FREAK Attack afeta Opera no Linux

Iniciado por Anderson_Coelho, 06 de Março de 2015, 10:32

tópico anterior - próximo tópico

Anderson_Coelho

Essa semana vi uma notícia que me chamou a atenção:

https://freakattack.com/

Essa notícia fala que alguns sites "seguros" poderiam ter criptografia quebradacaso acessados de alguns navegadores. A lista incluí ainda sites de bancos brasileiros.

Todo mundo sabe que algumas empresas exageram nessa questão de ataques para venderem o peixe delas. Mas, fiquei curioso, será que tem atualização programada para o Opera do Linux? Como é proprietário, a comunidade não pode fazer nada, então será que é bom não usar por enquanto?

garfo

Nem estava sabendo dessa "falha" de segurança.

Mas parei de usar o Opera tão logo ele começou a copiar o Chrome. Além disso, ficaram um tempão sem prover uma versão atualizada no navegador pra linux. Aí deixei de mão esse lixo.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

irtigor

Como existem alternativas tão boas ou melhores, eu não vejo um motivo pra usar um navegador vulnerável, mas esse ataque depende de alguns fatores, então se for realmente necessário usar o opera, você provavelmente não vai ser afetado por esse problema.

Tota

Não sei o por quê da celeuma...

Foi indicado um link, e nele é explícito que para o evento ocorrer, são necessárias duas pontas, um servidor suscetível juntamente com um browser vulnerável, sem o que o processo não ocorre.

CitarWho is vulnerable?
The FREAK attack is possible when a vulnerable browser connects to a susceptible web server—a server that accepts "export-grade" encryption.

Basta não utilizar a combinação por hora, pois até a semana que vem o problema já deve ter sido contornado pelos desenvolvedores dos browsers.

Aqui estou usando o chome no Android (inseguro), visitei i site de testes, e recebi a mensagem confirmatória da vulnerabilidade. Testei com o firefox e deu tudo ok para ele.

Vou usar o firefox até o chrome ser arrumado. Fim.

irtigor

E pro ataque ocorrer a pessoa mal-intencionada tem que estar entre os dois.

Tota

Citação de: irtigor online 06 de Março de 2015, 15:23
correto.

E ainda existem os teclados virtuais dos bancos. Não dá para saber o que foi digitado neles, mesmo em ambiente sem criptografia.

Anderson_Coelho

Sei que o possível e o provável são coisas muito diferentes, mas roteadores creio que são um problema sério, pois basta um PC com Windows na rede e um usuário desprevenido. Mas claro que isso pode ser minimizado por uma boa configuração do roteador.

Citação de: Tota online 06 de Março de 2015, 14:58

A questão é o Opera: alguém que usa sabe se atualizações estão sendo liberadas desde o seu "relançamento" para Linux?

Promero

Citação de: Anderson_Coelho online 07 de Março de 2015, 10:53

Sei que o possível e o provável são coisas muito diferentes, mas roteadores creio que são um problema sério, pois basta um PC com Windows na rede e um usuário desprevenido. Mas claro que isso pode ser minimizado por uma boa configuração do roteador.

Citação de: Tota online 06 de Março de 2015, 14:58

A questão é o Opera: alguém que usa sabe se atualizações estão sendo liberadas desde o seu "relançamento" para Linux?

Sim, estão, inclusive já foi atualizado para dar conta dessa falha aí. O chato é que, por enquanto, só versões de 64 bits são compatíveis com o Opera 27. Aliás, se você usa o Opera talvez se interesse por isso: https://vivaldi.com