Autor Tópico: Jogando tibia 8.6 no Ubuntu 14.04.  (Lida 15101 vezes)

Offline capiroto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Jogando tibia 8.6 no Ubuntu 14.04.
« Online: 29 de MAR?O de 2015, 19:49 »
Olá pessoal
tudo bem ?

Bom eu tentei o tutorial aqui do fórum pra jogar o Tibia na versão 8.6 (ou em qualquer versão), e não obtive exito, infelizmente.

O arquivo que eu baixo ele, o nome é tibia860.tar, eu pesquisei como rodar este tipo de arquivo e diz que tem o tutorial no próprio
arquivo, pois bem, tem mesmo um ReadMe, mas não abre a página de um link que tá descrito como "download", diz que o link tá
quebrado.

Eu só consegui até agora usar aplicativos que sejam .deb, este tipo .tar não consegui até agora.

Se alguem tiver como me ajudar ficaria muito feliz, já faz um tempinho que não me divirto no tibia.

Obrigado desde já!  :)

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Jogando tibia 8.6 no Ubuntu 14.04.
« Resposta #1 Online: 30 de MAR?O de 2015, 18:03 »
Eu nunca joguei Tibia, mas vou tentar ajudar: o arquivo .tar é um arquivo compactado, você abre ele com o File Roller (gerenciador de arquivos compactados) que já vem com o Ubuntu. Sendo assim, basta abrir o arquivo tibia860.tar com dois cliques, selecionar uma pasta para extrair (Downloads, por exemplo), e clicar no botão "Extrair". Agora, vamos abrir o jogo em si. Pelo que eu pesquisei na internet, basta clicar no arquivo "Tibia" que vai estar na pasta que você extraiu, ou seja, abra o Gerenciador de Arquivos (o ícone que está com o nome "Arquivos" no lançador do Ubuntu, ou seja na barra lateral da tela), navegue até onde está a pasta que você extraiu do arquivo (Downloads, no exemplo) e clique duas vezes no arquivo chamado Tibia.

Esse tutorial explica muito bem como fazer: http://www.tudosobretibia.com/2012/02/jogando-tibia-no-linux-ubuntu.html

Agora uma dúvida, no site oficial está dizendo que a ultima versão é a 10.76, sendo assim por que você está tentando rodar a versão 8.60? Tibia não é gratuito? Não é mais fácil baixar de lá a ultima versão?

Qualquer dúvida ou problema é só perguntar :)

Offline capiroto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Jogando tibia 8.6 no Ubuntu 14.04.
« Resposta #2 Online: 30 de MAR?O de 2015, 23:07 »
Opa matheus, obrigado pelas dicas.
mas continuo com o mesmo problema, eu fiz exatamente como este tutorial
e não deu, ele nem aparece o temporizador como se tivesse carregando,
tentei pelo .sh e também não foi, mas ele pelo menos aparece carregando.

é o terceiro arquivo .tar que eu tento abrir e não consigo, quer dizer, não consegui
nenhum até agora, só consigo extrair, funcionar que é bom nada


obrigado pela atenção!

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Jogando tibia 8.6 no Ubuntu 14.04.
« Resposta #3 Online: 30 de MAR?O de 2015, 23:53 »
Boa noite,

Eu não sou muito experiente, mas vou tentar ajudar. Vamos nos concentrar em tentar rodar a ultima versão oficial (a 10.76). Agora me diga, você já sabe algum comando básico no Terminal, como navegar nos diretórios? Eu pergunto isso porque acho que será necessário para descobrirmos o problema. É muito fácil: vamos supor que a pasta do jogo extraída esteja em Downloads/Tibia, então vamos no Terminal (para abrir o Terminal basta pesquisar no Painel Inicial pelo nome ou pressionar as teclas Ctrl+Alt+T), para navegar para a pasta digite cd /Downloads/Tibia. Depois disso, basta rodar, digitando: ./Tibia (se na pasta o arquivo estiver com letra maiúscula, no Terminal ele também deve ser escrito com letra maiúscula).

Se aparecer alguma mensagem de erro no Terminal e o jogo não rodar, copie e cole aqui o resultado (selecione o texto com o mouse, depois vá no botão direito do mouse e clique em Copiar), e depois vamos tentar executar o arquivo .sh (acho que fica mais fácil, pois rodando ele está exibindo a tela de carregamento): ainda na pasta Downloads/Tibia no Terminal, digite: chmod a+x nome do arquivo.sh, onde no lugar de nome do arquivo você deverá digitar o nome que tem o arquivo .sh, se tiver alguma letra maiúscula, essa letra também deve ser obrigatoriamente maiúsculo no Terminal. Agora, vamos executar, para isso digite: ./nome do arquivo.sh

Novamente se aparecer alguma mensagem de erro no Terminal e o jogo não rodar, copie e cole aqui o resultado. Como eu já disse, repetindo: eu não sou experiente, logo, não sei se vai dar certo. Mas posso tentar ajudar.

Offline capiroto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Jogando tibia 8.6 no Ubuntu 14.04.
« Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2015, 03:06 »
O primeiro passo não deu certo, mas apareceu a seguinte mensagem no terminal:

"Falha de segmentação (imagem do núcleo gravada)
"




o segundo passo (do sh), tbm não, mas deu a seguinte mensagem no terminal:




This script starts Tibia with a set of provided libraries.

Please note that you should normally NOT need to call this script,
unless you are running a very old version of the GNU/Linux system.
ONLY try using this script if starting the Tibia executable directly
does not work on your system!

