Autor Tópico: Particionamento de disco com sistema já instalado  (Lida 4272 vezes)

Offline agostinhoscz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Particionamento de disco com sistema já instalado
« Online: 27 de Abril de 2015, 22:53 »
Boa noite e Paz para todos,

Fiz a instalação padrão do Ubuntu 14.04, usando todo o HD de 1 também que tenho instalado.
O resultado final foi a seguinte configuração no disco, quando abro o GParted:

Partição     Sistema     Montagem   Tamanho       Usado      Livre     Flags
-------------------------------------------------------------------------------------------------
/dev/sda1  fat32           /boot/efi       512.00 Mb      4.36 Mb  507.64  boot
/dev/sda2  ext2            /boot            244.00 Mb  102.33 Mb  141.67
/dev/sda3  crypt-luks                       930.77 Gb

As perguntas diretas são, o que fazer para:
1. Aumentar a área do sistema, /dev/sda2 ?
2. Criar uma área de dados na sda3, com 500 Gb?
3. O que acontece com o restante da área sda3 no caso de efetuar 2.?

Todos os artigos que encontrei na net partem do princípio de que já existe particionamento do disco, o que não é o caso aqui.
Tentei iniciar formatando a sda3, com tipo ext2, mas ele diz que tem partições ativas e impede o prosseguimento.
Tentei fazer o processo dando boot pelo pendrive, mas aconteceu a mesma coisa, pois a sda2 ficou montada. A devo ter feito alguma caca neste processo pois ao fazer restart perdi tudo, e tive de reinstalar o Ubuntu.

Alguém tem o caminho das pedras ?

Agradecido, e paz para todos

Agostinho

Offline douglas_locks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
  • ubuntu 15.04
    • Ver perfil
Re: Particionamento de disco com sistema já instalado
« Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2015, 07:54 »
bom dia
primeiro vc tem que iniciar pelo pendrive, então iniciar o gpartener.
para poder aumentar a sda2, deve criar espaço não alocado na parte de trás da partição sda3. para isso clique na partição sda3 e na opção redimensionar, e então observe para ficar espaço livre perto da sda2, depois disso clique no botao para realizar as operações pendentes. depois que ele redimensionar sda3, ai vc vai ter espaço não alocado logo apos sda2, entao clique na sda2 e em redimensionar, de forma a preencher o espaço nao alocado, apos isso clique para realizar as operações pendentes e o seu problema esta resolvido.
OBS:ja realizei um processo parecido no meu note, e não perdi nenhum dado, note também que esse e um processo demorado.
o melhor seria se vc pudesse excluir a sda3 entao redimensionar a sda2, e ai sim criar novamente a sda3, para ser "rapido".
boa sorte

Offline agostinhoscz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Particionamento de disco com sistema já instalado
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2015, 08:53 »
Bom dia Douglas,

Para fixar meu entendimento sobre a dica que enviaste:

1. Efetuo o boot pelo pendrive, e ativo o GParted;
2. Seleciono a sda3 e escolho a opção de excluí-la;
3. Mando confirmar a operação pendente;
4. Após concluída a operação anterior (tens uma estimativa de tempo dela?) escolho redimensionar a sda2, clicando do lado direito para estender o espaço. (Mas ela não estará montada, conforme citei antes? Posso mandar desmontá-la?)
5. Mando confirmar a operação pendente;
6. Mando criar novamente a sda3 clicando na área que sobrou, indicando um ponto de montagem (pode ser no /home/usr?)
7. Mando confirmar a operação anterior.

Outra dúvida: depois que reinstalei o Ubuntu, ao iniciar o note ele está emitindo um aviso sobre uma área que não estaria montada, dizendo que posso pular ou montá-la manualmente depois. Se não me engano tem algo no nome referente a swap. (não me recordo o nome dela pois estou no serviço agora).

