Autor Tópico: senhas  (Lida 2244 vezes)

Offline virkatulo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
senhas
« Online: 12 de Abril de 2015, 11:00 »
bom dia!

Sou iniciante e instalei o ubuntu 14.10 em meu notbook não sei ainda como configurar, e quando vou instalar um programa por exemplo fui instalar o freecad e pediu uma senha, coloquei a senhas que pede na hora q instala mais não aceita, as vezes ele fecha tudo e pedi a senha para autenticar e nunca aceita a senha a senha não está errada e também não sei como retirar a senha e ficar sem ela. como faço para resolver isso?

se tiver erros no tópico por favor me corrija.

 ???

« Última modificação: 12 de Abril de 2015, 11:03 por virkatulo »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: senhas
« Resposta #1 Online: 12 de Abril de 2015, 11:38 »
Quando você instalou o ubuntu, teve uma hora que ele pediu para configurar seu usuário, colocar seu nome e definir uma senha. É exatamente essa senha que tu definiu que tem que colocar quando pede (na hora de instalar um programa por ex.)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

MatheusWillder

  • Visitante
Re: senhas
« Resposta #2 Online: 12 de Abril de 2015, 11:57 »
Para complementar a resposta do garfo, é a mesma senha que você usa para entrar no desktop assim que liga o computador. Se você está ligando o computador e conseguindo entrar no sistema, é sinal de que você sabe a senha.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: senhas
« Resposta #3 Online: 12 de Abril de 2015, 12:58 »
1) Note que no Linux, em tudo nele, nome de arquivos, nomes de diretórios e especialmente nas senhas, é necessário diferenciar maiúsculas (caixa alta) de minúsculas (caixa baixa).

2) Verifique ainda se o teclado está configurado corretamente para o seu teclado real, também quanto ao idioma (por exemplo se for o teclado inglês não irá permitir acentuação e alguns caracteres). O ideal nesse caso é abrir um documento texto usado um editor de texto simples como o gedit e digitar a sua senha para verificar visualmente se de fato está correspondendo ao que está sendo digitado. Use ainda o recurso de copiar e colar usando o botão direito do mouse para ver se funciona.

3) Abra uma janela do terminal usando simultaneamente as teclas Ctrl Alt T e verifique se é possível tornar-se root (o administrador do sistema, o proprietário do sistema) usando o comando:

sudo su

Vai pedir sua senha para se tornar o root.

4) Se ainda não foi possível logar como root, vá para um terminal puro, conhecido como tty, é uma tela toda preta somente texto (=sem nenhum ambiente gráfico), usando as teclas Ctrl Alt F1, tente fazer o login por lá para ver o que acontece. Para retornar ao ambiente gráfico use as teclas Ctrl Alt F7

« Última modificação: 12 de Abril de 2015, 13:01 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: senhas
« Resposta #4 Online: 12 de Abril de 2015, 13:08 »
Talvez seja necessário esclarecer:

Numa janela de terminal o prompt de seu usuário normal aparece com o símbolo de dólar ( $ ), por exemplo, assim:

user@hal9000:~$

a parte user acima é o seu nome de usuário; hal9000 é o nome atribuído à máquina; o ~(til) indica que você está posicionado no seu diretório /home/user e o $ dólar que se trata do prompt do usuário.

Quando se consegue logar como root usando o comando sudo su o prompt irá aparecer com um símbolo # (jogo da velha), por exemplo, da seguinte forma:

root@hal9000:/home/user#

Para sair de root e retornar ao usuário normal use o comando:

exit

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.