Autor Tópico: Por que computadores que são vendidos em lojas vem com Linux tão feio?  (Lida 15251 vezes)

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Já fui tecnico de computador e os clientes sempre compravam um pc de uma loja e ja levavam para formatar, na época eu não utilizava linux, mas as vezes dava uma fuçada antes de formatar esses pcs, e sempre achava o sistema muito feio, queria saber porque vem com um sistema tão feio e alguns ainda tentavam imitar o janelas e outros são feitas varias modificações desnecessárias na interface. Certo que a maioria nem leva pra casa quando compra, os vendedores ja mandam formatar depois que compra, mas ja peguei muitos pcs que os clientes chegaram a usar um pouco.

Fico pensando porque não vem com o Ubuntu ou com Linux Mint? sistemas tão agradaveis e os mais utilizados no universo Linux.
Eu particularmente nunca vi um computador novo que vem com Ubuntu.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2015, 20:12 por juarezfranco »
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Por que computadores que são vendidos em lojas vem com Linux tão feio?
« Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 20:11 »
Fugindo um pouco do tema da pergunta, sem contar o Linux educacional que são instalado nos computadores das escolas. Aquele não precisa dizer nada.

Eu sinceramente se tivesse um contato com o Ubuntu anteriormente quando não conhecia o linux concerteza ia querer conhecer melhor.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2015, 20:14 por juarezfranco »
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Por que computadores que são vendidos em lojas vem com Linux tão feio?
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 21:56 »
Minha teoria é:
1) há (ou havia) benefícios fiscais para computadores vendidos com software livre.
2) para este benefício fiscal as empresas precisariam manter uma equipe de suporte para o SO.
3) se a empresa oferece um sistema lixo, o cliente o retira.
4) não há necessidade de se manter um suporte.
5) as empresas ganham duas vezes: conseguem o incentivo fiscal e não precisam gastar muito com suporte.
6) fim.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Por que computadores que são vendidos em lojas vem com Linux tão feio?
« Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 22:13 »
Tem coisa que não tem explicação mesmo. A começar pelo conceito de beleza.

A maioria das pessoas que "usa" computador é na verdade "adestrada" no Windows, de uma forma que se remover o ícone do iexplorer da barra ou do desktop elas nem conseguem acessar a internet. Os mais espertinhos conseguem achar isso no menu iniciar.

Aquela aparência básica, com barra inferior e menu iniciar, que inclusive é copiada em ambientes gráficos como LXDE, fora as frescuras, pouco mudou desde 1995...

A maioria das distribuições GNU/Linux que acompanham esses PCs seguem mais ou menos a mesma lógica de aparência, mas sem nenhum suporte. Eles nem se preocupam em indicar a página oficial dos Satux da vida, ou os fóruns de discussão (tem distribuição que nem isso tem). O pior é que tem uns notebooks que vem com Mandriva, mas em versão defasada e sem suporte que acaba queimando o filme do Linux.

Até porque o usuário comum, aquele que nem sabe acessar a internet sem a porcaria do "e" na tela, imagina que Linux é como aqueles hackers que dão suporte ao Neo, a Trinity e o  Morpheus quando eles entram na Matrix (quem não lembra das cenas em que eles controlam tudo e enxergam o que está acontecendo olhando diversas telas de terminal, com letras verdes na vertical?).

Então, esses fabricantes preferem usar essas distribuições desconhecidas, em vez de usar aplicações de peso como Ubuntu ou Fedora (debian não é para leigos)...

Pela questão estética, o que define a aparência é o ambiente gráfico, que no nosso mundo do Pinguim é mais ou menos polarizado entre o Gnome e o KDE (que no início era muito parecido com o Windows). Outros, como o XFCE e o LXDE compartilham as mesmas bibliotecas do Gnome (tanto que o aplicativo de vídeo padrão do LXDE é o gnome-mplayer...). Recentemente, surgiram "inovações", como o Unity (uma derivação que roda sobre o Gnome) e "nostalgias", como o Mate (uma releitura do Gnome 2.30, também chamado de clássico e Fall Back). Tem até tutorial que ensina transformar o Unity e o LXDE em um Mac OS X, com Maçã e tudo!

