Autor Tópico: Como guardar software Ubuntu para quando não existe acesso à internet  (Lida 12603 vezes)

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Viva amigos,

Trago-vos uma dúvida que já a algum tempo ando a tentar ver se encontro resposta. Como ainda não encontrei pensei em vos perguntar.

Quando era usuário do Windows tinha no meu disco uma pasta organizada com softwares que usava e que de vez em quando precisava. Isso era útil porque pudia ajudar amigos em altura que não tinhamos acesso à internet e também para o caso desses softwares tentassem sumir da net como aconteceu por exemplo com a versão 7.1a do Truecrypt.

No ubuntu sei que existem dois tipos de ficheiros. O mais fácil é o .deb. Mas o .beb o que ele faz é chamar o centro de aplicações. Ou seja, é necessário estarmos ligados à internet.

A minha dúvida consiste no seguinte: existe alguma maneira de ter o software para instalar ele sem estarmos ligados à internet?

Obrigado.

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Como guardar software Ubuntu para quando não existe acesso à internet
« Resposta #1 Online: 01 de MAR?O de 2015, 17:18 »
quando estiver conectado digite no terminal:

$ sudo aptitude download nomedopacote

Por ex:
$ sudo aptitude download firefox

O pacote .deb sera baixado e salvo na sua pasta /home. Para instalar o pacote abra o terminal em /home e digite:

$ sudo dpkg -i nomedopacote
« Última modificação: 01 de MAR?O de 2015, 17:23 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Como guardar software Ubuntu para quando não existe acesso à internet
« Resposta #2 Online: 01 de MAR?O de 2015, 18:42 »
quando estiver conectado digite no terminal:

$ sudo aptitude download nomedopacote

Por ex:
$ sudo aptitude download firefox

O pacote .deb sera baixado e salvo na sua pasta /home. Para instalar o pacote abra o terminal em /home e digite:

$ sudo dpkg -i nomedopacote

O problema é que vai salvar um monte de pacotes (dependências) do programa. Por ex. no windows tu pode salvar um **único** arquivo de instalação do VLC num pendrive e levar pra casa de um amigo sem internet e instalar lá. Agora no linux...  :-\
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Como guardar software Ubuntu para quando não existe acesso à internet
« Resposta #3 Online: 01 de MAR?O de 2015, 20:34 »
Aqui está uma tarefa que devia de ser simples e parece-me que nos torna prisioneiros tanto do acesso à internet como do centro de aplicações e ainda do proprio desenvolvedor que poderá de deixar de disponibilizar o software (como aconteceu como o truecrypt) e então nós ficamos a ver navios.

Offline byjav

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Como guardar software Ubuntu para quando não existe acesso à internet
« Resposta #4 Online: 02 de MAR?O de 2015, 02:07 »
Com Linux, somos gente livre, não somos prisoneiros. :)

Eu nunca tentei instalar software sem internet, porque não havia necessidade, mas claro que isso é possível. Primeiro, pode-se descarregar os pacotes mesmo com dependências com aptitude. Segundo, pode-se criar espelhos dos repositórios com apt-mirror.

De qualquer forma, é melhor ter acesso à internet por causa das atualizações.

As distribuções Linux, sobretudo as de família Debian, oferecem uma abundância de software, que se instala com poucos cliques do rato o com uma só linha no terminal. Isso contrasta com Windows, onde há muito poucos aplicativos estandardizados e sempre é preciso comprar programas o buscar gratuitos por toda a internet. A segunda diferênça é que os pacotes do Linux dependem um do outro, formando assim um sistema, enquanto no Windows os aplicativos tendem encerrar as dependências. Portanto sim, nós dependemos algo da equipa que forma os repositórios mantendo-os coerentes, e da internet. Mas esta dependência não é absoluta, seria uma questão de comodidade. Pois é possível usar vários repositórios, mesmo espelhos locais, ou até compilar sozinho.

Quanto a TrueCrypt, não sei. Não é livre, ninguem sabe como funciona nem quem o fez. Parece que nunca fez parte de nenhum repositório oficial de Ubuntu (mas sim de Arch, e ainda está lá). Então, o problema com este programa não é espicífica para o Linux. Além disso, o código ainda está disponível na internet.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Como guardar software Ubuntu para quando não existe acesso à internet
« Resposta #5 Online: 02 de MAR?O de 2015, 13:50 »
No Debian você tem todos os pacotes do repositório em uns 6 ou 7 DVD's. Sendo que o primeiro tem os programas mais comuns. De repente tem algo semelhante no Ubuntu.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Como guardar software Ubuntu para quando não existe acesso à internet
« Resposta #6 Online: 02 de MAR?O de 2015, 19:16 »
Citar
Mas esta dependência não é absoluta, seria uma questão de comodidade. Pois é possível usar vários repositórios, mesmo espelhos locais, ou até compilar sozinho.

Comodidade em compilar software na mão ou ficar caçando dependências por aí? Tá brincando, né amigo?  :o

Depois reclamam quando pessoas normais associam usuários linux a hackers ou nerds.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline byjav

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Como guardar software Ubuntu para quando não existe acesso à internet
« Resposta #7 Online: 02 de MAR?O de 2015, 23:02 »
Estava a dizer que é muito conveniente instalar com Software Center ou apt-get install, mas ao mesmo tempo esta conveniência não é obrigatoria. Só quero justificar que não somos prisioneiros de forma nenhuma. :)

Offline imagenista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • Romo Oliveira
Re: Como guardar software Ubuntu para quando não existe acesso à internet
« Resposta #8 Online: 02 de MAR?O de 2015, 23:05 »
Cara, dá uma olhada no Aptoncd, creio que é o que você procura.

http://ubuntu.no.sapo.pt/aptoncd.html

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Como guardar software Ubuntu para quando não existe acesso à internet
« Resposta #9 Online: 03 de MAR?O de 2015, 17:50 »
O problema é que vai salvar um monte de pacotes (dependências) do programa. Por ex. no windows tu pode salvar um **único** arquivo de instalação do VLC num pendrive e levar pra casa de um amigo sem internet e instalar lá. Agora no linux...  :-\

Só jogar tudo dentro de um .zip e depois usar algum comando no shell pra instalar todos os pacotes de uma só vez. Alguma coisa como:  $ sudo dpkg -i *.deb (não sei se funciona, nunca tive esse problema então não testei).
Ou talvez instalando o pacote principal as depêndencidas se instalem automaticamente.
« Última modificação: 03 de MAR?O de 2015, 18:03 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Safetec

  • Visitante
Re: Como guardar software Ubuntu para quando não existe acesso à internet
« Resposta #10 Online: 04 de MAR?O de 2015, 17:49 »
Citar
Mas esta dependência não é absoluta, seria uma questão de comodidade. Pois é possível usar vários repositórios, mesmo espelhos locais, ou até compilar sozinho.

Comodidade em compilar software na mão ou ficar caçando dependências por aí? Tá brincando, né amigo?  :o

Depois reclamam quando pessoas normais associam usuários linux a hackers ou nerds.

Mas é bem por aí mesmo... Sugiro que fique no Windows. Pra mim Linux não serve para desktop. Linux é para servidores.


Offline byjav

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Como guardar software Ubuntu para quando não existe acesso à internet
« Resposta #11 Online: 04 de MAR?O de 2015, 20:33 »
Não tenho servidores, mas para portáteis Linux é muito bem.

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Como guardar software Ubuntu para quando não existe acesso à internet
« Resposta #12 Online: 05 de MAR?O de 2015, 07:02 »
Citar
Mas esta dependência não é absoluta, seria uma questão de comodidade. Pois é possível usar vários repositórios, mesmo espelhos locais, ou até compilar sozinho.

Comodidade em compilar software na mão ou ficar caçando dependências por aí? Tá brincando, né amigo?  :o

Depois reclamam quando pessoas normais associam usuários linux a hackers ou nerds.

Mas é bem por aí mesmo... Sugiro que fique no Windows. Pra mim Linux não serve para desktop. Linux é para servidores.



Vocês os dois usam ubuntu ou outra distribuição? Pelos vistos não pelos comentários nota-se que não entendem muito do assunto.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Como guardar software Ubuntu para quando não existe acesso à internet
« Resposta #13 Online: 05 de MAR?O de 2015, 16:16 »
Davidpt,

Minha sugestão seria usar o APTonCD como disseram. Ele pega os pacotes .deb salvos no cache do APT (/var/cache/apt/archives) e salva em CD/DVD ou um arquivo .iso. Mas o ideal é usar o APTonCD logo quando instala os programas, pois o cache não fica a vida toda salvo lá normalmente. Além de outra questão: dependências. Ainda que seja fácil baixar (sem instalar) os pacotes depois facilmente pelo APT ou Aptitude, não conheço nenhuma opção óbvia desses comandos que baixem as dependências do pacote sem instalar.

Porém, se você usar uma live iso e dar o comando no terminal para instalar os pacotes que você quer baixar (apt-get install pacote1 pacote2), basta você esperar o download terminar, cancelar a operação e copiar os arquivos deb do cache do APT. Depois um "sudo dpkg -i *.deb" resolve. Caso não queira instalar tudo e não saiba quais as dependências necessárias para um programa específico, você pode usar o Gdebi.

Os inconvenientes são que você vai precisar de uma boa quantidade de RAM disponível, e não tenho certeza, mas um pendrive com capacidade maior também, dependendo da quantidade de programas que você quiser salvar é claro. E outra, salvar arquivos de uma versão e depois instalar em outra diferente pode dar problema.

Veja isso:
http://www.diolinux.com.br/2013/01/omo-instalar-programas-no-ubuntu-sem-internet.html
http://www.linuxdescomplicado.com.br/2011/12/saiba-como-instalar-pacotes-no-ubuntu.html

Tem um dica interessante que eu não testei:
https://thiagoribeiro.wordpress.com/2008/01/16/download-de-pacotes-deb-com-todas-suas-dependencias/