Se o cara pôr pra vender, só algumas pessoas vão comprar, porque logo o camarada que manja (lol) vai colocar na internet de graça.
O lucro não necessariamente se vem com a venda e sim no pós venda, você pode estabelecer um preço para vender o software, mas você precisa dar um diferencial e explicar o porque o cliente deve comprar de você, digamos, como ja mencionei você pode fazer um contrato de pós venda, o cliente paga mensalidade ou a modalidade de pagamento que você desejar.
Sistemas comerciais de empresas geralmente o desenvolvedores e a empresa que comprou mantem um elo, pois a empresa precisa de suporte, sistemas grandes, os cliente precisam de treinamente constante, e assim vai gerando lucro.
Agora digamos que o cliente pegou de graça de um terceiro o seu software, e a versão que ele pegou havia um bug, você não tem responsabilidade nenhuma de consertar para ele, ele vai ficar na mão.
Esse é só mais uma hipotese do que se pode fazer.
Seguindo esse mesmo caminho, podemos abrir um leque de hipoteses do que pode acontecer, imagine agora se um desenvolvedor de outra cidade ou estado achou interessante o seu software, e resolve desenvolver encima dele pois ele precisa de um mesmo sistema para seus clientes, concerteza ele e voce pode manter um contato, ele aperfeiçoara o software para a necessidade dele, adicionando funcionalidades e corrigindo possiveis bugs, e assim avisando você e trocando funcionalidades com você. o Software começara a ficar mais completo, mais estável e mais seguro.
Ai você pensa será que isso realmente acontece? eu respondo concerteza, eu sou desenvolvedor, hoje para construção de sistemas dependemos muito de bibliotecas, frameworks e apis ja prontas, quando usamos podemos sentir a necessidade de aperfeiçoa-la ou se achamos um erro é feito contato com o mantenedor do código. E assim a biblioteca, fica mais segura e estável. Agora você pega uma biblioteca proprietaria, de código fechado, torça pra ser exatamente o que você quer por que se não você fica preso as funcionalidades que ela te da.