Obrigado

Agostinho

Offline douglas_locks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
  • ubuntu 15.04
    • Ver perfil
Re: Particionamento de disco com sistema já instalado
« Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2015, 10:46 »
bom, se as parições estiverem montadas pode desmontar para poder editar.
a exclusão de uma partição e quase que um processo instantâneo, já o redimensionamento da sda2, eu creio que deve levar no mínimo uns 20 minutos para ser realizado.
quanto a nova sda3 que será criada, não tenho certeza se poderá ser  /home/usr?, pois vc já possui essa montagem no sistema que esta instalado, o que pode fazer com que haja conflito e ate perda de arquivos.

OBS: quando eu criei uma partição separada só para arquivos, coloquei um nome para ela como "data-drive" por exemplo,e o tipo de sistema de arquivos(fat32 ou ntfs ou ainda ext2, no meu caso usei ext3 que foi a mesma que usei para instalar o sistema)  e depois ela e montada automaticamente.

se nao for montada automaticamente, vai acontecer isso que vc relatou na outra duvida,que ao que me parece, ele não esta conseguindo montar uma partição(no caso sda3 que esta separada), e ainda pode estar reconhecendo que não há uma partição de swap, que realmente não esta aparecendo na sua tabela de particionamento.

o correto seria antes de vc criar a nova sda3 vc criar uma area de swap com um tamanho de uns 2 gigas(vai lhe evitar possíveis e quase certas dores de cabeça futuras).
e se a partição sda3 não montar automaticamente na inicialização, vc pode abrir o utilitário de discos lá no dash. Ai vai aparecer todos os seus discos(drive de cd,sda1,sda2,sda3....e porai vai)então vc seleciona a sda3 e ai clica na engrenagenzinha, então deve aparecer dentre as opções alguma como"montar na inicialização", habilite-a e a partição será montada automaticamente no arranque do sistema, evitando aquela mensagem mencionada.


Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Particionamento de disco com sistema já instalado
« Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2015, 11:17 »
Bom dia Douglas,

Para fixar meu entendimento sobre a dica que enviaste:

1. Efetuo o boot pelo pendrive, e ativo o GParted;
2. Seleciono a sda3 e escolho a opção de excluí-la;
3. Mando confirmar a operação pendente;
4. Após concluída a operação anterior (tens uma estimativa de tempo dela?) escolho redimensionar a sda2, clicando do lado direito para estender o espaço. (Mas ela não estará montada, conforme citei antes? Posso mandar desmontá-la?)
5. Mando confirmar a operação pendente;
6. Mando criar novamente a sda3 clicando na área que sobrou, indicando um ponto de montagem (pode ser no /home/usr?)
7. Mando confirmar a operação anterior.

Outra dúvida: depois que reinstalei o Ubuntu, ao iniciar o note ele está emitindo um aviso sobre uma área que não estaria montada, dizendo que posso pular ou montá-la manualmente depois. Se não me engano tem algo no nome referente a swap. (não me recordo o nome dela pois estou no serviço agora).

Obrigado

Agostinho

Você só precisa confirmar a operação pendente uma vez apenas quando terminar as alterações. Assim é mais seguro. Quanto à mensagem sobre a swap, veja o conteúdo do arquivo /etc/fstab do sistema instalado no seu HD. Aparentemente você não tem partição swap no HD, mas nesse arquivo deve ter alguma linha para a montagem dela.

Outra coisa, imagino que o sistema esteja instalado na sda3 com criptografia, certo? Se você exclui-la vai excluir o seu Ubuntu também. O correto seria apenas diminuir o tamanho dela, mas sinceramente não sei se é possível fazer isso com uma partição criptografada. Você pode tentar, mas é importantíssimo que você faça backup dos seus dados para evitar problemas.


Offline agostinhoscz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Particionamento de disco com sistema já instalado
« Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2015, 13:20 »
Anderson,

Na área sda3 não existe indicação de uso, as colunas Usado e Livre estão vazias.
Quando clico com o botão direito sobre a linha do sda3 só aparecem as alternativas de Excluir, Formatar e Gerenciar Sinalizadores.
A opção para Redimensionar está desabilitada.

No arquivo referido aparecem as linhas seguintes:

/dev/mapper/ubuntu--vg-swap_1 none            swap    sw              0       0
/dev/mapper/cryptswap1 none swap sw 0 0

Entendo que o swap realmente não está definido nem montado.

Agora, o sistema não fica na sda2 ?

E fiquei completamente confuso agora sobre qual procedimento seguir ....

Abraços

Agostinho

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Particionamento de disco com sistema já instalado
« Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2015, 13:21 »
Partição     Sistema     Montagem   Tamanho       Usado      Livre     Flags
-------------------------------------------------------------------------------------------------
/dev/sda3  crypt-luks                       930.77 Gb

Agostinho,

Tome cuidado ao mover/redimensionar partições encriptadas como a sua.

Você tem chances de ter problemas.

Desencripte a partição, faça backup e depois faça as alterações. Evite dores de cabeça.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Particionamento de disco com sistema já instalado
« Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2015, 13:56 »
No arquivo /etc/fstab comente as duas linhas com um "#" no começo das mesmas, ficando assim:

Citar
#/dev/mapper/ubuntu--vg-swap_1 none            swap    sw              0       0
#/dev/mapper/cryptswap1 none swap sw 0 0

Com isso aquela mensagem que aparece na inicialização do sistema deve sumir.

E, pelo visto, apenas a pasta /boot está montada na /dev/sda2. Observe que essa partição tem menos de 300MiB. Não tem outra alternativa, a menos que você tenha outro HD aí, o sistema tem que estar na /dev/sda3.

Como o Tota disse, o problema é que essa partição está encriptada (você deve ter selecionado isso durante a instalação). O problema é que o Gparted só altera partições desmontadas e eu não sei como desencriptar sem montar a partição. E, reforçando, faça backup antes de qualquer alteração.

Se quiser dar mais detalhes sobre o seu sistema de arquivos, o comando "df -h" sem aspas pode dar uma ideia (digitado pelo Ubuntu instalado no seu HD).

Offline agostinhoscz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Particionamento de disco com sistema já instalado
« Resposta #8 Online: 28 de Abril de 2015, 14:20 »
Tota e Anderson,

Só adiantando, ainda não tenho nenhum arquivo pessoal, de dados meus, colocados no HD.
Como ainda estou me ambientando neste novo mundo, não coloquei meus arquivos no note ainda.
Somente fiz a instalação do Ubuntu, e instalei mais algumas coisas, como o Java, o Skype e o Chrome.
Após ter uma partição criada é que pretendo colocar meus arquivos, exatamente para não correr risco de perdê-los.
Confirmo que quando fiz a instalação respondi afirmativamente a solicitação de deixar o sistema criptografa.

Tota, qual seria o comando para descriptografar a sda3? Como mencionei, pelo GParted não tenho esta opção.

Att.
Agostinho

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Particionamento de disco com sistema já instalado
« Resposta #9 Online: 28 de Abril de 2015, 17:29 »
se não tem arquivos nesta partição encriptada, simplesmente formate ela.

Entre com o live dvd ou pendrive e pronto.

Offline agostinhoscz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Particionamento de disco com sistema já instalado
« Resposta #10 Online: 28 de Abril de 2015, 20:58 »
Colegas,

Realizei o processo de particionar, mas ao reiniciar o note ele nao montou as partes do sistema, e depois de longa demora voltou com a tela para comandos de linha.

O que faltou realizar no particonamento? Nao aparece a opcao para montar nem a sda1 e a sda2.

Obrigado

Agostinho

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Particionamento de disco com sistema já instalado
« Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2015, 11:28 »
O que exatamente você fez nesse processo de particionar? Se formatou a partição criptografada, você desinstalou o seu sistema, então terá que instalá-lo novamente. Assim, é recomendado particionar o HD do jeito que quiser antes de instalar o Ubuntu.