Kkkkkkkkkkkk
Com certeza essa "máquina"deve quebrar um galho!
Mas olha só, eu achava que o LXDE ia aumentar o consumo de RAM dele por causa do Qt. Mas não mais que dobrar!
Eu e um amigo estamos lutando aqui com muitas máquinas de 10 anos atrás ou mais de idade, pra colocar Linux para um projeto digital beneficente. Ubuntu nem pensar é claro, nem Lubuntu dá com um monte de placas com vídeos Sis e Via! Já viu né.
Mas o ponto que eu quero chegar é que o Debian 7.8 com LXDE após um Netinstall sem remover nada dos serviços dele, consome 98MB! E agora esse LXqt do Debian 8 começa em 205,5MB?
Ficamos impressionados com o rendimento do Arch Linux em máquinas AMD K8. Compilei um kernel mais indicado para este processador e a coisa flui de maneira incrível! Baixo consumo de RAM e aguenta muita carga mesmo. Só dá um trabalho miserável pra deixar ele pronto. Não é nem um pouco prático para iniciantes! Tentei outros derivados dele mas não se comparam ao original, o pessoal carrega o sistema com um monte de coisas, é como comparar o Debian com Ubuntu, no sentido de colocar um monte de coisas para facilitar, o que acaba tirando a leveza e simplicidade do sistema. Simples por demais até! Rsrsrsrs
Achei o Debian mais indicado para o pessoal manter. Gostei demais do Pacman, do AUR. A documentação tá desatualizada, mas ajuda muito, só não dá pra ficar só nela!
Você que gostaria de um comparativo bem mais completo, tá aqui:
https://l3net.wordpress.com/2014/02/15/a-memory-comparison-of-light-linux-desktops-part-3/Mais de 30 desktops testados! Só não reflete muito o que um usário iniciante faria. Mas é ótimo pra ver como fica depois de um Netinstall básico + o ambiente/gerenciador preferido.
Esse cara compara várias distros também após uma instalação básica mais o ambiente/gerenciador preferido.
Não se trata bem de uma "obsolência programada", mas à necessidade, ou falta dela, de colocarem serviços para facilitar as coisas ou deixar mais bonito, acaba com a leveza e simplicidade do sistema. Meu Mac mini consome fácil 5.5GB de RAM aqui, isso com a última versão do MacOs Yosemite. A versão anterior consumia mais ainda! E a Apple se auto intitula como tendo o sistema mais moderno de todos! Queria ver alguma distro Linux consumindo isso tudo fácil pra ver a revolta da comunidade! A maioria dos usuários da Apple nem reclamam e são felizes! A Apple não é besta, não tem "pau véio" rodando Mac! É de Core i5 pra cima!
Pra mim se parece mais com um bloatware do que "obsolência programada", se é que me entendem aonde quero chegar.