Autor Tópico: [RESOLVIDO] Dúvida para vender Software licenciado pela GPL  (Lida 13795 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Dúvida para vender Software licenciado pela GPL
« Resposta #15 Online: 30 de Abril de 2015, 19:20 »
Não sei se é muito legal essa questão da GPL e software livre.

Tipo, você cria o programa, tem "mór" trabalho pra fazer, com muito esforço, encontrando bugs e tal. E quando você termina, coloca pra vender e é obrigado a dar o código fonte?

Aí o camarada que manja pega e compila o código e coloca na internet de graça. Pronto, só lucrei com 1 pessoa.

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Dúvida para vender Software licenciado pela GPL
« Resposta #16 Online: 30 de Abril de 2015, 19:31 »
Galera estou com a seguinte dúvida.
Eu devo dar o código de graça sem obrigar ele a comprar?

Você vende o software e fornece ao comprador um meio de obter o código fonte, você pode por exemplo hospedar um pacote zip com o código fonte em seu site e na sessão "sobre" do seu programa fornecer um link para o download...

Acho que você interpretou mal a dúvida, mas de qualquer forma ja foi resolvida. Obrigado pela resposta.
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Dúvida para vender Software licenciado pela GPL
« Resposta #17 Online: 30 de Abril de 2015, 19:35 »
Não sei se é muito legal essa questão da GPL e software livre.

Tipo, você cria o programa, tem "mór" trabalho pra fazer, com muito esforço, encontrando bugs e tal. E quando você termina, coloca pra vender e é obrigado a dar o código fonte?

Aí o camarada que manja pega e compila o código e coloca na internet de graça. Pronto, só lucrei com 1 pessoa.

Esse é seu ponto de vista olhando apenas para uma das possibilidades, é válido mas não pode pensar em apenas um lado,
veja o android, um projeto incrível open source licenciado pela GPL, se você quiser baixar o código fonte a google te disponibiliza. As vezes nem sempre o dinheiro da venda é que se importa.
« Última modificação: 30 de Abril de 2015, 19:37 por juarezfranco »
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Dúvida para vender Software licenciado pela GPL
« Resposta #18 Online: 30 de Abril de 2015, 19:44 »
Não sei se é muito legal essa questão da GPL e software livre.

Tipo, você cria o programa, tem "mór" trabalho pra fazer, com muito esforço, encontrando bugs e tal. E quando você termina, coloca pra vender e é obrigado a dar o código fonte?

Aí o camarada que manja pega e compila o código e coloca na internet de graça. Pronto, só lucrei com 1 pessoa.

Isso é nao enxergar a figura inteira, fora as bibliotecas e ferramentas livres que podem simplificar o seu trabalho e/ou diminuir teu custo inicial, não há como realmente impedir que o camarada que manja pegue o teu programa proprietário e burle as proteções antipirataria/drm, o que for que você programou extra (mais tempo e dinheiro). Ou que as pessoas prefiram usar um programa alternativo gratuito (livre ou proprietário), ou pago (livre ou proprietário) mas que seja mais barato.

Pra ganhar dinheiro com venda de software não basta escrever um bom programa, tem que ter um excelente plano de negócio (e nisso a licença influencia).

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Dúvida para vender Software licenciado pela GPL
« Resposta #19 Online: 30 de Abril de 2015, 19:47 »
Hmm entendi.

Mas isso só dá certo com grandes empresas não? O desenvolvedor independente não vai ganhar nada, certo? Vai lucrar só com meia duzia de pessoas que comprar o programa.
« Última modificação: 30 de Abril de 2015, 19:49 por Renan Rischiotto »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Dúvida para vender Software licenciado pela GPL
« Resposta #20 Online: 30 de Abril de 2015, 20:08 »
Não intendi a pergunta, se um desenvolvedor vender pra meia dúzia, é claro que é só desses que ele vai lucrar, independente da licença.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Dúvida para vender Software licenciado pela GPL
« Resposta #21 Online: 30 de Abril de 2015, 20:42 »
Se o cara pôr pra vender, só algumas pessoas vão comprar, porque logo o camarada que manja (lol) vai colocar na internet de graça.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Dúvida para vender Software licenciado pela GPL
« Resposta #22 Online: 30 de Abril de 2015, 21:19 »
Ou vai disponibilizar na internet com uma maneira de burlar o drm/o que for (se você realmente programou uma). O que realmente muda é que ser for livre quem recebeu tem o direito de modificar e redistribuir, enquanto no segundo caso se você descobrir quem está distribuindo ilegalmente, e/ou quem está usando ilegalmente, dá pra entrar na justiça.

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Dúvida para vender Software licenciado pela GPL
« Resposta #23 Online: 30 de Abril de 2015, 23:50 »
Se o cara pôr pra vender, só algumas pessoas vão comprar, porque logo o camarada que manja (lol) vai colocar na internet de graça.

O lucro não necessariamente se vem com a venda e sim no pós venda, você pode estabelecer um preço para vender o software, mas você precisa dar um diferencial e explicar o porque o cliente deve comprar de você, digamos, como ja mencionei você pode fazer um contrato de pós venda, o cliente paga mensalidade ou a modalidade de pagamento que você desejar.

Sistemas comerciais de empresas geralmente o desenvolvedores e a empresa que comprou mantem um elo, pois a empresa precisa de suporte, sistemas grandes, os cliente precisam de treinamente constante,  e assim vai gerando lucro.

Agora digamos que o cliente pegou de graça de um terceiro o seu software, e a versão que ele pegou havia um bug, você não tem responsabilidade nenhuma de consertar para ele, ele vai ficar na mão.

Esse é só mais uma hipotese do que se pode fazer.

Seguindo esse mesmo caminho, podemos abrir um leque de hipoteses do que pode acontecer, imagine agora se um desenvolvedor de outra cidade ou estado achou interessante o seu software, e resolve desenvolver encima dele pois ele precisa de um mesmo sistema para seus clientes, concerteza ele e voce pode manter um contato, ele aperfeiçoara o software para a necessidade dele, adicionando funcionalidades e corrigindo possiveis bugs, e assim avisando você e trocando funcionalidades com você. o Software começara a ficar mais completo, mais estável e mais seguro.

Ai você pensa será que isso realmente acontece? eu respondo concerteza, eu sou desenvolvedor, hoje para construção de sistemas dependemos muito de bibliotecas, frameworks e apis ja prontas, quando usamos podemos sentir a necessidade de aperfeiçoa-la ou se achamos um erro é feito contato com o mantenedor do código. E assim a biblioteca, fica mais segura e estável. Agora você pega uma biblioteca proprietaria, de código fechado, torça pra ser exatamente  o que você quer por que se não você fica preso as funcionalidades que ela te da.
« Última modificação: 01 de Maio de 2015, 00:03 por juarezfranco »
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley