Autor Tópico: Testando o Fedora Core 6!  (Lida 7568 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Testando o Fedora Core 6!
« Online: 05 de Novembro de 2006, 20:02 »
Bom, após a curta aventura no Slackware 11, resolvi testar o Fedora Core 6. Também baixei o DVD, estranhamente, tive que baixar duas vezes!  >:(

O MD5SUM não batia na primeira vez, e olha que baixei via Bittorrent. Aí resolvi baixar novamente por ftp. Aí minha surpresa que o MD5SUM não batia novamente, mas notei que era o mesmo resultado do baixado via Bittorrent. Resolvi arriscar e queimei a imagem ISO. E não é que correu tudo bem!?

Vai entender essas coisas. 

O instalador do Fedora é o Anaconda, tudo em modo gráfico, para mim só perde para o instalador do SUSE. Tudo muito simples e claro. Perguntou do Idioma, e pelo idioma tentou adivinhar o teclado, ABNT2, na mosca!  Ele me perguntou se gostaria de apagar todo o conteúdo do HD e realizar a instalação padrão. Foi o que fiz, depois pede para escolher os pacotes a serem instalados (organizados por grupos). Deixei de fora apenas os pacotes para servidores. Tentou configurar a rede via DHCP, mas como eu não tenho modem roteado, não foi. Pediu a senha do root também.

Passou para instalação do sistema em sí. Demorou 33 minutos. Avisou que precisava reiniciar para terminar a configuração do sistema.
Aí foi que perguntou o nome do usuário, senha, Firewall, SELinux e a configuração da placa de Som. Aponta os dispositivos encontrados e faz um teste, tocando sons nos canais direito, esquerdo e central. Notei que durante a instalação ele encontrou e já configurou a minha placa de vídeo, mas não acertou na taxa de atualização correta, tive que mudar depois em modo gráfico mesmo.

O tempo de boot dele é uma eternidade, 1minuto e 45 segundos!  :o

Apesar deste boot tão lento, o sistema até que é ligeiro. Mas não possui consistência nisso, algumas aplicações abrem muito rapidamente, outras demoram muito. O Firefox (ainda na versão 1.5.0.7) demora mais que no Dapper para abrir. O OpenOffice é o 2.0.4. Tempo equivalente para abrir com o Dapper também. Devo salientar que todo o sistema e os aplicativos já estavam completamente em português desde o primeiro boot.

O Gnome é o 2.16, não pedi para instalar nada do KDE, mas mesmo assim ele instala algumas aplicações dele. Então ficou fácil, tinha a parte gráfica, teclado, mouse, som e o sistema em meu idioma logo de cara! Faltava o ADSL. Como esta não é a primeira vez que testo o Fedora, já sabia o que fazer: adsl-setup  e pronto! Conectado na internet!

A navegação dele é muito lenta, não sei o motivo. O Firefox demora um monte para buscar o endereço. Assim como o Ubuntu, ele não vem com nenhum codec instalado por padrão. Não tocou mp3, nem DVDs ou outros vídeos, sem flash também. Só tinha o java instalado.  Montou o meu cartão de memória no desktop e os CDs e DVDs de dados que coloquei. 

Outra coisa, o Fedora é enorme, tá ocupando 3,5GB sem os Codecs e outras aplicações que costumo usar.

Agora vou garimpar no Fórum do Fedora como o yumex funciona. Para instalar tudo o que eu quero e deixá-lo pronto para uso em Desktop.

Depois posto mais coisas.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2006, 13:14 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Testando o FEdora Core 6!
« Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2006, 20:49 »
Meu, realmente, o instalador do Ubuntu é muito ruim para quem tem um pouco mais de experiência. A filosofia do Ubuntu é perguntar o menos possível apenas para instalar um sistema padrão para um usuário padrão. Daí... Quem souber, tem que fazer todo um setup pós-instalação. :-(

O bom seria que existisse um modo expert e um normal. O expert seria com o Anaconda. Daí... Daria pra configurar o sistema bem mais rápido.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Testando o FEdora Core 6!
« Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2006, 23:06 »
Bom, testei mais algumas coisas no FC6. O YUM e o YUMEX (equivalente ao Synaptic do Ubuntu/Debian), achei-os lentos. Procurei lista de repositório do FC6 e não o encontrei, até abri tópico no Fórum em português, mas ninguém respondeu. Tentei alguns tutorias que encontrei em inglês, mas só consegui instalar os codecs de áudio, não consigo assistir DVDs mesmo com o Libdvdcss instalado. 

Descobri o motivo das inconsistências do sistema logo depois de instalado. Era o Beagle ( que vem instalado e ativo por padrão) e o SELinux. Engraçado que uma ferramenta que era para melhorar a segurança está dando problemas ao FC6. No próprio fórum eles recomendam desativar o SELinux.   O Beagle passa um tempão indexando o sistema, assim o sistema fica lento até ele acabar o processo.

Era isso, vou testar outra distro por esses dias!

« Última modificação: 08 de Novembro de 2006, 08:56 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline BetinhoDJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu 7.04 / Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Testando o FEdora Core 6!
« Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2006, 23:53 »
Em comparação com o Core 5 você achou o sistema mais rapido?
Porque antes de testar o Ubuntu eu havia instalado o 5 aqui e achei ele tão pesado quanto o Windows XP todo atualizado. E fora que também tive a minha aventura com os repositórios... procurei no forum e o pouco que achei era tão complicado de fazer que acabei desistindo.

Vivendo e Aprendendo!!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Testando o FEdora Core 6!
« Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2006, 09:06 »
Em relação ao FC5 o FC6 está mais rápido, mesmo com dois lastros nele (o Beagle e o SELinux).

O Fórum em português do Fedora é mesmo desorganizado (minha opinião pessoal), não existem tópicos fixos para ajudar a galera nas perguntas mais comuns, a lista de sessões parece interminável! Apenas 71 sessões num Fórum, sem sub-fórums!  Para mim isso é demais!
Mas o pessoal procura ajudar os novatos.
Achei mais coisa num Guia não oficial do Fedora com tradução em vários idiomas (incluindo o português) do que no Fórum.
Mas o que matou foi a lentidão do YUM e do YUMEX.

Os efeitos 3D são bem mais fáceis de ativar no Fedora, tem um botão para isso e ele faz o resto para você. Como no SLED10 da Novell.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline romaier

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Testando o FEdora Core 6!
« Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2006, 12:58 »
Galactus escreveu :"o MD5SUM não batia na primeira vez(...)"

O Fedora utiliza sha1sum para a verificação dos ISOs.

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: Testando o FEdora Core 6!
« Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2006, 14:10 »
fedora é uma distro que acho que nunca vou testar.
eu a um tempo usava varias outras distros, e naquele tempo estava com suse,estava louco para testar a red hat... dali pouco tempo ela virou paga e se criou o fedora core.
achei que foi um alvo de se torna paga desde o inicio,ela se oportunizou do gigantesco sucesso do red hat na epoca e deixou o red hat pago.e depois criou um para usuarios domesticos que é gratuito que aposto que não dão a mesma atenção que o red hat.
acho que se o red hat continuasse a ser free e fosse dedicado a usuarios domesticos e criassem o fedora como uso para servidores,eu nem ia me importar,mas esse negocio de usarem a red hat paga,ja não gostei.

pode ser idiotice minha mas fedora eu não uso,mas nada contra quem gosta  ;)

T+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Testando o FEdora Core 6!
« Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2006, 19:42 »
Sempre fui doido pra testar o Fedora pra matar saudade da minha época de Red Hat, mas não fiz e acho que não vou fazer isso ainda por um bom tempo pelo seguinte:

Eu sempre dou azar de quando baixo a ISO, vem danificada;
Tive uma péssima experiência com Core 2 que é recheada de bugs;
Não sou muito fã de RPM;
Acho que não sobrevivo mais sem usar algo que não seja um Debian.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Testando o FEdora Core 6!
« Resposta #8 Online: 17 de Novembro de 2006, 12:11 »
Galactus, acabei de instalar o Fedora, bom, aqui ele está muito rápido, a instalação levou 20 minutos, a navegação está muito boa, rápida e estável, acertou a taxa de atualização do notebook, estou usando o YUM, para instalar os codecs e está bem rápido, fiquei feliz com isso, o adicionar e remover programas não funciona, simplesmente fica carregando e não abre,sobre o Firefox, apesar de estar com umas letras estranhas está com um desempenho parecido ao do Dapper, não tenho do que reclamar, li que tu achou a navegação muito lenta, assim como lhe disse há um tempo o desempenho do Fedora me surpreendeu novamente, aqui está uma maravilha, até mesmo o alacarte, abre tão rápido como no Edgy.
Depois reporto mais detalhes, e ah, Galactus, chegou  a testar a dica sobre seu tópico de inclusão de repositórios?Segundo disseram é preciso apenas adicionar o Livna.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Testando o FEdora Core 6!
« Resposta #9 Online: 17 de Novembro de 2006, 13:14 »
Olha, como eu fui testar outras distros, desinstalei o FC6. Nem tinha visto que minha pergunta havia sido respondida lá. Quanto a lentidão dos servidores deles, deve ter sido o dia mesmo. Outra vez fui testar o Debian e tava uma carroça a atualização dele, noutro dia tava ligeiro. Eu não desativei o SELinux e o Beagle quando testei o FC6, mesmo tendo dica do Fórum para desabolitar o SELinux.

romaier, obrigado pela dica. Não sabia disso!  :)

Xterminator, não conheço o smartpm, e o pessoal do Fórum do FEdora não quer nem ouvir falar em Synaptic. Dizem que o YUMEX é tão bom quanto. Fui usar as ferramentas indicadas por eles.

Depois eu tento novamente. Agent Orange, seu Notebook é Intel? Qual o Notebook?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Testando o Fedora Core 6!
« Resposta #10 Online: 17 de Novembro de 2006, 13:19 »
Eu desabilitei o SElinux e o Beagle.Meu laptop é um Acer Aspire 3004NLMI, AMD Sempron 3100+, com 512 de Ram.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Testando o Fedora Core 6!
« Resposta #11 Online: 17 de Novembro de 2006, 14:08 »
Não tenho mais o mesmo entusiasmo de instalar uma nova distro a cada semana como antes.
No entanto, mantenho ainda 3 a 4 SOs simultaneamente no meu micro.
Provavelmente não instalarei  o Fedora Core, pois estou mais seletivo na escolha
de uma distro para testes dando preferência as derivadas do Debian.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2006, 14:19 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Testando o Fedora Core 6!
« Resposta #12 Online: 18 de Novembro de 2006, 07:51 »
Eu também. Depois que passei usar Debian e derivados, fiquei mais dentro de Linux assim. Principalmente pelo gerenciamento de pacotes DEB por DPKG e APT-GET.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Piras

  • Visitante
Re: Testando o Fedora Core 6!
« Resposta #13 Online: 20 de Novembro de 2006, 20:25 »
A última versão do Fedora que experimentei foi o Core 4 e não achei grande coisa. Em termos de comodidade para um iniciante o Mandriva e o Suse são muito superiores, apesar de não serem mais pesados. E a lentidão do Fedora para mim é insuportável. Mesmo a sua versão leve, o FOX, também não me pareceu muito convincente. Mas foi através dele que experimentei o smartpm, cuja interface gráfica me pareceu bem inferior ao velho e bom Synaptic.  O Yumex, pode ser bem melhor como interface gráfica, mas a questão é que o gestor de pacotes propriamente dito, o yum, sempre perdeu na comparação com o apt-get, principalmente no quesito velocidade.

Como o RC2006, também já não tenho mais vontade de ficar testando novas distros o tempo todo, até pelo fato de que não há de fato grandes novidades por aí. E também estou muito bem acomodado no mundo Debian. Mesmo o Dapper demorei muito em trocar pelo Edgy. Enfim, "só deixo meu Cariri no último pau-de-arara": em outras palavras, só mesmo o Etch seria capaz de me fazer abandonar o Ubuntu e olha que vão ter que "pelejar" muito para que isto aconteça!

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Testando o Fedora Core 6!
« Resposta #14 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 01:11 »
Alguém aí conseguiu fazer o Ubuntu e Fedora se comunicarem? Minhas partições continuam sem acesso uma da outra, já tinha postado em http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=15125.0 mas sem solução.


Estando no Fedora não consigo entrar nas outras partições, tanto do Windows XP como do Ubuntu e Big Linux.

Estando no Ubuntu e Big Linux, também não entro no Fedora, mas entro no Windows XP.

Acho muito estranho isso o Fedora ser mais inacessível entre os outros Linux que o Windows.

Como faço pra tornar então as partições acessível tanto pra leitura como pra escrita entre os Linux?

Meu HD está assim dividido:

hda1: Windows XP
hda2: /home
hda3: Ubuntu
hda5: Fedora
hda6: Big Linux
hda7: outro Ubuntu só pra testes
hda8: swap