Autor Tópico: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema  (Lida 47335 vezes)

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #30 Online: 05 de Maio de 2015, 20:05 »
Renan, aponte em que o meu comentário demonstra algum tipo de fanatismo?

Apresente em que momento defendi o ubuntu ou me contrapus aos comentários do autor do tópico.

Me rotular de fanático sem base, nem fundamento, sem conhecer o que penso, isso é atitude sectária ou no seu linguajar "fanática".

Se você acha que a equipe da Canonical vai ler alguma coisa neste fórum, quando eles têm espaços para esse tipo de discussão, tudo bem, continue vendo utilidade em vir aqui falar bem ou mal do ubuntu.

O autor do tópico entendeu meu comentário, isso basta.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #31 Online: 05 de Maio de 2015, 21:39 »
Boa tarde rjbgbo, não, o requisito de 2GB de RAM para o Windows é para que este possa rodar programas "essenciais" satisfatoriamente, como navegador web, player de música, os obrigatórios antivírus e até o Microsoft Office 2007 e 2010 rodam bem com essa quantidade de RAM.

Está errado nessa afirmação, esses requisitos são os mínimos recomendados pra rodar adequadamente o sistema, baseado num uso comum (por ex. não incluiu abrir tudo ao mesmo tempo), então definitivamente não dá pra dizer que cobre outros programas da MS ou de terceiros*, e "bem" depende do que você espera, e como usa o computador, se tem um pé na realidade não vai esperar que tudo voe, e quanto mais mono tarefa for, mais vai dar pra espremer desses 2GB (porque o sistema pode fazer paginação).

* O Windows Media Player funciona com 64 MB de ram, e em um processador de 233 MHz, mas recomenda 512 MB de ram e processador de 1.5-gigahertz, o mesmo vale pro ms office e navegadores web. Sem 512 MB pra cada um, a tua experiencia está muito provavelmente sendo comprometida.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #32 Online: 06 de Maio de 2015, 00:45 »
tem umas coisas nesse linux mint que sempre me intrigaram.
gostei muito do xfce tanto no xubuntu quanto no manjaro
sobre o manjaro até que é um archllinux bem amigável, mas peca no gerenciador gráfico de instalação de programa e atualização ser bugado. ai é preciso usar o terminal e a nomenclatura dos apps muda em relação ao que existe por padrão nas distros derivadas do debian e entre outras. também não gostei muito de apps que são compilados dentro da instalação.
por essas e outras vou seguindo no ubuntu, mas vou testar mais o xubuntu 15.10 que virá com uma parcial instalação do libreoffice em lugar do abiword e gnumeric.
quero testar lá é uns apps qt5 no ambiente do xfce com gnome3 se rodam bem, porque no unity aplicativos gtk e qt rodam sem problemas aqui.

Cara, o Manjaro é bugado. Pra quem tá começando no Arch é uma boa pedida. Mas depois...ARCH!!! xD

Não uso gerenciador gráfico pra nada. Sei lá, quem quer usar Arch é porque provavelmente já é usuário intermediário/avançado e não precisa disso.

Aliás, o Linux em si é mais voltado para nerds, geeks (ou seja o que for que as pessoas gostam de chamar) que gostam de pôr a mão na massa com comandos. O Ubuntu, até o Linux Mint, precisa de comandos para fazer coisas que os GUI's da vida não conseguem. Pelo menos ainda.

A questão da compilação, não entendi o por quê que você não gosta. Eu não sei se é melhor assim, mas deve ter algum motivo para os programas do AUR precisarem ser compilados. Mas de qualquer forma, é só dar um "s", "n" que já era rsrs
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 01:04 por Renan Rischiotto »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #33 Online: 06 de Maio de 2015, 00:45 »
Renan, aponte em que o meu comentário demonstra algum tipo de fanatismo?

Apresente em que momento defendi o ubuntu ou me contrapus aos comentários do autor do tópico.

Me rotular de fanático sem base, nem fundamento, sem conhecer o que penso, isso é atitude sectária ou no seu linguajar "fanática".

Se você acha que a equipe da Canonical vai ler alguma coisa neste fórum, quando eles têm espaços para esse tipo de discussão, tudo bem, continue vendo utilidade em vir aqui falar bem ou mal do ubuntu.

O autor do tópico entendeu meu comentário, isso basta.


Sim sim...

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #34 Online: 06 de Maio de 2015, 00:46 »
uma boa distro baseada no Arch é a Antergos.
Tem uma análise dela no canal do diolinux no youtube.

Antergos é ótima, melhor do que o Manjaro.

Arch > Antergos > Manjaro

Penso que a lógica se aplica a todas as distros "pai".

Debian > Ubuntu > Linux Mint

A original deve ser sempre a melhor, mas mais díficil no começo pra aprender e tal.

