Autor Tópico: [Resolvido] Vídeos piscando no Ubuntu  (Lida 3521 vezes)

Offline BenderPB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
[Resolvido] Vídeos piscando no Ubuntu
« Online: 23 de Junho de 2015, 20:19 »
Olá a todos. Estou enfrentando um problema e todas as soluções que encontrei não resolveram o mesmo. Tenho alguns vídeos (em sua maioria baixados do youtube) que não estão rodando no Ubuntu, ou melhor, rodam "piscando". Algo psicodélico mesmo, pisca tudo. O estranho é que são alguns e não todos. Tenho alguns filmes, por exemplo, que rodam perfeitamente. Estou preocupado pois preciso desses vídeos pois os uso em sala de aula. Já tentei rodar em outros players, como o vlc e o mplayer e o problema persiste. Alguém tem alguma sugestão?
« Última modificação: 25 de Junho de 2015, 14:55 por BenderPB »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Vídeos piscando no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2015, 22:28 »
Parece que vi em algum tópico seu que você tem aí um desktop i5 com GeForce, em todo caso confirme:



1) Configuração sumária do hardware disponível?

2) Placa de vídeo?

Copie e cole o resultado do seguinte comando:

Código: [Selecionar]
sudo lshw -c display
3) Qual a versão/ambiente do Ubuntu instalada ? (Unity?)

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline BenderPB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Vídeos piscando no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2015, 08:07 »
Olá druidaobelix, obrigado por responder. Quanto às suas perguntas:
1) Sim, estou usando um coreI5 que possui 8gb de ram, minha placa é uma nvidia GeForce 650ti com 2gb. Estou usando o driver proprietário da nvidia devido a ter ficado melhor o desempenho com softwares gráficos e a Steam. Porém, um dos testes que já fiz, foi habilitar o driver opensource, mas o erro se repetiu.

2) o comando resultou em:

Código: [Selecionar]
  *-display               
       descrição: VGA compatible controller
       produto: GK106 [GeForce GTX 650 Ti]
       fabricante: NVIDIA Corporation
       ID físico: 0
       informações do barramento: pci@0000:01:00.0
       versão: a1
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: pm msi pciexpress vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=nvidia latency=0
       recursos: irq:47 memória:f6000000-f6ffffff memória:e0000000-efffffff memória:f0000000-f1ffffff porta de E/S:e000(tamanho=128) memória:f7000000-f707ffff

3) Uso o Ubuntu com o Unity mesmo (apesar de ser daqueles que ainda sente falta do velho Ubuntu, mas não gostei do Mate, me pareceu mais instável). Pelo que li o que poderia estar causando o problema poderia ser  o Compiz, porém pelo que sei o Unity não se utiliza do mesmo, e caso se utilize não queria perder as funções da interface, tendo que desabilitar algum componente. Ou seja, estou em dúvida no que fazer, fora isso o sistema está redondo.

Para finalizar,algo que notei é que os vídeos que apresentam o problema foram capturados do Desktop Windows (são apresentações em Power Point narradas sobre histórica, utilizo em aulas). Não sei se o fato seria relevante, mas deixo comentado.

De qualquer forma, obrigado pela atenção.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Vídeos piscando no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2015, 16:40 »
A descrição do problema sugere mesmo problema com o driver de vídeo instalado e os efeitos habilitados no Ubuntu. Experimente instalar o CompizConfig Settings Manager - ccsm. Na lojinha do Ubuntu, Central de Programas do Ubuntu (Software Center) aparece como "Gerenciador de configurações do CompizConfig".

Caso esteja instalado, desabilie o plugin Wobbly Windows (em Effects = Efeitos) e observe o que acontece.

Ainda, em 'Soluções', experimente marcar  "force full screen redraws (buffer swap) on repaint", isso costuma resolver situações de flikering, "tela piscando".

