Autor Tópico: Kernel novo e necessidade de "nolapic"  (Lida 7528 vezes)

Offline Marim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Kernel novo e necessidade de "nolapic"
« Online: 14 de Abril de 2015, 18:48 »
O caros companheiros, o que farei não será o misto de uma dica e um pedido de esclarecimento. Não compreendo quase nada de informática e me movimento no Ubuntu e outras distribuições Gnu/Linux via dicas de gente de boa vontade, como vocês. Tenho um laptop Kennex com placa de vídeo ATI radeon e Pentium dual core, desde o início tive que editar "clocksource=jiffies" para instalar linux nele, e desde o kernel 3 tenho tido que editar também "nolapic" para que entrasse, sendo que isso me eliminava um dos núcleos de processamento, o sistema acabava por identificar apenas um. Consegui solucionar por acaso, pois instalei um Fedora com kernel 3.11 e rodou normal, com isso instalei no Ubuntu Studio que uso vários kernels até descobrir que, além do 3.11, também o 3.12 funcionava sem a edição. Tudo bem, problema solucionado, mas até quando e por quê? Se alguém tiver as respostas gostaria de sabê-las. E se isso for de ajuda para alguém com o mesmo problema, fico feliz. Abraços À tempo, se puderem me explicar o porquê da necessidade do clocksouce=jiffies, agradeço também.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Kernel novo e necessidade de "nolapic"
« Resposta #1 Online: 14 de Abril de 2015, 21:12 »
Vejo de uma outra forma: simplesmente você encontrou uma solução com um específico kernel, ótimo, se ele consegue fazer funcionar bem todo o seu hardware, use-o sem se preocupar em ir para qualquer outra versão de kernel. Faça um pinning 'travando' a atualização do kernel e pronto, isso é tudo a ser feito.

Não há razão para ficar modificando kernel, sobremodo em hardware mais antigo em que tudo funciona.
Um kernel novo não irá adicionar funcionalidade alguma ao seu computador se tudo o que há lá já trabalha bem.
O seu computador não irá ficar melhor em nada com um kernel novo se tudo já funciona.
« Última modificação: 14 de Abril de 2015, 22:05 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel novo e necessidade de "nolapic"
« Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2015, 23:41 »
Vamos por partes como faz o açougueiro!

Esse seu Notebook tem uma Bios problemática, já verificou se no site do Fabricante existe atualização para ela?

Este assunto é extenso e está ligado a como a velocidade do processador funciona. Vou dizer o pouco que entendo.

Erros de clocksource geralmente estão ligados na falta de precisão em determinar a velocidade do processador pelo kernel.  E advinha o que mais afeta a velocidade do processador? O gerenciamento de energia dele!   Por isso essa problemática toda do seu notebook.  Quando ele não consegue medir com precisão a velocidade de mais de um núcleo ele tenta usar apenas um núcleo para determinar a velocidade correta, daí você só vê o sistema informando um núcleo do processador!   O nolapic está diretamente ligado ao gerenciamento de energia do seu processador, passa parâmetros ao kernel para desativar o gerenciamento de energia.  O clocksource=jiffies diz para o kernel a unidade de tempo de  cada intervalo que ele deve verificar a velocidade do processador. Esse intervalo já foi de 10ms e agora está em 1ms.

Os novos kerneis devem ter resolvido o problema pra você por conta das atualizações constantes que os desenvolvedores fazem no kernel. Esse erro no seu caso está diretamente ligado as opções C-States e C1E da sua Bios. Essas opções controlam exatamente a velocidade do processador no gerenciamento de energia.  Então novas funcionalidades ou correções foram implementadas na série 3.0 do kernel que resolveram problemas como o seu.  Pode acontecer de uma versão futura do kernel voltar a ter problema com isso ?
Pode!  Como este problema pode nunca mais voltar.

Espero ter ajudado mais do que complicado!

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Kernel novo e necessidade de "nolapic"
« Resposta #3 Online: 14 de Abril de 2015, 23:57 »
Citar
Esse seu Notebook tem uma Bios problemática, já verificou se no site do Fabricante existe atualização para ela?