Tanto que a SteamOS roda com Debian (poderia rodar com Arch né??? kkkkk, mas acho que querem algo que não seja rolling release hehehe)
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 01:01 por Renan Rischiotto »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #35 Online: 06 de Maio de 2015, 07:04 »
Citar
Não uso gerenciador gráfico pra nada.

Eita.  :o

Como consegue postar no fórum? E ver imagens? E para assistir vídeos no Youtube? Como faz isso só usando a tela preta?

Pra mim usar terminal ao invés da GUI é como dar um passo pra frente e uns dez passos pra trás, rsrs. É uma involução.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #36 Online: 06 de Maio de 2015, 07:17 »
Aff

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #37 Online: 06 de Maio de 2015, 09:56 »
cygnusx-1 e rjbgbo, eu vou dar uma pesquisada e olhada nessas distros recomendas por vocês (Antergos e Manjaro), mas me digam, elas são baseadas no Arch Linux, certo? Mas elas mantém compatibilidade com pacotes da distro pai? Pois, como eu disse em uma mensagem anterior, é importante que a distro tenha uma boa disponibilidade de softwares, o que em geral necessita de boa aceitação e uso da distro por parte dos usuários, pois uso alguns não tão comuns (em geral, emuladores) que podem não ter versão para essas distros. Vou tirar a poeira do meu VirtualBox! ;D E, gostando da distro, ainda tem de passar pelo teste do LiveCD, pois como eu disse, também tem a questão da minha placa do Wi-Fi, que não funcionou no Debian, e pode vir a não funcionar em uma dessas distros. Só testando para ver. Ah, rjbgbo, muito importante para mim sua opinião sobre o Linux Mint, nunca havia visto ninguém reclamar disso, mas tudo o que você disse faz sentido.

Adriano R.N., como você já bem notou, entendi seu comentário. Devido aos motivos que também já expliquei, acho que é inútil contatar alguém da Canonical sobre esses problemas que me incomodam, sempre com enfase no "me", como já frisei desde o início do tópico, embora, como também já disse, acho que são coisas básicas que já deveriam existir há tempos. Acho que também é válido acrescentar uma coisa: devido ao meu pouco conhecimento do inglês, é inviável traduzir um texto desse tamanho, sendo que dificilmente ele pelo menos será considerado. Mas mais uma vez, obrigado!

irtigor, como eu já havia dito, e concordo, talvez não tenha sido da forma mais clara, essa configuração serve para o uso básico, e creio eu que posso afirmar que isso cobre os software inclusos no Windows, e que alguns podem rodar simultaneamente como navegador web, player de música e até os editores de texto inclusos no sistema sem problemas, e sim, que esse uso básico pode ser complementado com softwares software aparte sem que este prejudique muito no desempenho do computador. Devo lembrar, claro, que estamos falando de um hardware básico, e que o desempenho pode não ser considerado o melhor ou mais adequado, o que resulta em lentidão ao abrir determinado software, talvez em alguns casos até lentidão ou travamentos, mas pelo meu uso que tinha na época, posso afirmar também que conseguia rodar esses programas que citei sem que o desempenho fosse muito prejudicado. E outra coisa: pela sua afirmação, você quer dizer que esses computadores básicos e baratos vendidos em lojas como as Casas Bahia e afins que vem com Windows OEM só servem para rodar o Windows e pronto, é isso?

Não é de hoje que conheço sua preferência e até admiração pelo Software Livre e tudo relacionado à ele, mas desculpa a pergunta, você realmente precisa dessa autoafirmação de que o Software Livre faz tal coisa e o proprietário não? Não me entenda errado! Não estou querendo nada aqui além de debater, mas como eu já disse desde a primeira mensagem não queria comparações com outros sistemas, concordo que fiz isso mais afrente, desculpa, mas foi apenas a título de exemplo dos requisitos para rodar o sistema que se mantém praticamente inalterados nas ultimas versões do Windows.

Enfim, desculpa, mas eu não quero esse tipo de discussão aqui e de minha parte esse assunto está encerrado.

Renan Rischiotto, poderia dizer qual seu hardware e o desempenho dele no Arch Linux? E se roda jogos e emuladores com desempenho satisfatório (se gostar de jogar, claro)?

Mais uma vez obrigado à todos!

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #38 Online: 06 de Maio de 2015, 09:58 »
Basicamente: Dual-Core, 2GB de RAM, NVIDIA GT 740.

Roda muito bem, muito rápido com o Xfce. Jogos? Falou com o cara certo asuhuhasuhasuas

O DotA 2 roda terrível, assim como o TF2, mas o Don't Starve roda que é uma beleza.

Parece que o Linux exige mais hardware pra roda (pelas bibliotecas, drivers, jogos não serem otimizados ou sei lá).

