 de Maio de 2015, 14:28 »
Olá, gostaria de saber se é possível usar o Ubuntu 12.04 a partir de um pendrive sem precisar instalá-lo no computador? Caso seja possível, vou ter as mesmas funcionalidades se fizesse a instalação no HD do PC, como por exemplo baixar e instalar programas, pacotes, bibliotecas, etc?

Grato!
« Última modificação: 24 de Maio de 2015, 11:59 por Muvir Brook »

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Posso usar o Ubuntu 12.04 a partir de um pendrive?
« Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2015, 15:05 »
Olá

Você pode rodar qualquer versão do Ubuntu por um pendrive e, sim, é possível instalar programas. Rodando dessa forma, o sistema não irá usar o HD, apenas a RAM, ou seja, qualquer alteração feita (instalação, documentos baixados) será perdida ao desligar. Porém, você pode acessar o seu HD pelo gerenciador de arquivos e salvar o que desejar. Alguns programas de criação de mídia bootável também trazem a opção de criar um volume persistente no próprio pendrive, assim é possível salvar arquivos nesse volume sem acessar o HD (só não tenho certeza se esse método salva programas instalados também, mas acredito que não).

Veja também alguma versão mais recente do Ubuntu para você testar, como a 14.04 ou mesmo a 15.04. Apesar de que nada impede de usar a 12.04 mesmo, pois ela tem suporte até 2017, mas eu aconselho a 14.04, mais estável e suporte até 2019. Já a 15.04 possui programas mais novos nos repositórios, porém tem suporte só até Janeiro de 2016 e não tem foco em estabilidade.

Muvir Brook

  • Visitante
Re: Posso usar o Ubuntu 12.04 a partir de um pendrive?
« Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2015, 15:44 »
Olá,

Obrigador Anderson_Coelho pelas informações. Serão muito úteis.

Muvir Brook

  • Visitante
Re: Posso usar o Ubuntu 12.04 a partir de um pendrive?
« Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2015, 15:45 »
Olá,

Eu gostaria de manter os programas, bibliotecas, etc. salvos no pendrive. Alguém sabe se é possível e como faço para mantê-los salvos?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Posso usar o Ubuntu 12.04 a partir de um pendrive?
« Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2015, 17:43 »
Complementando o que já foi dito, o modo persistente é um live-iso, isto é, não se trata de uma instalação propriamente dita, embora grande parte dos programas instalados não se percam (alguns não dá, por exemplo, instalação da NVídia), ficam no pendrive, o fato é que não haverá a atualização porque não se trata de uma instalação e sim de um live-iso.

Entretanto, também é possível instalar o sistema num pendrive, com boot e tudo, como se fosse um disco externo, apenas observando que será necessário um pendrive de pelo menos 8GB (vai ficar apertado), idealmente 16GB. Nesse caso é uma instalação real, como em qualquer disco rígido fixo, a diferença é que a velocidade de acesso do pendrive é bastante menor que um disco rígido normal, então o sistema fica bem mais lento, não aproveita toda a potencialidade nesse aspecto, porém no restante é um sistema instalado completo, atualizado e atualizável.
« Última modificação: 18 de Maio de 2015, 11:15 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Posso usar o Ubuntu 12.04 a partir de um pendrive?
« Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2015, 17:55 »
Nossa quanto "Olá" kkkkkkk

Deixo a minha contribuição:

Olá.

kkkkkkkkkkk

Mas quanto ao tópico, os amigos estão equivocados. No modo persistente você pode instalar o que quiser, e tudo funcionará como um sistema normal.

Têm um artigo no VoL que pode lhe ajudar:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Linux-no-Pendrive-Definitivamente-configuravel-e-persistente

Abraços!
« Última modificação: 17 de Maio de 2015, 18:06 por Renan Rischiotto »

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Posso usar o Ubuntu 12.04 a partir de um pendrive?
« Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2015, 10:55 »
Renan, na verdade esse link do VoL que você passou, o autor faz uma instalação "full" do Linux no pendrive, exatamente aquilo que já tinha sido citado pelo druidaobelix.

A questão do modo persistente, ou volume persistente, que estávamos falando é um espaço reservado no pendrive quando você está queimando a iso nele, tornando-o um dispositivo bootável. Ou seja, isso é feito, por opção, através de um programa tipo o Unetbootin, o que não é o caso do link. Assim, o sistema funciona com uma liveiso.

Mas, se for um pendrive de pelo menos 16GB, é um ótima opção fazer a instalação completa no mesmo. Dessa forma, pode-se usar o Ubuntu no pendrive como se estivesse instalado no HD, porém é lógico que haverá uma séria limitação de espaço de armazenamento.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Posso usar o Ubuntu 12.04 a partir de um pendrive?
« Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2015, 11:48 »
Apenas faça o pendrive bootável com o "universal usb installer" e ele te dará a opção de escolher o tamanho do arquivo persistente no pendrive (para salvar arquivos, programas, etc.). Tem que ter um pendrive com um bom espaço sobrando, mais de 4 GB é recomendável.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Muvir Brook

  • Visitante
Re:Posso usar o Ubuntu 12.04 a partir de um pendrive?
« Resposta #8 Online: 24 de Maio de 2015, 11:56 »
Obrigado pessoal pelas informações, foram muito úteis para mim.