Veja que não parece ser o caso de nem mesmo fazer atualização do BIOS se tudo funciona.

Ele diz claramente:

Consegui solucionar por acaso, pois instalei um Fedora com kernel 3.11 e rodou normal [...]

Ou seja, o problema está resolvido, o sistema está rodando sem a necessidade de adicionar nenhum parâmetro, sem a necessidade de nenhum 'workaroud' está operando normalmente e também com o kernel 3.12 como está dito um pouco adiante.

Pode até fazer a atualização de BIOS, mas a regra geral em se tratando de BIOS é que não se mexe em time que está ganhando, vale dizer, não se troca BIOS onde não há problema.

Ademais, note-se que nem mesmo há necessidade real de 'trancar' um versão do kernel, faz se quiser (costumo fazer apenas por comodidade), pois, no Ubuntu, a atualização de kernel para um mais recente não elimina o kernel anterior, que permanece ampla e perfeitamente disponível para uso, vale dizer, se um kernel novo já não opera tão bem, oras, continue usando o que funciona bem, apenas isso.

« Última modificação: 15 de Abril de 2015, 00:08 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Kernel novo e necessidade de "nolapic"
« Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2015, 00:14 »
Dois centavos de contribuição ao conceito de hardware clocks (se o inglês não for um problema insuperável):

Kernel Timer Systems

http://elinux.org/Kernel_Timer_Systems


Timesstamping
Hardware clocks


https://access.redhat.com/documentation/en-US/Red_Hat_Enterprise_MRG/2/html/Realtime_Reference_Guide/chap-Realtime_Reference_Guide-Timestamping.html
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel novo e necessidade de "nolapic"
« Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2015, 01:35 »
druidaobelix, por aparentemente o caso do problema não  ser de BIOS, você pode garantir que não haja problema nela? Marim poderia verificar se existe algum tipo de atualização de BIOS?  

As vezes pode haver, e se lá constar algum problema com gerenciamento de energia? Você sabia que a Kennex não é exatamente conhecida pela sua qualidade em seus produtos? Que antes de ser comprada pela Positivo, outra empresa muito conhecida pela falta de qualidade do seus produtos, a mesma já montava Notebooks da Kennex para eles?  Portanto, as chances são muito grandes deste ser um  notebook problemático, basta uma pequena busca no tio Google sobre problemas com Notebooks Positivo. Além disso tenho um amigo com assistência técnica de Notebooks e posso garantir que eles são muito ruins no projeto de seu hardware!

druidaobelix, você poderia por gentileza me esclarecer a frase: O seu computador não irá ficar melhor em nada com um kernel novo se tudo já funciona.
Por favor, de onde vem isso?

E eu não posso falar pelo/a Marim, mas para mim o inglês nunca foi um problema insuperável!

Portanto se tiver algum outro artigo bastante informativo sobre a sua frase, mesmo em inglês, não será problema pra que eu possa ler!
« Última modificação: 15 de Abril de 2015, 01:39 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Marim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Kernel novo e necessidade de "nolapic"
« Resposta #6 Online: 15 de Abril de 2015, 14:48 »
Uma contenda de peso aí, Galactus x DruidaObelix. Brincadeira amigos, agradeço demais a participação de vocês. Caro Galactus, você me esclareceu em algo que eu tento compreender tem bastante tempo e acredito que o problema seja a questão da bios mesmo, infelizmente não tem como atualizar, estou precisando atualizar é o note todo, mas terei que deixar para daqui um tempo. O Druidaobelix tem razão no fato de que se consegui uma solução, beleza, resolvido meu problema, eu tinha imaginado que poderia ter outra forma de solucionar a questão dos kernels sem o nolapic, realmente a máquina perde, principalmente quando tenho que reproduzir vídeos mais "pesados". Gosto de manter bem atualizado o sistema, coisa minha. E, Druida vou tentar ler o texto, mas o inglês é probleminha realmente. Como disse, essa postagem era um misto de curiosidade, solução de problema e tentativa de ajudar alguém em situação parecida. Agradeço aos dois pelos esclarecimentos. Abraço.
« Última modificação: 15 de Abril de 2015, 22:53 por Marim »