Veja esse tópico a respeito

No Ubuntu o DotA 2 roda melhor, mas tanto no Manjaro Xfce como no Arch não dá pra rodar, fica muitíssimo lento e travando. Talvez seja alguma biblioteca que falta instalar, pra rodar como no Ubuntu. Mas mesmo no Ubuntu, não dá pra jogar, fica lento. Então se você joga jogos pesados, tem que fazer uns testes aí pra ver como fica.

Eu tenho dual-boot pra isso, só pra jogar DotA 2. Jogo Tibia e Don't Starve no Linux.

Pra esses jogos que eu jogo, parece não haver diferença de desempenho, mas em jogos que exigem mais processador pode haver muita melhora. Por exemplo, uma vez instalei Minecraft no Ubuntu, e os fps ficavam horríveis, quando instalei no Linux Mint MATE (se não me engano), o fps subiu pra cento e pouco. Porque o Unity é uma carroça e mal otimizado.

Que emuladores você instala? Posso fazer uma pesquisa nos repositórios do Arch e no AUR, mas é provável que tenha.

Então eu acho que depende do jogo pro ambiente gráfico interferir, mas que o Xfce é leve e rápido isso é, o desempenho geral do sistema é fluído.



Sobre o Antergos e Manjaro.

O Manjaro não usa os repositórios do Arch, mas possui os mesmos programas (pelo menos é isso que eu entendi, mais detalhes aqui). E ele tem um esquema de detecção de hardware que o Arch não têm (talvez isso tenha prejudicado o Manjaro pelo que o Matthew Morre disse, ele me disse que o Manjaro está se afastando cada vez mais do Arch).

Matthew Morre é um cara inteligente que já usou muitas distros e agora usa o Arch.

Canal dele

Veja esses vídeo dele de como instalar pelo Evolution (a versão era a 0.3, agora é 0.4, mas não mudou muita coisa).

Instalação

Configuração e personalização

Ele ensina a instalar, configurar, e até customizar, assim deixa prontinho pro uso =P

Tem um arquivo dele também, que tem mais dicas.

Uma das coisas que eu mais gosto nesse cara, é que ele é normal, não é extremista, usa o Linux porque gosta, mas não fala que o Windows é ruim, têm até vídeo de Windows no canal dele.

Tem outros vídeos no canal dele com várias dicas e tal.

Se quiser instalar mas não entende o básico do inglês, me fala que eu te ensino a instalar.

No fórum do Manjaro têm dois tópicos que mostram alguns comandos do pacman e o yaourt.

pacman

yaourt

Têm muitas postagens minhas lá de quando eu usava o Manjaro, pode lhe ajudar caso queira usar o Manjaro e o Arch em geral.



O Antergos é o que chega mais perto do Arch.

O que eu recomendaria é instalar o Arch "na unha" pra aprender como funciona. Mas se não quiser pode usar o Evolution pra instalar, que é um instalado pro Arch. Mas aí você não vai saber como o sistema funciona a fundo. Eu instalei pelo Evolution, mas mais pra frente vou tentar instalar por CLI (Command Line Interface - Interface de Linha de Comando).

Site oficial do Evolution

A propósito, eu traduzi o Evolution e já mandei minha tradução pros caras, só esperar implementarem hehe

Na teoria, o sistema rolling release do Arch pode trazer problemas, pois sempre usa os pacotes mais recentes (esse é talvez o motivo principal de eu usar, ou um dos motivos), mas na prática, isso nunca me trouxe problemas.
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 14:06 por Renan Rischiotto »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #39 Online: 06 de Maio de 2015, 10:54 »
Peço desculpas se o meu comentário a respeito do seu comentário sobre o Tibia te ofendeu ou desanimou. Não foi nem uma crítica. Como eu disse, era apenas um exemplo de uma sugestão que um usuário (no caso você) fez a outro porque é difícil instalar o Tibia no Ubuntu, para os usuários novatos. A crítica vai ao Ubuntu e não a você =P

E não ligue para os comentários dos extremistas daqui do fórum e de outros. Como disse o Matthew, "A comunidade do Linux é um ambiente hostil"

https://www.youtube.com/watch?v=BV68DJ2SLyc

Então vai ter gente que vai te mandar pesquisar antes de perguntar, vai ser rude etc.

