Autor Tópico: O kernel Linux não é totalmente free!  (Lida 10027 vezes)

Scorpionyt

  • Visitante
Re:O kernel Linux não é totalmente free!
« Resposta #15 Online: 14 de Julho de 2015, 19:58 »
Bom esse tipo de discussão se torna interminável. Então vou encerra minha participação no tópico com as seguintes colocações :

1 - Programadores tem que estudar (geralmente tem formação em universidades), investir em cursos que custam dinheiro, investir tempo de aprendizado para que possam desenvolver alguma coisa. Então é justo que eles lucrem com a sua criação, ideologia não paga conta nem enche barriga, se ele que ser um abnegado e ceder de graça seus softwares a escolha é dele. Já fui da área de TI e sei como é complicada e cara essa profissão. 

2 - Temos o Ubuntu graças a pessoas como Ian Murdock, Mark Richard Shuttleworth e Linus Torvalds se eles optassem por cobrar por sua criação seria mais do que justo, não fazer foi opção deles..... O Sr. Richard Stallman não ajudou na criação do Debian/Ubuntu, então não devemos nada pra ele. O Linus não gosta desse sujeito diga-se de passagem.

3 - Liberdade pra mim é o direito de usar a melhor solução para a minha necessidade..... Seja ela qual for.  Se quero jogar tenho direito de comprar a licença do w..., se quero um Mac também sou livre pra comprar um e usar do jeito que eu quero, se quero usar ubuntu sou livre para usa-lo..... e por aí vai. Essa história do pessoal do "software livre" de você tem que ser livre (por que eu estou mandando!!!) e pode usar qualquer software desde que seja aquilo que eu permita é coisa de ditador.... Todas as ditaduras no mundo defendem esse mesmo tipo de "liberdade".

4 - Qual o problema da Canonical ter parceria com a Amazon ? No mundo real as empresas tem parcerias visando lucro e isso é mais do que normal.
« Última modificação: 14 de Julho de 2015, 20:04 por Scorpionyt »

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re:O kernel Linux não é totalmente free!
« Resposta #16 Online: 14 de Julho de 2015, 20:33 »
Bom esse tipo de discussão se torna interminável. Então vou encerra minha participação no tópico com as seguintes colocações :

1 - Programadores tem que estudar (geralmente tem formação em universidades), investir em cursos que custam dinheiro, investir tempo de aprendizado para que possam desenvolver alguma coisa. Então é justo que eles lucrem com a sua criação, ideologia não paga conta nem enche barriga, se ele que ser um abnegado e ceder de graça seus softwares a escolha é dele. Já fui da área de TI e sei como é complicada e cara essa profissão. 

2 - Temos o Ubuntu graças a pessoas como Ian Murdock, Mark Richard Shuttleworth e Linus Torvalds se eles optassem por cobrar por sua criação seria mais do que justo, não fazer foi opção deles..... O Sr. Richard Stallman não ajudou na criação do Debian/Ubuntu, então não devemos nada pra ele. O Linus não gosta desse sujeito diga-se de passagem.

3 - Liberdade pra mim é o direito de usar a melhor solução para a minha necessidade..... Seja ela qual for.  Se quero jogar tenho direito de comprar a licença do w..., se quero um Mac também sou livre pra comprar um e usar do jeito que eu quero, se quero usar ubuntu sou livre para usa-lo..... e por aí vai. Essa história do pessoal do "software livre" de você tem que ser livre (por que eu estou mandando!!!) e pode usar qualquer software desde que seja aquilo que eu permita é coisa de ditador.... Todas as ditaduras no mundo defendem esse mesmo tipo de "liberdade".

4 - Qual o problema da Canonical ter parceria com a Amazon ? No mundo real as empresas tem parcerias visando lucro e isso é mais do que normal.

1 - Também ja trabalhei no sector de TI como programador e sou estudante universitário, e não é por contribuir para a comunidade open-source que deixei de ganhar dinheiro,  muitas empresas precisam de soluções especificas e o meu trabalho era desenvolver esse tipo de aplicações. O código dessas mesmas aplicações era aberto, o cliente tinha acesso ao código e podia fazer alterações para uso próprio.

2 - Sem o projecto GNU não existiria Ubuntu... "A parte mais importante de um sistema operativo é o kernel. Num sistema GNU/Linux, o componente do kernel é o Linux. O resto do sistema consiste noutros programas, muitos dos quais escritos por ou para o GNU Project. Como o kernel sozinho não forma um sistema operativo utilizável, nós preferimos utilizar o termo “GNU/Linux” para nos referirmos aos sistemas a que muitas pessoas vulgarmente chamam de “Linux”. " - https://www.debian.org/releases/stable/mips/ch01s02.html.pt

3 - Concordo com a sua ideia de liberdade, como eu disse é livre de escolher usar um sistema operativo OpenSource ou um sistema operativo proprietário, e essa sua liberdade deve-se a muitos programadores que abriram o codigo dos seus softwares para o puder utilizar.

4 - Nunca disse que havia algum problema na parceria, o problema está em o Ubuntu por padrão enviar tudo o que escrevemos na Dash para os servidores da amazon sem aviso previo e sem o consentimento do utilizador, isso sim é uma grande ameaça á privacidade.

Creto

  • Visitante
Re:O kernel Linux não é totalmente free!
« Resposta #17 Online: 14 de Julho de 2015, 20:42 »
Devo concordar também com duas opiniões aqui a do BrunoPT e também a sua caro Scorpionyt, sejamos realistas, nem o Stallman é tão radical, como também ninguém é obrigado a usar ubuntu ou outro qualquer sistema, eu uso Debian mas expurgo PPAs da minha vida a quase 5 anos como podem ver no meu cadastro do fórum, ou já deve ter 5 anos pois o primeiro fórum linux foi o extinto fórum do Fedora dito oficial.

Bem, há sim coisas (Internet) que pessoas pensem serem os donos soberanos e sabemos que já houve mortes (vide...) por conta disso, então por isso não chamo o Stallman de radical demais, nem o Mark de doido, maluco ou desejo que ele pense que sem dinheiro vá encher o bucho.

O pensamento é tão livre que houve pessoas que souberam fazer o dinheiro trabalhar para elas, e isso jamais será um crime, mas também devemos nos preocupar sim com a nossa própria soberania diante de um PC.

T+

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re:O kernel Linux não é totalmente free!
« Resposta #18 Online: 30 de Julho de 2015, 11:26 »
Por mais que usem software non-free e que digam que é uma estupidez utilizar software completamente livre é importante que exista sempre uma alternativa completamente livre, existem pessoas e governos que levam a privacidade a sério.
Assino embaixo.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.