Não, irtigor, eu de fato estava falando de jogos que rodam nativamente no Ubuntu, não irei citar nenhum por não ter certeza mais dos nomes nem da situação atual deles, afinal estamos falando de algo que ocorreu já faz alguns anos, mas dos emuladores que testei eu lembro bem (porque ainda hoje eu uso): O Dolphin rodava muito mal (média de 30FPS nos jogos que testei, contra 60FPS do Windows), o DeSmuME usa por padrão renderização por software mas tinha várias opções faltando em filtros para melhorar a qualidade da imagem, o PCSX2 é uma piada ainda hoje, etc., etc..
Claro que isso não é culpa do Ubuntu, muitas vezes o jogo usa uma versão velha do OpenGL, é mal otimizado para rodar no sistema, e na questão que abordei aqui, os drivers não são tão bem desenvolvidos como no Windows. Acho que era o caso do que aconteceu no passado, quando eu comprei o computador, acho que os drivers dele para o Linux não eram tão bem desenvolvidos como os do Windows, que já aproveitavam melhor o hardware. Hoje são quase tão bem desenvolvidos quanto, mas demorou para isso ocorrer. E me parece que um exemplo disso ocorrendo hoje é o relatado pelo Sergio Benjamim , que tem Intel HD Graphics 4600, que possui suporte OpenGL 4.3, mas o driver e o Mesa não suportam ainda no Linux. No Windows, já.
Também é notável no vídeo do incio do tópico o baixo desempenho que o jogo apresentado tem no Ubuntu em relação a versão do Windows. E isso usando drivers proprietários, que melhoraram bastante nos últimos tempos, e em um jogo simples graficamente. Rodo por Wine alguns jogos melhor que isso ai, e com memória OnBoard.
Caro, estou falando aqui como um leigo no assunto, sou apenas um usuário curioso.