./Tibia: ./libc6/libc.so.6: version `GLIBC_2.15' not found (required by /usr/lib/i386-linux-gnu/libX11.so.6)
./Tibia: ./libc6/libc.so.6: version `GLIBC_2.17' not found (required by /usr/lib/i386-linux-gnu/libstdc++.so.6)



----

Pelo que eu entendi, este arquivo .sh é usado quando o "normal" não abre, ou se é uma versão antiga do Linux.
E pelo que eu vi, parece que tá faltando esses arquivos de biblioteca acho, a questão agora é, como vou acha-los
se eu descobrir eu torno a editar este tópico pra ajudar as pessoas no futuro.

abraços!
« Última modificação: 01 de Abril de 2015, 03:08 por capiroto »

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Jogando tibia 8.6 no Ubuntu 14.04.
« Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2015, 11:38 »
Bom dia,

Bem, eu não tenho ideia do que é o erro ao executar o primeiro passo. Mas pesquisando sobre o segundo, eu fiquei com uma dúvida: seu sistema é 64 bits? Se for, acho que está aí o problema, é necessário instalar as bibliotecas 32 bits para o Tibia funcionar. Eu não achei nada concreto: aqui, onde é dado a dica para um comando que eu nunca vi do tipo, esse:

Código: [Selecionar]
[bash]su -c "apt-get install libc6"[/bash]
Install that and try again.

Acho que o correto seria isso:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install libc6
Tente aí os dois, se não der certo não vai comprometer o seu sistema, apenas será exibido um erro no Terminal. Achei esse aqui também, em português, mas como eu disse não é nada concreto e improvável de ser a solução porque é exclusivo para sistemas 64 bits. Se o seu sistema for 64 bits, tente a dica dada:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install libglu1-mesa:i386
Para finalizar, tem uma outra possível solução: rodar ele via Wine e o PlayOnLinux. É uma gambiarra, mas assim eu posso te ajudar melhor pois nisso eu sou mais experiente, se for tentar essa solução, instale o PlayOnLinux pela Central de Programas e pesquise na internet como usar o básico. É muito fácil encontrar isso, basta um pouco de empenho para aprender, e como eu já disse, eu estou aqui para ajudar. Depois de aprender o básico, baixe a versão para Windows do Tibia, tente rodar ela pelo PlayOnLinux e boa sorte!

Offline capiroto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Jogando tibia 8.6 no Ubuntu 14.04.
« Resposta #6 Online: 02 de Abril de 2015, 19:00 »
Sim, meu sistema é o de 64 bits.

Eu tentei todos os passos acima e não deu certo,
ele não instala os pacotes do libc ai, que seria necessário
pros sistemas que não são 32.

eu já ouvi falar desse playonlinux, mas me disseram
que é um pouco lento e só roda, os jogos especificos que
tem lá, mas eu vou tentar dar uma olhada, obrigado desde sempre hehe!

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Jogando tibia 8.6 no Ubuntu 14.04.
« Resposta #7 Online: 02 de Abril de 2015, 19:10 »
Boa noite,

O PlayOnLinux é um front-end para o Wine, ou seja, é uma interface que torna mais fácil a instalação/execução de jogos e programas do Windows no Linux. Jogos que não estão na lista de compatíveis podem ser rodados normalmente. Ele pode ser mais lento em alguns casos, e também pode não rodar determinado jogo ou programa, mas isso nem sempre é verdade. Com a evolução que a ferramenta teve nos últimos tempos, é possível rodar uma boa gama de programas e jogos com qualidade boa ou excelente. Aqui, por exemplo, já rodei Grand Theft Auto 4, a trilogia Call of Duty: Modern Warfare (todos jogos pesados) e isso sem possuir placa de vídeo offboard, tudo rodando no meu i5 2310 2.9GHz com 4GB de RAM.

Sendo assim, tudo vai depender do seu hardware, que por ser 64 bits presumo que seja bom, e com certeza ele vai tirar de letra rodar um jogo tão simples como Tibia.

Boa sorte aí e desculpa eu não ter ajudado a resolver o problema.

Até mais!

Offline capiroto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Jogando tibia 8.6 no Ubuntu 14.04.
« Resposta #8 Online: 02 de Abril de 2015, 23:45 »
Funcionou com o Playonlinux!


Você me ajudou muito Matheus,
obrigado mesmo cara hehe

to felizão aqui!!!


abraços!!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Jogando tibia 8.6 no Ubuntu 14.04.
« Resposta #9 Online: 03 de Abril de 2015, 00:10 »
Por que não concentrou tudo no mesmo tópico? Capiroto, você mesmo perguntou lá...

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,113209.msg642817.html#msg642817

Que bagunça...  :-\
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline capiroto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Jogando tibia 8.6 no Ubuntu 14.04.
« Resposta #10 Online: 19 de Abril de 2015, 16:18 »
Foi mal Sergio,

assim ó, desse jeito que o rapaz me ensino ai deu muito certo pra jogar, não dá lag nenhum

se algum moderador puder unir o tópico com as respostas destes, porque eu só consegui com as informações do rapaz ai

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Jogando tibia 8.6 no Ubuntu 14.04.
« Resposta #11 Online: 20 de Abril de 2015, 14:09 »
Funcionou com o Playonlinux!


Você me ajudou muito Matheus,
obrigado mesmo cara hehe

to felizão aqui!!!


abraços!!

Joga a versão nativa cara, nada de PlayOnLinux.

Simplesmente instale esse pacote e abra o arquivo executável "Tibia":

sudo apt-get install libglu1-mesa:i386

Pronto! GG! ;D
« Última modificação: 29 de Abril de 2015, 17:54 por Renan Rischiotto »