Nesse sentido, não consigo entender porque um fabricante como a Philco ou CCE escolhe uma distribuição dessas (aliás, dentre os fabricantes, a única que oferece algo mais lógico é a Dell, que possui notebooks com Ubuntu embarcado). A Microsoft se insere no mercado, por tradição, por inabilidade dos usuários e por incentivo financeiro, enquanto que a Canonical foca no suporte, treinamento e no marketing.

Não sei se existe alguma restrição que impeça um fabricante de lançar um notebook com ubuntu embarcado, mas uma coisa é certa: assim como as crianças, que se acostumam com sabores na infância e desenvolvem suas preferências, a maioria dos usuários está tão acostumada ao Windows XP que os fabricantes acabam preferindo versões que lembrem esse ambiente.

Não sabem o que estão perdendo

Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Por que computadores que são vendidos em lojas vem com Linux tão feio?
« Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 22:18 »
Minha teoria é:
1) há (ou havia) benefícios fiscais para computadores vendidos com software livre.
2) para este benefício fiscal as empresas precisariam manter uma equipe de suporte para o SO.
3) se a empresa oferece um sistema lixo, o cliente o retira.
4) não há necessidade de se manter um suporte.
5) as empresas ganham duas vezes: conseguem o incentivo fiscal e não precisam gastar muito com suporte.
6) fim.

Acertou na mosca. Vocẽ lembra desta época.

Era justamente isto.

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re: Por que computadores que são vendidos em lojas vem com Linux tão feio?
« Resposta #5 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 13:20 »
Em novembro de 2010, comprei um computador da SpaceBr, Amd X4 910, com monitor de 23,5", teclado, caixas acústicas, mouse, que veio com o Ubuntu 9.10 instalado e que funciona até hoje sem problemas, apesar da placa ser uma AMD 2100X series. Instalei o Ubuntu 10.04 LTS, e hoje funciona com o Ubuntu 14.04 LTS e Debian 7.8 sem maiores problemas, mas eu já usava Ubuntu antes.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Por que computadores que são vendidos em lojas vem com Linux tão feio?
« Resposta #6 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 15:20 »
Nesse sentido, não consigo entender porque um fabricante como a Philco ou CCE escolhe uma distribuição dessas (aliás, dentre os fabricantes, a única que oferece algo mais lógico é a Dell, que possui notebooks com Ubuntu embarcado). A Microsoft se insere no mercado, por tradição, por inabilidade dos usuários e por incentivo financeiro, enquanto que a Canonical foca no suporte, treinamento e no marketing.

Tenho um notebook da Philco que veio com Mandriva. Vou te dizer uma coisa, realmente eles erraram feio na distro, pelo menos para usuários não experientes com Linux (que é quase todo mundo). E também me parece que houve algumas mudanças nessa distro, e agora é OpenMandriva e não é mantida mais por uma empresa. Então, se for isso mesmo, já está péssimo. Mas o problema mesmo é que você tem que habilitar os repositórios para instalar alguma coisa (não é como o Ubuntu que basta instalar e já ir usando o APT) e que, devido à mudança, muita coisa que você acha na net, inclusive no fórum oficial BR, já está desatualizado e não serve. Entrega isso para alguém acostumado com Windows e o cara vai formatar na hora. Inclusive, quando peguei esse notebook, o sistema de arquivos deles era NTFS. E pior, a mídia de instalação não particiona e nem formata o HD (parece díficil de acreditar, mas é isso). Então, para reinstalar o sistema, você tem que formatar e particionar o HD em um esquema semalhante ao de fábrica, caso contrário, dá erro. Por exemplo, a Swap e á sda1, se tiver diferente disso, não vai.

Mas também tenho que adimitir uma coisa: eles mandaram um kernel compilado de acordo com o hardware e até hoje estou tentando compilar no Ubuntu para obter desempenho semelhante. Lá o KDE roda liso com um processador básico (C-70) e o desempenho com vídeos em flash é absurdamente superior.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Por que computadores que são vendidos em lojas vem com Linux tão feio?
« Resposta #7 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 17:26 »
Anderson, o Satux também formatava todo o hd. ???
Vai saber... O que é fácil os caras complicam, e muita gente recorre para pirataria.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Por que computadores que são vendidos em lojas vem com Linux tão feio?
« Resposta #8 Online: 02 de MAR?O de 2015, 14:02 »
Só pra constar: Windows (Vista/7/8/8.1/98/95/XP) é muito feio em relação ao Ubuntu Unity.