Tinha um usuário aqui do fórum, um tal de "Xterminator", que um dia veio falando m**rda pra mim. Eu peguei e "rodei a baiana" AUSHUAUASuhSUHSHUUSAU
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 11:13 por Renan Rischiotto »

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #40 Online: 06 de Maio de 2015, 11:33 »
Renan Rischiotto, olha, eu gosto muito de jogos, mas prefiro títulos AAA e com boa história (ou estória, como preferir), enredo e etc. Por isso o Linux não me antede muito bem e como disse, estou usando o Ubuntu no momento por problemas apresentados no HD. Mas não sou exigente (e nem posso, devido ao meu hardware), então me contento com jogos lançados faz algum tempo (como Grand Theft Auto 3, Vice City, San Andreas e 4, ou mesmo Call of Duty Modern Warfare 1, 2 e 3 e outros títulos) e que tem alguns problemas mas rodam no Wine e PlayOnLinux. E atualmente jogo muito por emulador, tanto retrôs (como Nintendo, Super Nintendo, Nintendo 64) como outros nem tão retrôs (como Nintendo GameCube e Wii). Dou preferência por esses dois últimos, que são rodados pelo Dolphin Emulator, mas no site oficial não há versão disponível para outras plataformas, além do Windows e OS X, apenas Ubuntu e ainda assim indicado apenas para versão 13.04 do Ubuntu. Existem PPA's com as versões mais recentes, mas como estamos falando de uma possível migração para outro sistema, não há como eu saber se esse emulador tem versão para essa distro, nem se o desempenho será bom. Você pode olhar nos repositórios do Arch Linux se existe o Dolphin para ser instalado? O Dolphin exige muito do processador e placa de vídeo, mas não tenho placa de vídeo OffBoard, mas consigo rodar muito bem vários títulos. Obrigado pelos links! Vou dar uma olhada neles!

Quanto ao comentário sobre o Tibia, não se preocupe, eu mesmo havia frisado aqui que não estava reclamando disso, da mesma forma que não deixei de visitar o fórum quando me chamaram de "preguiçoso" ao preferir rodar o ePSXe por PlayOnLinux por não saber como instalar ele no Ubuntu por falta das libs. O que acho desanimador é como tratam uma forma que achei a mais fácil para mim e no caso do Tibia para o usuário que estava com problemas em rodá-lo. Mas isso só mostra os problemas do Ubuntu e até do Linux em geral frente ao Windows, que concordo que algumas vezes exige instalações complementares, como o Visual Basic ou .NET Framework, mas estes são instalados facilmente da mesma forma do programa pretendido (Next>Next>Finish), ou até quando são necessários às vezes são oferecidos para serem instalados pelo instalador do programa mesmo.

Obrigado mais uma vez! Vou dar uma conferida nos links passados!


Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #42 Online: 06 de Maio de 2015, 11:41 »
Está cada vez mais difícil achar um computador com apenas 2GB de ram de fabrica, mas intendo que alguém pode comprar por engano (os poucos que vi, estavam na faixa de computadores bem melhores)... meu ponto é que apesar do Windows (e do Ubuntu) rodarem nessas máquinas, não compensa indicar as mesmas pra alguém, então quando falam "Pra rodar teu pc tem que ter 4GB..." não é porque não funciona com menos, é que faz pouco sentido, primeiro porque dá pra usar sistemas com ambientes mais leve nesse tipo de máquina, segundo que se a pessoa decidir testar mesmo assim, ela tem que estar ciente que pode não ser mil maravilhas (isso fica implícito se recomendam mais).

Estou falando porque você fica dizendo que pelo que vê por ai, os requisitos pra rodar o Ubuntu estão subindo a cada versão, e isso não é verdade. Dá pra rodar com menos de 1GB, e um processador ruim, o que mudou com o unity, é que agora ele exige alguma aceleração gráfica, o que pode ser problema pra quem tem por ex. uma placa sis (o que é mais comum entre os donos de máquinas tão fracas pro padrão atual).

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #43 Online: 06 de Maio de 2015, 12:23 »
Obrigado, Renan Rischiotto! Meus testes começaram!  ;D Acabei de baixar o Debian 8 e já vou testar, e quando terminar vou dar uma olhada no Arch Linux!

irtigor, bem melhor sua posição agora. Estou, nesse momento, na casa da minha mãe, onde está o meu antigo Dual-Core com Windows 7 que citei. Vim aqui apenas para descobrir o modelo. A demora na inicialização é perceptível, além da demora para abrir determinados programas, mas se mantém estável mesmo com programas rodando simultaneamente além de rodar alguns mais pesados. O sistema inicia utilizando ~800MB de RAM, o que é praticamente a mesma coisa que o meu computador começa utilizando com o Ubuntu e Unity. Eu poderia, nesse momento, realizar alguns testes, como abrir alguns programas tanto no Windows 7 (como eu tanto fazia quando usava esse computador com Windows 7) como no Ubuntu 14.04 com Unity, mas como disse no início, entendo que são sistemas diferentes e que portanto não há motivos para tal comparação. Enfim, deixo aqui o modelo e quantidade de memória RAM do meu computador velho de guerra:

Citar
Pentium(R) Dual-Core CPU E5400 @ 2.70GH
Memória (RAM) 2,00 GB

Obrigado à todos!

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #44 Online: 06 de Maio de 2015, 12:31 »
Legal! Espero que goste do sistema :)