Cuidado ao usar o CCSM, não desabilite *nunca* o "Ubuntu Unity Plugin" como um todo, caso contrário ficará sem acesso ao desktop e irá arrumar um grande problema de quebra do sistema.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline BenderPB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Vídeos piscando no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2015, 20:37 »
Olá novamente. Já tinha instalado o CompizConfig Settings Manager. Apenas não tinha o utilizado devido a "medo". O que é bom, visto que, por exemplo, não sabia dessa do Unity Plugin. Quanto ao que me recomendou, fiz e não resolveu. No caso da primeira hipótese o plugin nem estava instalado. Já a segunda opção não teve efeito. Não existe algum outro player que possa solucionar (já usei o Mplayer, vlc e o nativo do Ubuntu)? Li em algum lugar que poderia ser algo relacionado ao plugin de captura do Camtasia Studio, visto que a captura foi feita em Windows, do PowerPoint. Sabe dizer se isso é plausível? Como comentei, li tanto que me perdi. :/

Offline Qwertyc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Vídeos piscando no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2015, 21:54 »
Já tentou usar o smplayer

Offline BenderPB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Vídeos piscando no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2015, 22:21 »
Olá Qwertyc. Tentei sim. E mudei as configurações de saída para testar. Nada de funcionar.

Enviado de meu GT-I8552B usando Tapatalk


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Vídeos piscando no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2015, 00:11 »
Talvez fosse o caso de experimentar algum outro ambiente gráfico, ainda que eventualmente num live-pendrive ou instalado simultaneamente, para ver se o problema persiste.

Por exemplo, ainda um dia desses um colega aqui do Fórum disse:

"Com tantos anos testando e passando horas conhecendo essas Distros maravilhosas,hoje tiro a conclusão de que o Ubuntu-Gnome é o único sistema que os vídeos rodam limpo...sem nenhuma imperfeição(em minha máquina)...não importa o programa...independe do formato ou qualidade...ele roda sem interrupções,imperfeições ,linhas etc...Tenho que fazer esse registro,pois passei por muitas Distros com inúmeras interfaces diferentes...Mas Essa tem esse diferencial surpreendente dentre tantas...espero que todos desfrutam dessa maravilha...Filmes com todos os formatos é com Ubuntu-Gnome 15.04, não importando a versão da Distro a performance  é a mesma...Abraço a todos...Obrigado a todos os desenvolvedores e colaboradores..." (/Phenix/)

fonte: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,117269.msg645653.html#msg645653

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline BenderPB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Vídeos piscando no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2015, 07:39 »
Farei isso. Terei diversão esse fim de semana. Agradeço a atenção e ajuda. Só uma dúvida. Quando fala em Ubuntu Gnome se refere ao Mate? Ou tem uma distro baseada no Gnome atual?

Enviado de meu GT-I8552B usando Tapatalk


Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re:Vídeos piscando no Ubuntu
« Resposta #9 Online: 25 de Junho de 2015, 12:45 »
o ubuntu gnome citado é o ubuntu sabor Gnome.
https://ubuntugnome.org/

Offline BenderPB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Vídeos piscando no Ubuntu
« Resposta #10 Online: 25 de Junho de 2015, 14:54 »
Agradeço a informação. Confesso que não o conhecia. Conhecia o Kubuntu, Xubuntu e Lubuntu. Vou testar esse e o Kubuntu esse fim de semana.

Offline BenderPB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:[Resolvido] Vídeos piscando no Ubuntu
« Resposta #11 Online: 25 de Junho de 2015, 15:18 »
Apenas para informar. Instalei o Kubuntu em uma máquina virtual e o problema continuou. Em seguida, instalei o citado Ubuntu Gnome também em máquina virtual e... FUNCIONOU.  ;D Então resolvi deixar o Ubuntu instalado, visto que tenho gostado de sua estabilidade, e para esses vídeos utilizarei o VirtualBox para rodar o Ubuntu Gnome . Agradeço novamente a todos que ajudaram a encontrar essa solução.