Agora, já uns Linux 'customizados' mais feios que Windows mesmo. Difícil, mesmo assim conseguiram.


Minha teoria é:
1) há (ou havia) benefícios fiscais para computadores vendidos com software livre.
2) para este benefício fiscal as empresas precisariam manter uma equipe de suporte para o SO.
3) se a empresa oferece um sistema lixo, o cliente o retira.
4) não há necessidade de se manter um suporte.
5) as empresas ganham duas vezes: conseguem o incentivo fiscal e não precisam gastar muito com suporte.
6) fim.
E se bobear ainda cobravam pra instalar o M$ Windows kkkkkk
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Por que computadores que são vendidos em lojas vem com Linux tão feio?
« Resposta #9 Online: 02 de MAR?O de 2015, 14:12 »
Eu pelo contrário sinto saudade do visual do Windows 98, rsrsrs.



Só de ver os botões da janela semelhante ao Windows 98 me dá alegria, rsrs.

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Por que computadores que são vendidos em lojas vem com Linux tão feio?
« Resposta #11 Online: 07 de Maio de 2015, 07:29 »
Legal vir com linux (mesmo que seja o ubuntu), mas a grande maioria logo depois que é comprado leva o computador/note pro técnico ou para o parente "entendedor de computarias" para formatar e instalar um Windows nele. Trabalhei numa oficina de informática numa dessas comunidades carentes e via isso acontecer direto (eles geralmente compram os mais baratos, e os mais baratos vem com linux).  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Por que computadores que são vendidos em lojas vem com Linux tão feio?
« Resposta #12 Online: 07 de Maio de 2015, 08:29 »
Legal vir com linux (mesmo que seja o ubuntu), mas a grande maioria logo depois que é comprado leva o computador/note pro técnico ou para o parente "entendedor de computarias" para formatar e instalar um Windows nele. Trabalhei numa oficina de informática numa dessas comunidades carentes e via isso acontecer direto (eles geralmente compram os mais baratos, e os mais baratos vem com linux).  :D

Exato, com eu havia dito eu era tecnico e achava e acho esses sistemas linux que vem de fábrica muito feio, mas agora vir com o ubuntu é totalmente diferente. um sistema mais atraente, mais moderno, concerteza deve se haver um receio antes de formatar e o cara que vai formatar vai conhecer tambem um sistema diferente como o ubuntu e pode até se interessar, se eu visse o ubuntu antes, ctza me interessaria.
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Por que computadores que são vendidos em lojas vem com Linux tão feio?
« Resposta #13 Online: 10 de Maio de 2015, 11:56 »
As coisas estão mudando. XD

Canonical fecha parceria com HP e AMD para vender Notebooks com Ubuntu
No link que você passou tem o seguinte:
"Infelizmente os modelos não devem chegar ao Brasil  mas é ótimo ver o Linux avançado no mercado desktop com aparelhos vindos de fábrica já com o Ubuntu."

Pelo menos aqui no Brasil ainda temos a Dell. Comprei o meu notebook e o da minha mãe por lá com Ubuntu de fábrica. O bom é que pago mais barato por não ter o Windows. O ruim é que são poucos modelos.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline kation

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Por que computadores que são vendidos em lojas vem com Linux tão feio?
« Resposta #14 Online: 10 de Maio de 2015, 12:40 »
Em 2008 comprei um notebook baratinho, não lembro a marca, acho que Negativo ou algo parecido, que veio com o KDE instalado. Davam suporte por telefone e e-mail, mas o chip wifi era Realtek, que não tinha driver para Linux. Graças ao suporte, ótimo, consegui implanta o Ndiswrapper, façanha que hoje eu não saberia repetir. Depois acabaram com o suporte para Linux, qd os donos da Negativo fizeram acordo com a Microsoft.
Há uns 3 anos comprei um notebook Dell com Linux, que uso toda a vez que viajo. Muito bom, afora a bateria, que nunca durou 2 horas. Mas veio com um Ubuntu de versão muito antiga e tive de reinstalar. E depois fui bombardeado com msgs pelos caras da Dell do Brasil oferecendo oferecendo o maravilhoso Windows 7................