Autor Tópico: Consumo de memória dos ambientes gráficos do GNU/Linux  (Lida 24459 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Consumo de memória dos ambientes gráficos do GNU/Linux
« Resposta #15 Online: 29 de MAR?O de 2015, 18:27 »
Mas para fazer essa comparação exata que você quer teria que instalar os mesmos ambientes na mesma versão da distribuição fazendo suas instalações padrões. Com certeza vai dar diferença da maneira que está.

Um cara usa Debian 8, outro Arch Linux e o terceiro usa Ubuntu 12.04! Até os programas usados para verificar o uso da memória são diferentes.  E como eu disse antes o Arch Linux é o que leva maior vantagem, em relação ao consumo de RAM,  por ser espartano demais! O cara do Debian 8 diz que fez uma instalação padrão. Enquanto os do Arch Linux e do Ubuntu, instalaram um sistema básico em modo texto para depois instalar o ambiente gráfico.  São muitas variantes.  Então pra mim não é surpresa os resultados serem diferentes.  Serviços usados por padrão, mais ou menos coisas instaladas por padrão, isso tudo muda conforme a distribuição.

Só sei de uma coisa que é certa, todos as distros estão consumindo mais recursos em geral. Não adianta querer usar um PC jurássico em um sistema moderno esperando que a coisa funcione bem. Até o Lubuntu já avisa oficialmente da necessidade de pelo menos 1GB de RAM para funcionar bem com esses navegadores modernos.  Então já viu!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Consumo de memória dos ambientes gráficos do GNU/Linux
« Resposta #16 Online: 30 de MAR?O de 2015, 15:59 »
Instalei o Lubuntu 14.04 32 bits em um  Desktop antigo que tinha. O sistema iniciava com cerca de 120~130MB de RAM. Foi uma instalação padrão, não mexi em muita coisa.

Agora, no notebook tenho a versão 64 bits, e inicia com quase 300MB. Porém, com o driver de vídeo opensurce (estou usando o Catalyst 14.12), o sistema iniciava com menos de 250MB se não me engano.

Quanto à esse "embate" das distros mais leves, em consumo de memória sempre considerei o Xubuntu e Lubuntu iguais, porém o segundo consume um pouco menos do processador/placa de vídeo. Mas mesmo assim a diferença não é muita. Agora, o Ubuntu Mate eu achei meio "pesadinho" perto desses dois, mas mesmo assim é bem leve.

Offline iranhp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re:Consumo de memória dos ambientes gráficos do GNU/Linux
« Resposta #17 Online: 13 de Julho de 2016, 17:11 »
Boa tarde,
estou rodando o xubuntu 14.04 XFCE ele rodando somente com o terminal e comando top marca 500 Mb.

O que pode esta consumindo tanta memória?

No LXFDE  ele roda a 500Mb.



Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Consumo de memória dos ambientes gráficos do GNU/Linux
« Resposta #18 Online: 13 de Julho de 2016, 22:50 »
Boa tarde,
estou rodando o xubuntu 14.04 XFCE ele rodando somente com o terminal e comando top marca 500 Mb.

O que pode esta consumindo tanta memória?

No LXFDE  ele roda a 500Mb.

Use o htop e veja o que está consumindo tanta RAM assim. O Xubuntu 14.04 64bits dá o boot com parte gráfica consumindo inicialmente por volta de 310MB!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 812
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Consumo de memória dos ambientes gráficos do GNU/Linux
« Resposta #19 Online: 14 de Julho de 2016, 09:16 »
o Lubuntu Xenial leva o mesmo do Xfce então:
Código: [Selecionar]
pcreto@pcreto-P4M266A-8235:~$ free
              total        used        free      shared  buff/cache   available
Mem:        1510432      338560      580272       14380      591600      966448
Swap:       1953788           0     1953788
pcreto@pcreto-P4M266A-8235:~$

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto